Bolsonaro exonera Vélez Rodriguez e anuncia novo ministro da educação

0

O presidente Jair Bolsonaro exonerou hoje (8) o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e anunciou o professor Abraham Weintraub para o cargo.

Nos dois meses e meio à frente do Ministério da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez afirmou que queria mudar os livros didáticos para revisar a maneira que é tratada a ditadura militar e o golpe de 1964, mexeu na pasta demitindo o secretário-executivo, depois trocou os substitutos e mexeu na presidência do INEP, pediu que escolas filmassem alunos cantando o Hino Nacional e depois enviassem o vídeo para o MEC. Voltou atrás.

Disse em entrevista que o brasileiro parece um “canibal” quando viaja ao exterior. Depois, disse ter sido “infeliz” na declaração, defendeu os cursos técnicos e defendeu que as universidades fossem restritas a uma elite intelectual mas que para mudar isso deveria se investir no ensino básico.
Além disso, desde o início da sua gestão, em janeiro, houve pelo menos 14 trocas em cargos importantes no Ministério da Educação.

A demissão de Vélez Rodríguez é a segunda baixa no ministério do governo Jair Bolsonaro.

“Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados”, disse o presidente no Twitter

Vélez esteve hoje (8) pela manhã no Palácio do Planalto em reunião com o presidente Jair Bolsonaro e deixou o local pela saída privativa, sem falar com a imprensa.

Sobre o novo ministro

“Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta”, escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.

Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Weintraub é mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Executivo do mercado financeiro, atuou no grupo Votorantim e foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa. Em 2016, coordenou a apresentação de uma proposta alternativa de reforma da previdência social formulada pelos professores da Unifesp. Weintraub atua como secretário-executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.