Sancionada lei que cria a Festa da Laranja, em Campo Grande

0

Aprovada e sancionada a lei que cria a Festa da Laranja no bairro de Campo Grande. A partir de agora o dia 7 de outubro faz parte do calendário oficial da cidade. O bairro de Campo Grande foi um dos maiores produtores e exportadores da laranja, história já contada aqui

https://gazetario.com.br/2018/11/18/historia-de-campo-grande/

A partir de um debate na página do Facebook “Campo Grande — o maior bairro do Brasil”, o funcionário público Wallace Monteiro Postiga, de 32 anos, bisneto de Annibal e administrador da página, teve a ideia de propor a criação da Festa da Laranja no dia 7 de outubro, para valorizar a memória cultural e incentivar o turismo local. Segundo ele, o bairro tem um vasto patrimônio histórico. A proposta foi aceita pelo vereador Jorge Felippe (DEM), que apresentou o projeto na Câmara Municipal do Rio para incluir a data no calendário oficial da cidade.

— Muitos não conhecem esse destaque mundial que Campo Grande teve. Pesquisei e, após debates sobre o tema nas redes sociais, tivemos a ideia da comemoração. Encaminhamos para a Cream Bairro-RJ (Construção Revitalização de Associações de Moradores), que levou a proposta até o vereador, que abraçou a ideia — detalha Wallace, ao Jornal Extra, que explica a escolha da data para a festa: — O número 7 representa a perfeição, e outubro era o mês de maior produção.

Segundo o projeto de lei, os locais de produção chegaram a empregar 300 pessoas e a exportar até 140 mil toneladas por ano. Os laranjais se estendiam pelos bairros vizinhos, como Paciência e Bangu, e iam até Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, outro grande produtor da época.


Celebrar a data representa a história da região e o quanto a produção da laranja teve importância econômica para Campo Grande — justifica o vereador Jorge Felippe, que nasceu em Bangu e tem forte atuação na Zona Oeste. — Queremos também movimentar a economia local.

Hoje o bairro abriga três esculturas que fazem referência ao produto que se tornou base da economia durante boa parte do século 20. As obras foram instalados dentro do programa de intervenção urbana Rio Cidade, na década de 1990.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.