Witzel cancela exposição na Casa França-Brasil. Artistas alegam censura

0
Casa França Brasil, que se encontra no centro da cidade (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O governador Wilson Witzel através da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro cancelou o último dia da exposição Literatura Exposta na Casa França-Brasil, que aconteceria neste domingo (13) por conta da performance do coletivo És Uma Maluca, que faria uma crítica à tortura durante a ditadura militar, com duas mulheres nuas interagindo com a obra “A voz do ralo é a voz de deus” .

Em entrevista na tarde deste domingo (13), o governador Wilson Witzel disse que o cancelamento aconteceu devido a “descumprimento de contrato” porque os organizadores não avisaram o governo que haveria uma performance envolvendo nudez no espaço.

“A Casa França-Brasil é administrada pelo estado e havia sim uma exposição autorizada pelo secretário de Cultura e nessa exposição não havia nenhuma performance humana, muito menos com nudismo. Então a questão não é a performance, não é o coletivo e não se trata de de censura. Se trata do descumprimento do contrato. O contrato foi descumprido e uma vez descumprido ele não pode ser executado no espaço público”, disse Witzel.

“Essas circunstâncias precisam ser avaliadas previamente, até por questões da Vara da Infância e Juventude, nudismo. O fato em si daquilo que iria ser exposto não tem da minha parte, absolutamente nenhuma censura. Eu só preciso saber previamente o que vai ser realizado dentro de um órgão público. Então infelizmente quando eu recebi a informação do secretário de Cultura que haveria uma exposição com nudismo, com mulheres e não importa qual seria o tema daquela performance humana. Mas no contrato não havia essa performance humana e não fomos avisados. Por isso o secretário me comunicou que a decisão dele não ia permitir que a Casa França-Brasil ficasse aberta em razão do descumprimento do contrato”, acrescentou.

Em mensagem publicada em sua conta no Instagram, o curador da exposição, Álvaro Figueiredo, deu uma versão diferente. Ele diz que a direção da Casa França-Brasil já estava previamente avisada sobre a realização da performance deste domingo.

“Censura à exposição Literatura Exposta! Fecharam nossa exposição um dia antes da data oficial como forma de impedir que as performances da finissage acontecessem. Comuniquei com antecedência o teor das performances à direção da Casa, foi autorizado e ontem à noite enviaram esse comunicado. Esse é o governo que temos. A arte vai sobreviver aos ignorantes”, escreveu o curador.

Além do mais segundo ele a Casa França Brasil não se opunha que tivesse nudez na performance, mas que tivesse a classificação etária de 18 anos.

Mas no sábado a noite, a exposição foi cancelada

Performance será feita em frente a CFB

Através de um comunicado no Instagram, o Coletivo se manifestou repudiando o cancelamento da exposição e afirmam que a performance será feita na rua em frente a Casa França-Brasil, amanhã às 18

View this post on Instagram

A post shared by És Uma Maluca (@esumamaluca_rj)

Governo Pezão já censurou performance

Por possuir um áudio de Jair Bolsonaro em uma outra exposição, o grupo foi censurado pelo governo Pezão através do antigo secretário de Cultura Leandro Monteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.