FrancoDroid entre as melhores em Festival de Robótica

0

Terminou, no último sábado, dia 18, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a etapa nacional da First Lego League, uma das atrações do Festival Sesi de Robótica. Entre as 100 equipes que disputaram a modalidade (67 escolas Sesi, 11 públicas, 19 particulares, além de 3 equipes de garagem), um dos destaques foi o FrancoDroid, o time de Robótica do Colégio Franco-Brasileiro, no Rio.

Quarto colocado na categoria Design de Robô e nono na classificação geral da FLL, o grupo celebrou nova participação nessa verdadeira Olimpíada de Robótica.

  • Foi incrível conseguir atingir essa realização depois de muito esforço por parte de toda a equipe. Foi através das trocas que tivemos que conseguimos chegar tão longe e é incrível poder fazer parte desse processo de aprendizagem – celebra Clara Sánchez, de 16 anos, aluna do 2º Ano do Ensino Médio do Franco, único colégio particular do Rio a disputar a competição.

Felipe França, de 15 anos e aluno do 1º Ano do Ensino Médio do Franco, faz coro:

  • Essa competição foi incrível. Conseguimos colocar em prática tudo aquilo que treinamos e aprendemos no último ano. E, também, aprendemos mais ainda com outras equipes.
  • Para a temporada atual, criamos o robô Spike, composto de quatro motores, dois para as rodas e outros dois para realizar os desafios da temporada. Além disso, a nova invenção dos alunos do Franco reúne dois sensores de luz e cor que nos auxiliam a ter uma programação mais precisa. No Spike há, também, uma parte central que analisa as informações recebidas pelos sensores e envia ordens para os motores – detalha Clarinha.

Mais uma vez, o trabalho da FrancoDroid foi acompanhado de perto pela professora Rosângela Nezi:

  • Começamos a nós preparar em setembro, quando começou a nova temporada, Superpowered. Fomos para o regional em dezembro e agora em março o nacional.

Na opinião da coordenadora da equipe, seus alunos brilharam em três aspectos :

  • Destaco a organização, a perseverança e o foco na criação do robô, dado o prazo limitado que tivemos para garantir a sua funcionalidade.

Com a nona colocação, a FrancoDroid está como suplente para a vaga à etapa internacional, que será realizada em quatro locais diferentes, três nos EUA (Houston, Califórnia e em Massachusets), um na Austrália e outro no Marrocos.

Prêmio internacional em 2019

Desde 2009, quando foi lançada, a FrancoDroid vem colecionando conquistas. O destaque foi para a vitória no Global Innovation Award, em 2019, na Califórnia, que reuniu 20 equipes com as melhores pesquisas da temporada, avaliando diversos fatores. Na ocasião, os alunos do colégio desenvolveram o CosmoCup para astronautas. Tratava-se de um coletor menstrual especial com uma membrana na parte superior que impede que o sangue se espalhe pela aeronave. O prêmio foi de 20 mil dólares, e a equipe do Franco foi a única do país a deter esta conquista. Por esse feito, ganhou o título de embaixadora de inovação do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.