quarta-feira, maio 8, 2024

UERJ abre novos cursos de graduação em Cabo Frio

RioGoverno Cláudio CastroUERJ abre novos cursos de graduação em Cabo Frio

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro anunciou a abertura de novos cursos de graduação, no campus Cabo Frio, na tarde dessa sexta-feira (10). A partir de agora, a população da Baixada Litorânea vai contar com cursos de Ciências Ambientais, Ciências Médicas e Geografia. O anúncio foi realizado durante cerimônia, que contou com a participação do ex-reitor Ricardo Lodi, do reitor em exercício, Líncoln Tavares, do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Castilho, do ex-secretário e deputado estadual, Dr. Serginho e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, entre outros.

“Esse é um ato muito importante, porque marca a presença do Estado e do serviço público nas áreas de educação e saúde na Baixada Litorânea. Agora, onde havia uma universidade privada teremos uma universidade pública, gratuita e de qualidade como é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou RIcardo Lodi.

As atividades acadêmicas serão realizadas no antigo prédio da Ferlagos, que foi desapropriado recentemente para dar lugar às instalações da Uerj, e vão funcionar em consonância com o Hospital Universitário Hésio Cordeiro, que tabém deixou de ser uma unidade privada de saúde, para atender aos moradores de Cabo Frio e muncípios vizinhos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o ano passado.

“Uma emoção muito grande, por ter participado desse processo enquanto estive à frente da Reitoria da Uerj, no período de janeiro de 2020 a março de 2022, pondendo contribuir para que a força do diálogo institucional e a força do serviço público atendessem à população fluminense”, concluiu Lodi.

  • Nenhuma empresa irá investir em uma cidade que não tenha segurança, saúde, qualificação de mão de obra e estradas decentes. Um hospital universitário como este é fundamental para que a gente mude a realidade. Não dá para pensar em futuro sem ciência e tecnologia. Esse é o estado que a gente quer, um Rio de Janeiro que tenha segurança, oportunidades e que seu povo seja tratado com dignidade – destacou o governador.

A Uerj voltou a ser uma instituição com capacidade de investimento e ampliação, tanto do seu corpo discente quanto docente. A universidade é nosso patrimônio e durante muito tempo foi deixada em segundo plano. Hoje, a maioria dos programas do estado tem a digital e a chancela da Uerj. Isso dá uma qualidade técnica que a gente não tinha, além de valorizar a instituição – destacou Cláudio Castro.

A cerimônia foi realizada no Hospital Universitário Hesio Cordeiro. Além do governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, João Carrilho, o reitor em exercício da Uerj, Lincoln Tavares Silva, e autoridades locais participaram do lançamento.

  • A Uerj passa a fazer parte da história da Baixada Litorânea. Teremos uma das melhores faculdades do mundo, com curso de Medicina tão sonhado pela cidade (de Cabo Frio) e cidades vizinhas. Uma universidade pública, gratuita e de qualidade – disse Carrilho, adiantando que 140 vagas serão criadas para a universidade no próximo ano.

O reitor em exercício, Lincoln Tavares Silva, elogiou o empenho do governo do estado.

  • É um projeto fruto da união de esforços, que se transformará em processo social de grande repercussão para toda a sociedade local. O momento é de interiorização. Esse vestibular vai ser um dos mais concorridos do Brasil – comentou.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles