Agora é que são elas: Mulheres empreendedoras que fazem a diferença

1

 

No dia do empreendedorismo feminino conheça histórias de jovens mulheres empreendedoras

O Dia 19 de novembro é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Esse dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para dar visibilidade aos negócios liderados por mulheres no mundo. No Brasil, em cinco anos, mais que dobrou o número de mulheres Microempreendedoras Individuais (MEI). Um levantamento, com base em dados do Portal do Empreendedor, mostra que o número de formalizadas saltou de 1,3 milhão, em 2013, para 3 milhões, em 2018, um aumento de 124%.

De acordo com os dados da Receita Federal, até fevereiro deste ano, 48% dos microempreendedores eram mulheres. O Rio de Janeiro é o estado onde elas são maioria: 51%.

Grandes mulheres saíram do nada e cresceram, hoje donas de grandes empresas e pessoas que cresceram no meio digital, a Boca Rosa é o maior exemplo disso. Mas hoje vamos conhecer histórias de jovens mulheres empreendedoras, que fazem diferença na sua vida e na vida de outras pessoas aqui no Rio, seja no jornalismo, na gastronomia, na beleza e na internet.

Jornalistas comemoram sucesso de agência de comunicação

Foto: Josi Areia

As jornalistas Renata Oliveira e Priscila Paiva comemoram o sucesso da agência de comunicação Cenna3 Imagem e Mídia, criada há 2 anos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As microempreendedoras uniram suas experiências e investiram no próprio negócio: uma agência de comunicação e marketing digital que visa a valorização da cultura, educação, turismo e esportes através dos serviços de assessoria de imprensa, mídias sociais e produção cultural.

“Nossa proximidade e admiração pela arte e entretenimento nos fez investir num negócio que oferecesse serviços de comunicação a pequenos projetos culturais locais e assessoria aos artistas em início de carreira, especialmente da nossa região e das periferias. Com a experiência, que eu já tinha em assessoria e em redação, unido aos resultados alcançados e nosso networking, fomos conquistando outros espaços e novos clientes”, comemora Renata, que também é produtora cultural.

Atualmente a agência reúne em sua carteira mais de 10 clientes do segmento artístico e do entretenimento.

Responsável pelo serviço gestão de mídias sociais, Priscila lembra que o mercado de trabalho na área de comunicação vem sofrendo muitas mudanças na última década devido ao avanço da tecnologia. “As pessoas mudaram a maneira de se informar e se entreter, e os jornalistas precisam se adaptar a essa nova realidade. Empreender não é fácil, mas o atual mercado não tem dado estabilidade aos profissionais e resolvemos arriscar investindo no que acreditamos. Um dos nossos primeiros passos foi criar o site, que mantemos atualizado com todo o nosso histórico e novidades, esse é um dos segredos do nosso sucesso”, revela.

Renata e Priscila se conheceram há 10 anos durante um curso de assessoria de imprensa em que Renata era professora e Priscila aluna, recém-formada em jornalismo. As duas descobriram que eram vizinhas, em São João de Meriti, e mantiveram contato. Da amizade surgiu a parceria de sucesso, que se deve aos objetivos em comum e às diferentes habilidades das profissionais.

Renata Oliveira trabalhou como repórter em grandes redações de rádios e jornais, foi assessora de comunicação em órgãos públicos da Baixada, em organizações do terceiro setor e em agências de comunicação. Destacou-se como coordenadora de comunicação organizacional em empresas do setor de Engenharia do Sistema Petrobras. É professora de cursos de jornalismo, pós graduada em Marketing Empresarial e mestranda no Programa de Educação, Comunicação e Cultura pela UERJ. Com sua vasta experiência e networking, é porta-voz da agência se relacionando diretamente com todos os clientes. Além do profissional, Renata também participa de eventos e luta pelas causas de Direitos Humanos, Educação e Cultura.

