Renan Portela: Golden Shower, o ator e outras aventuras no país dos bobos

0

O presidente compartilhar o vídeo do “golden shower” não me seria um assunto digno de tratar, não fosse por sua deprimente repercussão (até global). Seria algo que me provocaria uma risadinha e sumiria da minha cabeça em poucos segundos. Não vi nada demais! Talvez me fosse mais interessante se o vídeo fosse do próprio presidente mijando em alguém numa suposta suruba com um governador. Se fosse solteiro, o governador negaria que estava no vídeo da suruba ou teria talento politico, mesmo que fosse armado, para assumir que era ele? Muito me questionei sobre isso, mas não é sobre o que quero tratar.

Embora eu não veja problema nenhum na liberdade de expressão de um presidente de se manifestar sobre algo que desgosta, devo considerar bobo e desnecessário, principalmente se comparado com os assuntos que deveriam/poderiam habitar o primeiro plano do debate brasileiro. Tão bobo e desnecessário quanto foi a surreal dimensão polêmica que esse compartilhamento gerou, muito por conta de pessoas que são moderninhas demais para algumas coisas, mas são as mais presas a padrões conservadores de comportamento quando o alvo convém para alimentar a narrativa que querem disseminar. Afinal, não condiz com a “liturgia do cargo”, né?

A noticia mais interessante sobre o assunto foi a que li no portal IG, dando que o Pornhub (site pornográfico, se não ficou óbvio pra você sem conhecimento) agradece ao Bolsonaro pelo aumento em 688% das pesquisas com o termo “goldem shower”.

Do outro lado da privada temos um ator agindo de maneira imbecil se autointitulando presidente da república, debochando da calamitosa situação da Venezuela, enquanto é aplaudido por uma corja de jumentos infantilóides, que juram que estão lutando para mudar o mundo com esse circo.

Ao contrário do tal palhaço (com respeito aos palhaços de respeito), Juan Guaidó é presidente da Assembléia Nacional da Venezuela, autoproclamado presidente do país na tentativa de convocar novas eleições contra o governo ilegítimo do ditador Nicolás Maduro, reconhecido por dezenas de países. Aliás, se nos tornamos bobos aqui, nos tornamos bundões a nível internacional, o que tratarei em outra oportunidade.

O ator é um bom ator, confesso, mas zomba da cara de um povo que foge de seu país e passa fome, enquanto o ator está confortável fazendo seus gracejos e o ditador de esbalda em banquetes. Nossos espelhos realmente nos mostram doentes! O ator que, aliás, também é bastante reconhecido por seu papel deprimente de cuspir na cara de uma mulher, defendendo outro bandido na ocasião. Mas isso não importa, porque ele está do lado em que é permitido fazer esse tipo de coisa!

Fato é que considero o debate público brasileiro extremamente bobo, e não podemos negar que existe perversidade nas sombras da bobeira. Não me prendo só ao vídeo da mijada carnavalesca ou do ator infeliz e irrelevante querendo chamar a atenção, mas vislumbro um cenário que abarca quase toda a coleção dos assuntos que são levados ao palanque.

Muito menos penso que o problema se resume aos temas, pois também inclui os modos de se discutir as coisas, algo que se agrava ainda mais com a constante visão caricaturada que temos dos personagens que se movimentam nos campos opostos, algo que infelizmente é reforçado por esses próprios personagens num circulo vicioso aflitivo. No caso, não existe lado e bandeira politica, todos estão num liquidificador de irrelevâncias.

Substituímos a “extrema-esquerda” e a “extrema-direita” — que disseminaram recentemente qualquer possibilidade de um centro politico não fisiológico — pela “extrema-bobeira”. É como se estivéssemos numa versão nacional da quinta série, com as dimensões continentais que o território brasileiro nos possibilita, e com a amplificação quantitativa das vozes idiotas, ocasionadas pelas redes sociais. Veja bem, não tenho nada contra discutir idiotices, meu problema é transformar as idiotices em verdades e seriedades.

A bobeira generalizada não é um fenômeno que se origina com a chegada do novo governo, tão recente. Apenas algumas coisas mudaram de lado e alguns chiliques se autopromoveram. A coisa mais característica que pode ser tomada como oriunda do novo governo é que a camada intitulada de direita se tornou tão adepta de ataques de pelanca, e tão excludente da autocritica, quanto era a esquerda que criticavam no governo anterior. Sabe o perigo de se tornar igual ao seu inimigo na ânsia de combate-lo?

Considerando que o que chamamos de esquerda não perdeu essa característica, e que esses opositores acordam babando por qualquer coisa que possam usar pra fazer oposição estridente, temos agora uma generalização de pessoas afetadinhas, padronizadas e rasas. Curiosamente, quanto mais aparentemente nos distanciamos, mais nos tornamos iguais na prática! Frases feitas, comportamento tribal e aversão a questionamentos.

