Artigo: É o esporte que escolhe a pessoa, não é a pessoa que escolhe o esporte

1

Nos níveis mais altos de competição, um técnico escolhe primeiro o candidato a atleta que se encaixa nas características físicas do esporte que atua.


Se você não acredita nas afirmações escritas acima, vá um dia ao Museu Cida Olímpica, localizado no bairro do Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro.


Nele, entre as tantas coisas legais, há um mosaico interativo que nos mostra como os corpos dos atletas de diversas modalidades foram se modificando ao longo das décadas de profissionalização no esporte. Assim como os atletas de vôlei e futebol foram ficando mais altos, os atletas de ginástica artística foram ficando mais baixos.


Isso significa que para cada esporte existe um atleta com um corpo ideal a ser encontrado, treinado e lapidado durante anos e anos de dedicação.


Claro que há exceções: nem toda pessoa alta é ou será jogadora de basquete, mas a distância entre o chão e os braços estendidos acima da cabeça ajudam a escolher quem tem mais ou menos vantagem na hora de pegar uma bola no ar.


E você pode ainda não estar convencido: provavelmente já deve ter visto algum atleta que é sempre rotulado como alguém fora de série, e que foge do padrão de características físicas que seu esporte exige. Dom, talento e dedicação são sempre usados para reforçar essa ideia.


Mas estou escrevendo até o momento sobre o alto nível de rendimento. Aquele que as pessoas ganham dinheiro para praticar esporte.
A maioria de nós não está nessa categoria.
Por isso, independente do peso, altura, flexibilidade e envergadura (distância entre as pontas dos dedos das mãos, tal qual a distância entre as asas de um avião de ponta a ponta) é recomendável que se experimente o maior número de esportes, para que a gente escolha os que gosta e se sente bem praticando. São esses que vão nos ajudar a manter uma vida saudável ao longo de toda a vida.


Deixe as competições para os profissionais. Enquanto isso, pratique esportes, e se divirta competindo consigo mesmo.

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro

1 COMENTÁRIO

  1. É muito bom contar com quem sempre está atento ao que existe de mais moderno para manter o corpo são e, ao mesmo tempo consegue mostrar como é possível praticar praticar atividades físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.