Priscila Paiva passou por diversas editorias como repórter de impresso na Baixada Fluminense e foi assessora de comunicação do Hospital da Posse. Foi responsável pela redação e diagramação de revista e boletim informativos de empresas prestadoras de serviços em hospitais e escolas públicas. Apaixonada por tecnologia, decidiu trabalhar com marketing digital estudando Gestão de Mídias Sociais e SEO (Search Engine Optimization). É responsável pela manutenção do site da agência e pelas mídias sociais. Além do profissional, é voluntária na divulgação da Doutrina Espírita através das suas redes sociais e colaborando efetivamente com o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ).

A COZINHA COMO FORMA DE FAZER POESIA

 

Naianne Maciel se formou como professora mas sua veia estava em outro ramo: a gastronomia

Depois de ter trabalhado num restaurante, sentiu que seu bairro Vista Alegre, precisava de uma opção que tivesse a sua cara e criou o Frida Gastrô, que é sucesso no bairro de Vista Alegre.

“Na época eu testava há um ano trabalhando em um Bistrô, mas apesar de amar meus colegas de trabalho, precisava de novidade. Queria cozinhar com mais paixão e liberdade criativa. Daí a ideia de criar algo com a minha carinha, meu jeito”

Hoje o Frida Gastrô é um ponto de referência para o bairro e para as redondezas. Ponto perfeito para casais e pessoas que querem desfrutar um clima sem igual no local e uma comida diferenciada.

” Eu sentia que faltava no meu bairro um local que eu gostasse de ir. Um lugar que tivesse um quê de casa, mas também que fosse poético. Assim como eu, descobri várias pessoas que precisavam desse chamego e cá estamos. Hoje em dia somos verbo. Até enquanto estou no ônibus escuto pessoas ao telefone “E aí, vamos FRIDAR hoje?”

Hoje o Frida é sucesso, Nannai trabalha diariamente e ela diz o que é empreender.

“Empreender e cozinhar não é fácil. As vezes quero jogar tudo pro alto, sair correndo e dormir por duas semanas e meia, mas daí eu entro no instagram ou facebook e vejo as fotos dos clientes: sorrisão largo, florzinhas para tudo que é lado, o colorido da Frida invadindo meu bairro, os elogios, a gratidão. Vale cada queimadura e corte. Vale cada sufoco com colaboradores, fornecedores e burocracias do governo. A Zona Norte, principalmente, precisa de mais lugares com um bom vinho, com drinks e sobremesas diferentes, uma música que fuja do tradicional. Tem gente que acha chique. Tem gente que acha moderno. Tem gente que jura que está em outro lugar. Mas todo mundo se sente importante quando vem aqui. Essa sensação deles me faz querer dançar 24 horas por dia”

Empreender é não saber quanto vai ter na conta no final do mês- e SE vai. É não cair no conformismo. Os benefícios são outros. Se eu não fizer, não tem quem faça e muito menos terá quem cuide do seu negócio melhor do que você mesmo (então nem penso em férias longas). No meu ramo, eu faço a diversão das pessoas, então a minha própria fica um pouco capenga- talvez essa seja a minha mini-reclamação. Eu sabia que seria difícil, mas quando dei por mim, não estava mais sozinha: minha família inteira caiu dentro comigo. Logo no começo minha irmã virou minha sócia. Meu pai largou tudo pra ficar de frente com a gente e minha mãe se desdobra para colocar tudo em ordem. Não dá pra ficar fraco quando se tem suporte. Vamos de mãos dadas”

Nannai ama o que faz e é nítido como essa paixão fica evidenciada nas suas palavras

“Se você amar muito fazer determinado trabalho e quer empreender, VAI. Se organize e não tenha pressa- mesmo. Passei muitos e muitos dias com várias delícias prontas e ninguém para comê-las. As pessoas passavam na rua e eu rezava para que entrassem. Um dia entraram, mas as coisas funcionam bem devagarinho. Persistência. Saiba se vale a pena largar o conforto e a segurança de um salário. Nem todo mundo tem a pegada, então se perceba antes. Mas, na real, meu coração grita pra eu dizer: VAI. Foi a melhor coisa que eu fiz até hoje e queria que mais gente pudesse sentir essa loucura no peito. Ser feliz é essencial. Agora, para o meu futuro, vejo ainda muitas e muitas horas de cozinha e gargalhadas altas. Muito mais clientes que se tornam amigos e amigos que se tornam clientes. Só vejo amor. Que Deus queira, amém”