Já mencionei em outros textos o quanto essa seletividade hipócrita (sei que soa redundante) é visível nos debate sobre liberdade de expressão e politicamente correto, por exemplo.

A direita é a primeira que aponta vitimização quando uma fala ou piada é condenada por grupos de esquerda, mas são os primeiros a se vitimizarem e fazer barraco quando alguma fala ou piada ataca algo que lhes é de valor, como a religião, seu presidente, seu filósofo ou suas incoerências. Da mesma forma a esquerda mimizenta da lacração é mestra em usar subterfúgios, dignos do mais apto sofista, para legitimar ofensas aos seus opositores como justas, enquanto dizem combater o que chamam de “discurso de ódio”.

OBS- Uso “direita” e “esquerda” na intenção clara de facilitar o diálogo com o “costumês”, antes que algum gênio com imenso senso critico, e avesso a rótulos, faça as honras de mais uma bobeira.

Com essa polarização incapaz de gerar qualquer diálogo produtivo, instaura-se outros debates no Brasil, em que apenas a autoafirmação conquistada no discurso de sua própria bolha, basta para que o sujeito encha o peito de certezas. Basta pouco para se considerar um privilegiado intelectual que precisa domesticar os incautos que insistem em cuspir nesse planeta!

Tomemos o debate sobre o aborto como exemplo. No debate sobre o aborto não temos A discutindo o tema com B. Normalmente temos A discutindo com um imaginário C, e B discutindo com um imaginário D. Temos a turma de direita mais religiosa tratando quem aborta como assassino, porque acreditam que a vida começa na concepção. Do outro lado temos a turma feminista e progressista acreditando que um feto ainda não é uma vida humana em suas primeiras semanas de gestação, sendo um direito da mulher dar ou não prosseguimento na gravidez, jurando que a intenção do outro lado é a de controlar o corpo feminino.

Não faz o menor sentido, para a direita do exemplo, que a esquerda levante dados de mortes em abortos clandestinos ou qualquer outro argumento em defesa da mulher, porque nada disso seria justificativa para legalizar a morte de uma vida que já deve gozar do direito de existir e ser protegida pelas normas do Estado. Do outro lado, de nada adianta para a esquerda que defende a legalização do aborto ser chamada de assassina, porque não existe assassinato nessa sua visão de mundo, e o argumento do inicio da vida, pregado pela camada religiosa, fere as premissas de Estado laico e de direito de não crença.

Teremos mulheres que seriam favoráveis ao aborto mesmo reconhecendo que ali em seu corpo já existe uma pessoa? Sim. Teremos pessoas que não se importam com a vida do feto, mas sim em “punir” a mulher por sua gravidez irresponsável? Sim. Mas usar esses dois tipos como generalistas nas tratativas do tema, soa como mera desonestidade intelectual com a intenção de simplesmente provar que se tem uma visão de mundo justa e intocável.

Temos um papo de louco, uma conversa com as paredes, um debate em que nenhum ponto é capaz de convergir de maneira sensata, porque o outro é inimigo por motivos que outro sequer reconhece.

Você transou com um(a) desconhecido(a) na noite passada. Conheceu num bar, foi pra casa da pessoa e fez tudo o que você não quer pensar que seus pais já fizeram. No dia seguinte você percebe que muitas pessoas estão te julgando e te atacando porque você é infiel e foi exposta(o) publicamente por seu parceiro(a). Só que você não tinha um relacionamento com outra pessoa, não sabe quem é a pessoa que te acusou de traição, mas todos já tomaram inúmeras conclusões e você pouco tem o que fazer para esclarecer o fato de que, se não sofre de amnésia, estava solteiro(a) na noite anterior.

Na quinta série que é o nosso país, os pais esqueram de buscar as crianças. Praticamente não existem adultos na escola, e os que existem se consideram incapazes de conter a guerrinha entre a quinta A e a quinta B. Não existe direção, nem professor, nenhum poder moderador, e nada se aprende. Cada turma fica do seu lado do corredor, pregando peças e tacando bolinhas de papel nos rivais, e a gritaria chega a incomodar os moradores vizinhos, enquanto a escola continua impossibilitada de cumprir sua função. Na verdade, nem existe escola, existe um prédio!

Dentro das salas, conflitos pipocam dentro das próprias turmas de crianças mimadas, burras e autoritárias. Vez ou outra alguém toma um cuecão e seus amigos partem em defesa contra os que teoricamente são aliados. Picuinhas internas são constantes, mas o senso de pertencimento é enorme, e qualquer autocrítica pode ser considerada uma traição, principalmente se os alunos mais influentes derem pitaco, como verdadeiros gurus.

A única coisa que parece não ter fim nessas turmas é a quantidade de papel para criar bolinhas para jogar na porta da turma oposta e dizer que acertou o alvo, enquanto seus colegas aplaudem e dão risadinhas, mas ninguém sabe se terá merenda. Ai de quem fizer do papel um aviãozinho, uma carta, um laço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.