O controle de obras é uma atividade que pode ser feito por qualquer cidadão visando a qualidade e a garantia dos resultados planejados, além de proporcionar maior controle e transparência da utilização dos recursos públicos
Uma obra pública é aquela que desenvolve o Estado e que tem um fim social. Essas obras são financiadas com fundos públicos (angariados através dos impostos e das taxas) e não têm fins lucrativos (ou seja, o seu objectivo não consiste em gerar lucros, mas sim em prestar um serviço de utilidade à comunidade).
Obras históricas iniciadas em governos anteriores e concluídas nesta gestão:
– Conclusão da Transposição do Rio São Francisco, levando liberdade a milhões de brasileiros, após 13 anos de espera;
– BR-154, em Minas Gerais: pavimentação de trecho de rodovia que liga Centro-Oeste e Sudeste, após 50 anos de espera;
– Conclusão da Nova Ponte do Guaíba (RS), após 10 anos do anúncio da obra;
– BR-163: fim dos atoleiros e de quase meio século de espera de conclusão de trechos que ligam o Mato Grosso ao Pará;
– Fim da “indústria das balsas” com a conclusão da Ponte do Abunã (Acre-Rondônia), esperada havia anos;
–2019
– Novo Terminal do Aeroporto de Macapá;
– Modernização do Aeroporto de Marabá;
– Melhorias no Aeroporto de Foz do Iguaçu;
– Modernização do Aeroporto de Macaé;
– Aeroporto de Vitória da Conquista;
– BR-163/PA – 51 km de pavimentação;
– BR-365/MG – travessia de Monte Alegre;
– Viaduto sobre Linha Férrea – Avaré/SP;
– 5,6 km de adequação da Via Expressa de Florianópolis;
– BR-101/RJ – Viaduto da Casa da Moeda;
– BR-235/BA – 79 km de construção (Jeremoabo – Divisa BA/SE);
– Alinhamento do Berço 4 – Porto de Itajai/SC;
– Novo Cais de Atalaia no Porto de Vitoria/ES.
–2020:
– BR-426/PB – 7,7 km de implantação entre Nova Olinda e Santana dos Garrotes;
– BR-432/RR – 48,8 km de pavimentação entre Cantá e Novo Paraíso;
– BR-364/MT – Adequação da Travessia urbana de Rondonópolis/MT (3 km);
– BR-242/MT – Construção de 8 Pontes entre Nova Ubiratã e Santiago do Norte;
– BR-080/GO-346 km de adequação entre a Divisa DF/GO e Padre Bernardo;
– BR-154/MG – Pavimentação Ituiutaba – Crucilândia;
– Construção de 2 Viadutos sobre a EF-050 em Mogi-Guaçu;
– Novo Terminal do Aeroporto de Cascavel/PR;
– Liberação da Travessia Principal da 2ª. Ponte do Guaíba (BR-116/290/RS);
– BR-116/RS – Duplicação de 27,1 km entre Guaíba e Pelotas;
– BR-222/PI – 47 km de Pavimentação entre Piripiri e Batalha;
– Novo Pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto de Santa Maria, RS.;
–2021:
– BR-101/406/RN – Adequação do Viaduto do Gancho;
– BR-135/BA – 67 km de adequação entre Jaboramdi e Cocos;
– BR-235/BA – 77,6 km de pavimentação entre Jeremoabo e Canché;
– BR-369/PR Passagem inferior à via férrea em Rolândia e remanejamento do Pátio de manobras ferroviário;
– BR-364/RO – Ponte sobre o Rio Madeira em Abunã;
– BR-104/316/AL – Entrega do Viaduto da PRF;
– BR-235/PI – Construção de Ponte sobre o Rio Parnaíba em Santa Filomena;
– BR-230/PA – 102 km de pavimentação entre Itupiranga e Novo Repartimento;
– BR-163/364/MT – Conclusão da duplicação de 168,0 km entre Cuiabá a Rondonópolis;
– BR-222/CE – Adequação das variantes de Frios e Umirim;
– BR-365/MG – Entrega da Trincheira do Taiaman, em Uberlândia;
– BR-116/CE – Construção do Viaduto de Horizonte;
– Construção do Terminal de Passageiros do Porto de Maceió;
– Reforma e ampliação do Aeroporto de Linhares, ES;
-2022:
– BR-153/SP – Travessia Urbana de São José do Rio Preto;
– BR-392/RS – Conclusão da duplicação dos 23,7 km do Contorno de Pelotas;
– BR-101/SE – Duplicação do Lote 1 (Propriá – Capela);
E ainda tem muitas outras obras em andamento.
Propaganda política disfarçada de notícia