Luiz Otávio Oliveira: Conclusão de obras históricas no atual Governo Federal

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O controle de obras é uma atividade que pode ser feito por qualquer cidadão visando a qualidade e a garantia dos resultados planejados, além de proporcionar maior controle e transparência da utilização dos recursos públicos

Uma obra pública é aquela que desenvolve o Estado e que tem um fim social. Essas obras são financiadas com fundos públicos (angariados através dos impostos e das taxas) e não têm fins lucrativos (ou seja, o seu objectivo não consiste em gerar lucros, mas sim em prestar um serviço de utilidade à comunidade).

Obras históricas iniciadas em governos anteriores e concluídas nesta gestão:

– Conclusão da Transposição do Rio São Francisco, levando liberdade a milhões de brasileiros, após 13 anos de espera;

– BR-154, em Minas Gerais: pavimentação de trecho de rodovia que liga Centro-Oeste e Sudeste, após 50 anos de espera;

– Conclusão da Nova Ponte do Guaíba (RS), após 10 anos do anúncio da obra;

– BR-163: fim dos atoleiros e de quase meio século de espera de conclusão de trechos que ligam o Mato Grosso ao Pará;

– Fim da “indústria das balsas” com a conclusão da Ponte do Abunã (Acre-Rondônia), esperada havia anos;

–2019

– Novo Terminal do Aeroporto de Macapá;

– Modernização do Aeroporto de Marabá;

– Melhorias no Aeroporto de Foz do Iguaçu;

– Modernização do Aeroporto de Macaé;

– Aeroporto de Vitória da Conquista;

– BR-163/PA – 51 km de pavimentação;

– BR-365/MG – travessia de Monte Alegre;

– Viaduto sobre Linha Férrea – Avaré/SP;

– 5,6 km de adequação da Via Expressa de Florianópolis;

– BR-101/RJ – Viaduto da Casa da Moeda;

– BR-235/BA – 79 km de construção (Jeremoabo – Divisa BA/SE);

– Alinhamento do Berço 4 – Porto de Itajai/SC;

– Novo Cais de Atalaia no Porto de Vitoria/ES.

2020:

– BR-426/PB – 7,7 km de implantação entre Nova Olinda e Santana dos Garrotes;

– BR-432/RR – 48,8 km de pavimentação entre Cantá e Novo Paraíso;

– BR-364/MT – Adequação da Travessia urbana de Rondonópolis/MT (3 km);

– BR-242/MT – Construção de 8 Pontes entre Nova Ubiratã e Santiago do Norte;

– BR-080/GO-346 km de adequação entre a Divisa DF/GO e Padre Bernardo;

– BR-154/MG – Pavimentação Ituiutaba – Crucilândia;

– Construção de 2 Viadutos sobre a EF-050 em Mogi-Guaçu;

– Novo Terminal do Aeroporto de Cascavel/PR;

– Liberação da Travessia Principal da 2ª. Ponte do Guaíba (BR-116/290/RS);

– BR-116/RS – Duplicação de 27,1 km entre Guaíba e Pelotas;

– BR-222/PI – 47 km de Pavimentação entre Piripiri e Batalha;

– Novo Pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto de Santa Maria, RS.;

2021:

– BR-101/406/RN – Adequação do Viaduto do Gancho;

– BR-135/BA – 67 km de adequação entre Jaboramdi e Cocos;

– BR-235/BA – 77,6 km de pavimentação entre Jeremoabo e Canché;

– BR-369/PR Passagem inferior à via férrea em Rolândia e remanejamento do Pátio de manobras ferroviário;

– BR-364/RO – Ponte sobre o Rio Madeira em Abunã;

– BR-104/316/AL – Entrega do Viaduto da PRF;

– BR-235/PI – Construção de Ponte sobre o Rio Parnaíba em Santa Filomena;

– BR-230/PA – 102 km de pavimentação entre Itupiranga e Novo Repartimento;

– BR-163/364/MT – Conclusão da duplicação de 168,0 km entre Cuiabá a Rondonópolis;

– BR-222/CE – Adequação das variantes de Frios e Umirim;

– BR-365/MG – Entrega da Trincheira do Taiaman, em Uberlândia;

– BR-116/CE – Construção do Viaduto de Horizonte;

– Construção do Terminal de Passageiros do Porto de Maceió;

– Reforma e ampliação do Aeroporto de Linhares, ES;

-2022:

– BR-153/SP – Travessia Urbana de São José do Rio Preto;

– BR-392/RS – Conclusão da duplicação dos 23,7 km do Contorno de Pelotas;

– BR-101/SE – Duplicação do Lote 1 (Propriá – Capela);

E ainda tem muitas outras obras em andamento.

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