Como vai o WhatsApp em sua vida?

0


Maurício de Alencar Batistella
Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro

Com o surgimento de novas tecnologias, principalmente na esfera da telefonia, houve o estreitamento de troca de informações instantâneas entre os usuários, necessitando apenas de um smartphone (celular com sistema operacional como um minicomputador), acesso à internet, e a utilização de um aplicativo (programa/software) que tenha essa função.
Um dos aplicativos ou programa mais utilizado no mundo é o WhatsApp.

Seu início surgiu como uma ferramenta de troca de mensagens escritas de forma instantânea (conversas) por meio de smartphones, bastando estar conectado na internet. Hoje, este aplicativo permite além da troca de mensagens escritas, o envio de arquivos, mensagens de voz, ligação por voz, ligação por vídeo, criação de grupos de conversas, enquetes entre seus usuários, vídeo chamadas com várias pessoas ao mesmo tempo, fotos, “stickers”, “emoticons”.

Enfim, houve uma gama de formas e maneiras diferentes para as pessoas se conectarem e trocarem informações.


O WhatsApp trouxe ao mundo uma nova maneira de conectar as pessoas, estreitou distâncias e formatos de se comunicar inimagináveis, uma maravilha moderna que aproximou as pessoas, a família, os amigos, e outros parentes. Serve até mesmo como ferramenta de trabalho e aprendizagem.


Essa redução de distâncias nos permitiu estarmos mais próximos das pessoas que estão a quilômetros de nós, impactou o nosso cotidiano, e no trabalho é possível a realização de reuniões, troca de experiências, e a execução do trabalho desempenhada sem a necessidade de deslocamento até a empresa, ou seja, benefícios a toda sociedade.


Na educação, esse aplicativo permite troca de arquivos para estudo, conferência com seu professor para aprender e tirar dúvidas, aulas de língua estrangeira, informativos de estudo, e tudo aquilo que for necessário para o aprendizado.
Mas nem tudo é alegria com Whatsapp ou no ZAP como chamamos popularmente o aplicativo. O que era para estreitar as pessoas que se encontram em diferentes lugares do planeta, está colocando pessoas próximas mais distantes uma das outras.

A necessidade de se comunicar por meio de uma tela está cada vez mais rotineira como forma de se comunicar, ou seja, diminuindo cada vez mais aquela conversa olho no olho.
Ficamos horas e horas nos comunicando por esse aplicativo sem nos darmos conta do tempo, seja pelo smartphone, ou pelo computador através do Whatsappweb, que é outra forma de se utilizar a ferramenta.


Já se perguntou por quanto tempo você mexe no WhatsApp diariamente?
E quanto tempo já ficou sem mexer?
Se vê ansioso quando fica certo tempo sem dar uma “zapeada”?


Aposto que já o utilizou até mesmo para se comunicar dentro de casa com um familiar, onde apenas bastava apenas um grito, ou se levantar e ir ao seu encontro. Acredito até que já deixou sua mulher ou esposo falando sozinho enquanto navegava no “zap”.


Também aposto que leva o celular para o banheiro quando vai fazer o número 2, né?
Já repararam nas pessoas, nos seus filhos, como estão ficando curvadas pela forma como o corpo fica posicionado quando estão no smartphone zapeando?


Cabeça inclinada para baixo, celular segurado pelas duas mãos a uma certa distância dos olhos, um monte de pessoas corcundas!


Opa! Também não podemos esquecer dos “golpes” pelo WhatsApp praticados por bandidos, que se utilizam de certas artimanhas para ganhar dinheiro de forma ilegal, se passando por um parente com necessidade financeira, ou enviando “links” para a pessoa clicar encima e um vírus entrar em seu smartphone para pegar suas senhas.


O WhatsApp nos revolucionou, seja para as coisas boas da vida, como para algumas situações ruins também. Sua utilização de forma saudável nos leva a uma ferramenta brilhante para o nosso cotidiano.


Então, como vai o WhatsApp em sua vida?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.