Solos de Histórias: Cia do Solo celebra 10 anos com mostra que estimula leitura e oralidade

0

Comemorando sua primeira década de atuação, a Cia do Solo realiza a mostra Solos de Histórias – Cia do Solo 10 anos , na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, circulando nos municípios de Duque de Caxias, Queimados e na Capital Fluminense. A programação é voltada para alunos e professores da educação infantil e fundamental, além de contadores de histórias, mediadores de leitura e comunidade no entorno dos espaços que vão abrigar a mostra.

A Cia do Solo foi criada em 2013 pelos atores, palhaços, contadores de histórias e escritores, Gabriel Sant´Anna e Martha Paiva e traz em seu repertório 8 espetáculos, 20 sessões de histórias, 7 livros, além de oficinas e projetos audiovisuais.

Com rampas de acesso, intérprete de libras, livros acessíveis para leitura e troca-troca de livros, o evento busca democratizar o acesso à literatura.

Um dos principais objetivos da mostra Solos de Histórias – Cia do Solo 10 anos é divulgar a arte de contar histórias como um dos Patrimônios Imateriais presente nas diversas culturas, como a oralidade presente na cultura negra, através dos Griots. Além disso, busca também ampliar o campo de atuação do profissional de narração de histórias, incentivar a leitura e a prática de rodas de histórias.

Durante a mostra, além das sessões de histórias realizadas pelo próprio grupo e por contadores convidados, também serão realizadas a troca de livros, exposição de colagens de Hanna Rodrigues e pinturas a nanquim de Fran Junqueira, respectivamente ilustradoras dos livros “Um Gato Chamado Zé” e “A Festa do Menino”, ambos de autoria de Gabriel Sant´Anna.

SERVIÇO:
Mostra artística Solos de Histórias – Cia do Solo
19 de setembro – Biblioteca Leonel Brizola – Praça do Pacificador – Centro, Duque de Caxias (10h às 16h)
26 de setembro – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – R. Macaé, 430 – São Roque, Queimados (10h às 16h)
03 de outubro – Biblioteca Parque de Manguinhos – Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica, Rio de Janeiro (10h às 16h)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.