Renan Portela: A estúpida elite brasileira

0

Após a flexibilização do que sempre foi flexibilizado (porque nunca tomamos de fato as medidas necessárias pra uma contenção razoável do vírus), todos os que ainda usam o cérebro viram-se chocados com os vídeos de bares e restaurantes lotados no Leblon. Mas é pra se surpreender?

A burrice e a falta de vergonha na cara do povo brasileiro (generalizando) não é algo que me surpreende (ainda mais depois dessa pandemia), mas a amostra da ignorância de quem “teoricamente” teria condições privilegiadas de acesso à educação é de requerer um olhar mais curioso.

Claro que as cenas no Leblon são apenas uma pequena amostra da irresponsabilidade vergonhosa que esse país expressa em sua tentativa de falsa normalidade. Mas o meu primeiro sentimento é de que o vírus seria muito mais justo (e até simpático) se só infectasse esse tipo de pessoa. Mas infelizmente a irresponsabilidade desses alguns mata outros, algo que também parece nos impressionar pouco, já que por aqui também banalizamos a morte do outro. E sim, banalizo a morte de quem banaliza a morte alheia, estamos quites!

Pessoas que fizeram e fazem todo o esforço possível para se manterem em quarentena? São feitas de otárias por aqui! Pessoas que só saem de casa pro necessário e tomando cuidados? São feitas de otárias por aqui! Cientistas e profissionais da saúde que estão trabalhando feito condenados como heróis no meio do caos? São tratados como otários por aqui! Empresários que estão tendo prejuízos, pessoas que perderam seus empregos, estudantes sem escolas? Todos feitos de otários por aqui! Todos feitos de otários colocados no alvo da burrice alheia. Como a burrice mata!

E eis que temos a elite brasileira. A pobre elite brasileira que acha que caga ouro, que se considera invencível e herdeira dos senhores coloniais. Uma elite que faz de tudo pra se olhar no espelho com a ilusão de ser um europeu com pedigree ou um norte-americano próspero. Porém, que elite inculta e brega! É incrível como é jeca a elite brasileira! Absolutamente inútil, com repulsa a cultura, egoísta e completamente alheia do mundo real, ao mesmo tempo que se consideram a última bolacha do pacote. O senso comum da elite brasileira é mais sem noção e vergonhoso que o de qualquer outra classe, e suas vidas são mais vazias ainda. Cidadania não existe! A diferença daquele povo dos vídeos no Leblon pra um bando de macacos arteiros não é só intelectual. Além de mais capazes, os macacos são também até mais bonitos e elegantes. Mas o que esperar de um país da quinta série?

E nossas autoridades? Governadores e prefeitos com culhão político só até a página dois. Uma justiça lerda e com pouca altivez e atitude? Parlamento mais sujo do que filho de presidente. Oposição em grande parte com tanta moral quanto um estuprador que desaprova um assassino. Uma mídia que colhe os frutos da falta de credibilidade oriunda anos de conteúdo ruim e descredibilidade com os anseios reais do povo. E por fim um presidente que não existe. Sim, o presidente não existe! Já repararam?

O presidente é como aquela casa da rua dos bobos, número zero. Não tem projeto (mesmo) pra quase nada. Diz que é patriota e não é. Diz que é conservador, e não é. Parece ser valentão, mas não é. Diz que é contra a corrupção, mas não é. Diz que é diferente e da “nova política”, mas não é. Diz que é contra a corrupção, mas não é. Diz que é presidente de todos os brasileiros, mas não é. É um zero à esquerda! Pelo menos disse que ia defender a familia, e o erro foi nosso de não perguntar se a nossa ele também defenderia.

Enfim, a única relevância da existência do presidente nesse momento, se dá para confirmar a burrice de quem ainda o segue e para constantemente tentarem dar um jeito nas merdas que ele fala e promove. Pelo menos não se morre de tédio, né? De resto, o presidente Bolsonaro é um tapado que não serve pra absolutamente nada! É uma decoração que nem deveria ser reparada.

Só que, infelizmente, a decoração bolsonarista que deveria ser ignorada, e a elite da república das bananas que deveria ser tratada como piada, se abraçam simbólicamente enquanto o brasileiro decente se isola e tenta se salvar e proteger os seus. Além do vírus e da burrice, abraços simbólicos também são assassinos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.