As maiores fake news de 2018 da grande mídia

0

A grande mídia criou um inimigo invisível nos últimos tempos: as fake news.

A notícia falsa ou a fake news sempre existiu desde os tempos do império mas parece que nos últimos tempos passou a incomodar os grandes meios que antes tinham o domínio e o monopólio da informação e da narrativa.

De fato, existem diversos sites somente para publicar fake news e com grande audiência mas boa parte dessa audiência é para “viciados”, que são pessoas que não mudam de ideia após ler um artigo, porque se identificam ideologicamente com quem escreveu.

Vemos também sites que propositalmente são de fake news com mais audiência que outros, mais conhecidos.

E o tal “jornalismo profissional” é mentira!

Essa é uma tentativa de grupos como Globo, Folha e afins de julgar todos os veículos independentes de grandes oligopólios, como é o caso de GAZETA, de jornalismo menor ou falso ou que não merece a credibilidade.

Esse mito já não existe mais.

Aliás, o chamado jornalismo profissional já sente que sua hegemonia não existe mais.

A grande mídia foi a primeira a se utilizar do recurso das fake news.

Vamos a diversos exemplos. Só em 2018

BALSA FAMÍLIA

Fake News criada pelo jornalista Bernardo Mello Franco dizendo que o prefeito Marcelo Crivella fez piada das chuvas na cidade dizendo que “lá em São Paulo também tem enchente, vão até lançar um programa novo, o Balsa Família”

Além do Prefeito negar a tal afirmação, não há prova em gravação em relação a isso, ainda que fosse verdade seria uma piada de mal gosto mas sobre São Paulo

Outra coisa, tal piada foi feita por José Simão, na Band News e não criada da cabeça de Crivella.

O Jornal O Globo com seu jornalismo que navega entre a cretinice e o interesse, jogou essa bomba com fins politiqueiros.

FALA COM A MÁRCIA

Ainda no Prefeito do Rio de Janeiro, esse foi o ano em que a Globo tentou mas não conseguiu derrubar o prefeito e graças a outra fake News: a tal reunião secreta com vários pastores e que teria oferecido facilidades.

É Fake News, ainda com a chancela do Supremo Tribunal Federal em decisão do ministro Dias Toffoli.

O Globo tratou uma suposição como fato, disse que Crivella ofereceu facilidades, disse que a reunião era secreta e que pessoas estavam sendo incluídas na fila dos hospitais furando fila.

Por que é Fake News?

Por mais que a fala do Prefeito fosse grave, não caracteriza prova de que houve benefício. Quem controla o SISREG é o Ministério da Saúde e são levados em conta vários aspectos como a proximidade e o problema que a pessoa tem.

Além de inserir pânico a população, a Globo ainda mentiu ao supor que Márcia teria influência em furar a fila de um sistema que ela não mexe.

A fake News da Globo resultou em dois processos de impeachment, ambos negados.

Outra fake News é de que a crise na saúde se resume apenas aos hospitais da Prefeitura, mas o que não é dito é que os hospitais do estado e da união, os federais atravessam crise semelhante e com fatos que são graves mas que sempre fizeram parte da rotina dos hospitais do Rio de Janeiro e que outrora eram ignorados.

Aliás sobre Crivella teve outras como a suposta obra na Barra para beneficiar Crivella, por morar no Península e que não havia sentido já que ele pelo cargo que ocupa já tem carros que abrem espaço nas vias e batedores. A matéria mentiu ao dizer que ouviu moradores que opunham a obra. Na verdade ouviu um só e que não era representante da associação de moradores do local.

WHATSAPP PRÓ BOLSONARO

É preciso ressaltar e adiantar que repudio com veemência os ataques sofridos pela jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de São Paulo. Ela ainda que fosse petista ou esquerdista, também fez matéria contra Haddad, citando suas dividas de campanha.