De Campo Grande para a Irlanda: Influenciadora realiza sonho através de assessoria digital

Marcelle Christine, nascida e criada em Campo Grande, está conquistando o mundo. Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, a carioca de 28 anos se orgulha de seu negócio digital e de ter realizado o sonho de fazer seu primeiro intercâmbio na Irlanda. Para estudar idiomas e aperfeiçoar o inglês, Marcelle conquistou parcerias e contratos com marcas que renderam os recursos necessários para sua estadia no país.
A influencer afirma que, na adolescência, não tinha muita liberdade para sair, badalar, mas gostava de curtir e queria fazer novas amizades, ser popular. “Já me comunicava através das redes sociais. Compartilhava minha vida, minhas histórias e dicas no Orkut e Fotolog”, conta.
A chegada do Youtube fez com que ela pegasse gosto pelo formato. Estudou teatro, produção audiovisual e se apaixonou pelo showbusiness e pelo mundo da comunicação. Aos 20 anos, já formada em Produção Audiovisual, Marcelle trabalhou como fotógrafa em vários eventos, de terça a domingo.

Novas oportunidades de trabalho surgiram e ela resolveu dar um grande passo para alavancar a carreira. Aos 21 anos, Marcelle mudou-se para a Barra da Tijuca para estar mais perto dos grandes eventos e artistas. Criou um instablog sobre moda, beleza e famosos. Com muita dedicação, fez disso um trabalho apoiando colegas e artistas no desenvolvimento de seus perfis nas redes sociais. A partir daí montou seu negócio: uma empresa de assessoria digital e de influência, focada no relacionamento das marcas com os artistas e influenciadores. Marcelle contabiliza como clientes grandes influencers e artistas famosos como Mayra Cardi, Ste Viegas e Antonia Fontenelle. E já desenvolveu parcerias com grandes marcas.

Marccelle compartilha dicas de moda consciente e econômica. Durante o período em que esteve na Irlanda, mostrou sua experiência no intercâmbio, sugestões de restaurantes e passeios no IGTV. Nascida e criada em Campo Grande, jamais imaginou que fazendo o que mais gosta realizaria seu sonho de estudar na Irlanda. Suas experiências e bate papos em vídeos sobre o país fizeram sucesso entre seu público. O vídeo ‘Chegada em Dublin’ alcançou cerca de 45 mil visualizações.

AMIGAS COM O MESMO NOME E NÃO PARAM DE CRESCER COM LOJA DE COSMÉTICOS

 

Bárbara Cristina e Bárbara Barros são amigas desde o colégio, tem a mesma idade e se complementam.

Quando uma começou com vídeos na internet sobre aplicações capilares, a outra amiga logo se juntou e com uma pequena grana começaram um negócio que em pouco tempo cresceu.

Começaram numa pequena sala no Méier e hoje estão no Méier com uma gama grande de clientes e a maioria fiéis.

O B e B cosméticos tem um grupo no Facebook e uma página e com dois anos já são bem conhecidas na área

Do início em que nem muitos acreditavam, hoje elas são as donas do jogo

“Não estamos ricas e nem perto disso rs. Estamos felizes e encantadas, aprendemos que isso vale muito mais que certas coisas.
Não temos 1% do que desejamos, AINDA. Mas já nos sentimos realizadas. Gostaríamos que as pessoas soubessem que no final de cada dia de trabalho (todo dia mesmo) a gente cai na gargalhada, tem noção disso?

Abrimos um negócio com menos, bem menos de 1.000 reais e hoje estamos num patamar que não imaginávamos antes, crescendo e com muito trabalho, na real só isso que nos importa.”

Hoje elas continuam trabalhando muito e sabendo que irão crescer a cada dia mais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.