Lourrani Baas e Liga Transforma levam o NOVO MUNDO para 51ª edição da Casa de Criadores

0
Lourrani Baas e Liga Transforma levam o NOVO MUNDO para 51ª edição da Casa de Criadores
Imagem: divulgação

Produzida a partir de resíduo têxtil, a coleção 100 ANOS DE BRASIL foi apresentada no formato de fashion film.

Formas, cores, cubismo e a sugestão de um Novo Mundo são inspirações da nova coleção-cápsula de Lourrani Baas by Liga Transforma, para a 51ª edição da semana de moda da Casa de Criadores, apresentada no dia 8 de dezembro, de maneira virtual, com um Fashion Film.

O evento, que aconteceu entre os dias 5 e 10 de dezembro no espaço SuperLoft, em São Paulo, registrou os 25 anos de história da Casa de Criadores, reunindo apresentações de 40 marcas independentes. Com a presença de Lourrani Baas, a edição teve a participação do projeto Lab – laboratório de fomento de novas marcas da Casa de Criadores.

Com a coleção 100 ANOS DE BRASIL, Lourrani Baas by Liga Transforma, a publicitária, fashion designer, ativista e CEO da LIGA, faz um cruzamento entre as influências que compuseram o cubismo, ligadas a Semana de Arte Moderna e o novo olhar artístico, plural, alegre e consciente, repleto de cores e formas que homenageiam o povo brasileiro, quebrando padrões e vivendo disrupções diárias.

Com criações de peças que trazem a imponência, beleza e a diversidade através de modelagens flexíveis, pensado de forma estratégica para alcançar e abraçar as curvas de grandes mulheres, a collab apresenta uma estética única e marcante, utilizando a criação de espelhos de retalhos (patchwork) em padronagens exclusivas, gerando novas formas geométricas. Entendendo a assimetria, a colagem como espírito libertador e as cores como a representatividade de corpos e curvas, com peças que refletem um escape da realidade opressora.

“Nada será como antes! No Novo Mundo, chegamos em terras distantes pelo mar, através de uma expedição desbravadora. Rompemos padrões e perspectivas, dando lugar ao novo, divertido e cheio de poder, identificando a natureza como ponto forte, trabalhando a ressignificação do resíduo têxtil, ofertando conceito, design sustentável e responsabilidade socioambiental”, explica Lourrani.

A 100 ANOS DE BRASIL, é um dos resultados do prêmio Fashion Futures, plataforma de visibilidade e aceleração para marcas de moda autoral e regenerativa desenvolvido em 2021 pelo Instituto C&A, pilar social da C&A Brasil, onde a fashion designer foi selecionada na categoria Design Sustentável. O programa foi um grande ‘divisor de águas’ na carreira de Lourrani e da Liga Transforma, pois, além de auxiliar no empreendedorismo, se fez muito presente nos bastidores, dando suporte à modelagem de negócios.

A CEO da Liga Transforma ainda comenta sobre a importância do Fashion Futures e sobre todo o trabalho de apoio que foi concedido durante os meses de produção até o momento de desfilar. “Não é só a questão do prêmio que viabilizou o lançamento da coleção, mas sim todo contexto, o acompanhamento de um ano que fizeram comigo, colocando uma consultora mensal para me dar suporte na modelagem de negócios, criando a persona e o estudo para que a 100 ANOS DE BRASIL acontecesse. Se é possível fazer esse lançamento hoje, é porque estou muito mais preparada como empreendedora, com posicionamento de mercado, com visibilidade e reputação nacional, sou muito grata ao Instituto C&A”, conta Lourrani Baas.

Para Lourrani, fazer moda com propósito está no DNA. De acordo com a fashion designer, trabalhar na moda enquanto mulher gorda, ativista, baiana, nordestina e preta, é algo muito difícil. “É um desafio a cada dia e principalmente se essa moda está atrelada a uma moda inclusiva que você trabalha para mulheres grandes. A minha é de impacto porque eu trabalho inclusão de comunidades com mulheres em vulnerabilidade social, fazendo parte do contexto na construção de novos retalhos em conexão com a Liga Transforma que cria os tecidos sustentáveis a partir de retalhos. Inspiramos também o retorno ao meio ambiente com ações de qualificação profissional, que ensina a essas mulheres que elas podem transformar lixo em novos produtos”, conclui Lourrani Baas.

SAIBA MAIS

A coleção 100 ANOS DE BRASIL é assinada pelos métodos da Liga Transforma, startup de moda sustentável focada em impacto socioambiental, detentora de um método único de beneficiamento de resíduo têxtil, que transforma retalhos em novos tecidos sustentáveis, conectando comunidades e oferecendo qualificação profissional com foco no protagonismo feminino.

A Liga faz a captação, seleção e validação de acordo com o método criado, que é a base do reaproveitamento de resíduos. Ela assina a coleção juntamente com Lourrani Baas. A startup conta, com um time de mulheres que integra o contexto de cadeia produtiva na parte do beneficiamento de resíduos transformando-o em novo tecido.

Confira o fashion film: https://www.youtube.com/watch?v=6-0-N0XtdzQ&t=1877s

FICHA TÉCNICA

Direção de Arte, Stylist, Casting e Produção Executiva: Lourrani Baas | @lourranibaas

Direção, Direção de Arte, Fotografia e Montagem: Ru Figueredo | @rufigueredo

Roteiro, Direção de Arte, Assistente de Direção, Cenografia e Produção: Karina Muniz | @kkarinamunizz

Roteiro, Direção de Arte e Casting: Andrey Oliveira | @saintandrey

Produção, Cenografia e Making Off: Gustavo | @xuinha3

Produção e Making Off: Ana Casaes | @matoscasaes

Drone: Edvaldo Jr | @edvideojr

Still: Jessica | @docezero

Maquiagem: Elaine Abreu | @elaineabreu_makeup

Cabelo e Assistente de Maquiagem: Iris Paixão | @irispaixaomakeup

Trilha sonora original: Telefunksoul | @telefunksoul

Modelos: @let.models @modelliahfelicio @cristinepenha14 @leecostaofc @tamara_tanner

Apoio: Prêmio Fashion Futures – Instituto C&A

Método de beneficiamento de resíduo têxtil utilizado na confecção das peças: Liga Transforma | @ligatransforma

Agradecimento: Minha Vó Irene Carneiro, time de costureiras e todos os doadores de resíduo têxtil.

Artigo anteriorA pior dor do mundo tem público alvo: mulheres acima dos 50 anos
Próximo artigoCoral Itinerante de Natal no Hospital Espanhol  
João Costa
João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.