Isso é uma coisa. Outra é a matéria que não tinha embasamento ou prova alguma que é a tal denuncia de que empresários teriam comprado pacotes de impulsionamento via WhatsApp em mensagens contra o PT.

Os tais pacotes, mensagens seriam para a semana anterior a eleição. Mais, não houve prova ou até mesmo indício de compra desse pacote.

A matéria colocou como fato consumado algo que sequer havia acontecido.

De fato grupos de WhatsApp de direita e esquerda disseminam notícias falsas mas daí a ser algo comprado diretamente por apoiadores de um candidato, é o tipo de denuncia que deve vir acompanhada de provas.

VEJA: A ROTINA DE LULA NA PRISÃO

Reportagem de Thiago Banzatto dizia como era a rotina do ex-presidente Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba desde a hora em que acordava e dormia e tinha banho de sol. Dizia que ele não tinha rotina fixa e que teria até pedido frigobar com cerveja.

A Polícia Federal foi rápida e em nota a imprensa negou que o repórter estivesse lá e que tivesse acesso a parte restrita a Lula. Isso baseada no circuito interno de TV que mostrava que o repórter sequer teve acesso ali. Disseram que o repórter apenas participou de uma reunião e que se ele teve acesso a outras partes do presídio, o que era proibido, seria analisado de forma minuciosa.

Não seria a primeira fake News da Veja contra Lula, já que em 2016 uma bizarra fuga a Itália foi noticiada.

OUTRAS FAKE NEWS

É claro que tivemos outras fake News absurdas durante o ano. Como por exemplo o boato de que a vereadora assassinada Marielle Franco teria ligações com o tráfico de drogas.

Uma desembargadora postou em seu Facebook a mentira e logo replicada pela Folha De São Paulo. Mas a grande mídia também no afã de destruir outras, atribuiu ao site de extrema-direita, Ceticismo Político a fake News.

Joice Hasselmann, jornalista também de extrema-direita publicou sabe se lá de onde que a Veja iria receber 600 milhões de reais para atacar Jair Bolsonaro. Soa absurdo e irreal ainda mais diante da crise financeira que o Grupo Abril passou tendo sido vendido para o empresário Fábio Carvalho.

Joice disse que uma fonte teria participado da reunião e não teria visto a entrega do dinheiro.

Só que isso nunca aconteceu. E ainda mais, quem iria pagar 600 milhões de reais para uma revista tentar destruir Jair Bolsonaro? Ainda foi associada a uma matéria da Veja com a ex mulher de Bolsonaro fazendo acusações a ele, que eram mais coisas de casal do que propriamente denúncias em si.

As fake News estão ganhando cena e voz, isso é fato mas é preciso buscar e entender de onde isso vem. O nosso país ainda é ignorante em aspectos como educação e saber lidar o que é uma notícia real ou não ainda mais com o alcance imenso desses veículos.

Os grandes veículos ainda são base sim para você saber se uma notícia é real ou não, é óbvio mas eles também tem telhado de vidro.

O jogo das comunicações mudou e irá mudar ainda mais nesse novo governo Bolsonaro. É esperar para ver.

Leonardo Oliveira

Editor responsável

Artigo anteriorCraque Thaisa planeja ano de evolução em 2019
Próximo artigoAcidente mata quatro pessoas na Avenida Brasil
Leonardo Oliveira Brito
Leonardo de Oliveira Brito é Jornalista. Participou de projetos como o CDD na Tela e da Agência Jovem de Notícias onde cobriu a Rio + 20, em 2012. Oficialmente começou sua carreira em 2013, no projeto Parceiros do RJ do RJTV na TV Globo. Em 2014 foi para o site SRZD onde cobriu os carnavais de 2015 e 2016 e depois, em 2018 e 2022. Também passou pelos sites Carnavalesco, Destino ATW e Na Tijuca e Eu Rio!, onde participou da criação do site. Criou o seu blog, em 2016 e em 2018 lançou o jornal online Gazeta do Rio. Hoje também é repórter do jornal A Tribuna, de Niterói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.