Sidão não foi a primeira vítima da irresponsabilidade da mídia

0

Tivemos no último domingo um dos casos mais absurdos e lamentáveis que aconteceu na relação futebol mídia torcedor. E que ainda bem, se reverteu a favor da vítima

A situação a que o goleiro Sidão foi submetido pela Globo foi tão humilhante que ela própria teve que se retratar diante de sua prepotência e arrogância. A Globo até hoje não sabe lidar com a internet. Praticamente é ela quem pauta sua parca e péssima programação.

Hoje é a internet que manda na maioria dos programas esportivos. Hoje é a internet que cria fenômenos bizarros como o Thiago Leifert 2010, que diz que revolucionou alguma coisa no Globo Esporte mas só foi é fazer gracinha.

Transformou o jornalismo esportivo da Globo numa mistura de humor e entretenimento barato. Léo Batista pra eles não serve, para eles serve o Cartolouco, que nada mais é que um sujeito de cabelo grande que só serve para fazer aparições constrangedoras na televisão.

O que isso tem a ver com o caso Sidão?

Criada a cultura da zoeira no jornalismo esportivo da Globo e somado a isso, o constrangedor quadro de Tadeu Schmidt no Fantástico.

Não há um momento em que não façam piadinha sobre alguma coisa no futebol.

E qual a herança disso? Achar que é legal “zoar” um jogador de futebol porque ele foi o pior de um jogo.

Ao contrário do que disse alguns jornalistas, Sidão não é o pior goleiro do país, muito pelo contrário. Destaque do Audax, de Fernando Diniz, teve uma chance no Botafogo em 2016 e se destacou sendo um dos melhores no Campeonato Brasileiro. Foi para o São Paulo onde teve uma passagem razoável e depois de atuações ruins e instabilidade foi para o Goiás. E foi para o Vasco logo em seguida.

Atuações ruins, qualquer profissional pode ter em qualquer ocasião ou circunstância.

Mas não se justifica o linchamento virtual em troca de likes, views ou pela zoeira, tão praticada pelo grupo globo e por outros.

André Rizek por exemplo foi irônico, infeliz e irresponsável, logo ele tão “politicamente correto”

O Globo Esporte, site da emissora após o primeiro gol do Santos mandou essa:

Entregar a paçoca não é um termo nada bom para ser utilizado num veículo de comunicação que fala com milhões de pessoas.

Tudo bem que o jornalismo passa por uma crise seria até mesmo nos erros gramaticais mas determinados termos passam do ponto do bom senso

Todos os que questionaram dentro da mídia esses tipos de atitudes foram premiados com a demissão: Antônio Tabet, no péssimo jornal o Globo, é o exemplo.

Antônio Tabet fez uma crítica contundente a onda de ofensas do sensacionalista Jornal Extra, ao goleiro Muralha na época do Flamengo. Os ataques começaram após o jornal dizer que não o chamaria mais de Muralha.

Por que? Para que ?

Para que esse tipo de jornalismo?

jornalismo esportivo é jornalismo e não entretenimento ou zoeira.

A Globo pelo menos teve o bom senso de ver a bobagem que fez com Sidão.

Mas não fez o mesmo com Muralha e nem com Fred

Em 2014, a emissora apontou Fred como o culpado pelo vexame da seleção no 7 a 1.

Naquela Copa embarcaram numa onda de ufanismo e apelação que se transformou em programas da Globo gravados dentro da concentração, farra de repórteres e exclusivas dentro do hotel da seleção mas na hora da derrota chuva de porrada e sobrou para quem?

Para o jogador que atuava no Brasil, no Rio e num clube historicamente rejeitado pela emissora: o Fluminense

Fazer um vídeo com os piores momentos de Fred foi um dos momentos mais covardes e canalhas do jornalismo esportivo

OS PIORES MOMENTOS DE FRED NA COPA DO MUNDO SEGUNDO A GLOBO

Então, esse tipo de coisa coisa precisa acabar.

Muralha em 2017 foi vítima da irresponsabilidade do jornal Extra, que na sua capa fez uma piada de muito mal gosto com o nome do jogador.

João Sorrisão, Cartolouco e tantas bobagens são péssimas e a Globo está num momento em que é muito questionada sobre tudo. No assunto futebol perdeu competições importantes e os direitos de transmissão de alguns clubes no PPV, pay per view.

Internacional, Santos, Athletico Paranaense só para citar os grandes, além do Palmeiras. O Palmeiras se impôs e não aceita ser colocado de forma inferior ao Corinthians. Palmeiras principal clube do país, melhor público, renda, melhor elenco e jogadores no momento.

Hoje ninguém se curva mais aos desmandos de um grupo só. Galvão Bueno foi um dos que pediram desculpas a Sidão.

Esse tipo de assassinato de reputações precisa acabar.

Mas é preciso entender que o público por ser zoeiro e passional não vai analisar nada de forma crítica. É muito raro. Essa votação de craque do jogo deve ser somente aos profissionais que estão na cobertura do jogo.

Mas a direção compra o barulho e endossa esse tipo de atitude, como fez com Muralha, Rodinei, Márcio Araújo, Fred e voltando lá atrás com Taffarel, Dunga, várias vezes e outros.

Que sirva de lição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.