Fora do marketing, gestão Paes ainda não melhorou a vida de ninguém

0

É muito interessante ver as propagandas da Prefeitura do Rio, com aquela música marcante do Martinho da Vila dizendo que a “vida vai melhorar” e citando supostos feitos de sua gestão. O que a propaganda mostra de tão belo, não se aplica a realidade de cidadãos cariocas que pagam seus impostos. A questão é que tendo um grupo de comunicação muito poderoso ao lado e todo mundo sabe qual é, as denúncias, as mazelas e os problemas são em grande parte, escondidos.

Quem anda pela cidade não diz que em entrando no terceiro ano de mandato, décimo primeiro no total, a vida melhorou. Muito pelo contrário. Nunca se viu uma cidade tão suja, largada e abandonada como estamos vendo no Rio de Janeiro.

O “choque de gestão” de Paes no começo de 2021 passou, quem anda pela zona norte da cidade não vê uma calçada correta, sofre com os problemas de ônibus e a presença maciça de moradores de rua. Lembro de gente nas redes sociais e até jornalistas de O Globo e Extra cobrarem e criticarem com razão o ex-prefeito Marcelo Crivella por conta disso. Mas por que não vejo críticas nesse sentido a Eduardo Paes?

Por que não vejo críticas as ações completamente desastradas da Guarda Municipal e da Secretaria de ordem pública que derruba o que bem quer sem ao menos conversar com a população que trabalha. Por que a prefeitura abre tanto os olhos para quem trabalha como ambulante e fecha os olhos para a conservação na cidade e para a questão da população de rua.


Num almoço com jornalistas amigos, o prefeito disse que os moradores de rua são o maior problema da cidade. É inacreditável. Criminalizar todo mundo não é a solução. Cadê a política pública? É isso que o cidadão precisa.
Na saúde, é preciso ser elogiada a criação do Super Centro Carioca de Saúde, talvez o único feito de sua gestão, já que a implantação de LEDs é feito da gestão de Marcelo Crivella.


Porém a situação nas Upas, postos de saúde e hospitais ainda é lamentável. Falta tudo. Cadê aquela matéria do RJTV dizendo que há crise na saúde? Em 2018 e 2019 não tiveram o menor pudor em inventar que havia uma crise na saúde. Não vejo mais reportagens nas portas dos hospitais cobrando o secretário, que hoje me dou muito bem até, Daniel Soranz.


Pelo contrário, são 600 milhões de reais a menos no orçamento da Prefeitura para a saúde. Cadê a oposição? Cada vez mais enfraquecida. O PSOL ainda tem muita força graças a Paulo Pinheiro e Tarcísio Motta, que será deputado. O PT vergonhosamente aderiu ao governo, num gesto absurdo do Presidente Lula em abraçar quem lhe traiu anteriormente. Pedro Duarte do Novo é outro parlamentar que vive no pé da Prefeitura. Mas a maioria é toda governista.

Na saúde é preciso lembrar a vergonha que é a não aplicação do PCCs, Plano de Cargos e salários. É admirável ver servidores todos os dias nas redes sociais do prefeito cobrando algo que é justo e de direito.

Na educação é preciso ressaltar que o Rio tem no liberalóide Renan Ferreirinha, o pior secretário de educação da sua história. Haja incompetência e ausência de probidade com o bem público. Onde foi parar o dinheiro do Fundeb?

É preciso ressaltar que o caixa está no azul. Claro. Como? Graças a concessão da Cedae que gerou bilhões de reais ao Rio de Janeiro. Mas o Prefeito que adora um marketing endividou a cidade com obras que vão do nada ao lugar nenhum. Mais obras de VLT? Isso não serve pra nada. O BRT tem que ser melhorado, mas não pode ser gerido por gente incompetente. O terminal gentileza pode vir a ser positivo mas as custas de uma dívida gigantesca para o próximo gestor, como aconteceu com Marcelo Crivella.

Subir no palco do Réveillon para promoção pessoal não caracteriza improbidade? O MP tá dormindo?

Somos ainda um dos poucos veículos de comunicação que ainda cobram de forma veemente e justa o prefeito Eduardo Paes. É preciso que a cidade seja melhor a cada dia para quem vive e visita.

Se não, ele terá trabalho para se reeleger em 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.