A linha do tempo da eliminação do Brasil

0

“Não consigo entender como o Brasil tinha 7 jogadores no campo de ataque ganhando por 1 a 0 e faltando 4 minutos”

Revendo o lance inteiro, desde a origem, dá pra entender. Não tem como analisar com um frame isolado. Spoiler: o erro não foi ter muita gente na frente.

A jogada começa aqui: lateral para o Brasil no campo de defesa. Importante já dizer que a ideia de que o Brasil não tentou defender a vantagem é falsa. No segundo tempo da prorrogação, a Croácia teve muito mais posse e o Brasil marcou quase sempre no campo de defesa.

Danilo bate o lateral para frente, mirando Pedro, mas a bola não alcança o centroavante. Modric corta de cabeça. Aqui o posicionamento defensivo do Brasil é normal. Fred e Casemiro mais atrás, Antony e Rodrygo nos laterais da Croácia, Pedro e Neymar por dentro.

A bola fica viva, o zagueiro Lovren se atrapalha para controlar. Pedro pressiona, Lovren dá um passe na fogueira para Gvardiol, o outro zagueiro. Fred vê a oportunidade de ganhar a bola, pressiona Gvardiol – e ganha a bola em um setor perigosíssimo. A bola sobra limpa para Pedro.

Aí vem o primeiro erro. Pedro está sozinho, com a bola controlada. A defesa croata está exposta. O Brasil vê a chance e corre para frente. Mas Pedro se precipita e dá um passe ruim para Fred. Ele não espera o companheiro emparelhar com Gvardiol, solta a bola muito antes.

Fred quase consegue chegar antes na bola, mas Gvardiol chega mais inteiro e desarma o brasileiro com um carrinho. Provavelmente Pedro precipitou o passe porque ele havia perdido quase todos os duelos com os zagueiros croatas até ali. Soltou rápido antes de alguém chegar junto.

Fred levanta e corre atrás da bola para pressionar. Decisão certa? Levando em conta o comportamento padrão do time, sim. O Brasil sempre pressiona logo após perder a bola, ainda mais numa posição tão avançada, com vários jogadores na frente, quando a chance de recuperar é maior.

Pressionado por Fred, Lovren dá um bico pra frente, e Danilo ganha de cabeça, devolvendo a bola para a zona de disputa. Dá pra ver o Tite reclamando de alguma coisa ali. Ele parece gesticular com os jogadores mais avançados, que estão passivos.

Majer devolve de cabeça e a bola cai para Modric. Um detalhe importante aqui é que Alex Sandro (amarelo) avança porque percebe que Vlasic (vermelho), que é o jogador que ele tem que marcar, está livre. Aí vem o segundo erro, o erro fatal. Casemiro decide pressionar Modric…

Mas Casemiro erra o bote, toma o giro e não consegue fazer a falta para matar a jogada. Modric (ou o toque foi de Casemiro?) encontra Vlasic, que corre por dentro, enquanto Alex Sandro esperava o passe por fora (olha a orientação do corpo dele). Fred é o único que volta correndo.

A partir daí, o Brasil está exposto. Alex Sandro está distante de Vlasic, e Danilo, Thiago e Marquinhos estão no mano a mano com os centroavantes Budimir e Petkovic e o ponta Orsic. Casemiro, provavelmente exausto, não consegue voltar rápido. É uma situação de 4×4.

Budimir corre de fora para dentro e arrasta Danilo, abrindo o corredor esquerdo para Orsic. A prioridade do Brasil em situações assim é proteger o centro, forçando o adversário a jogar por fora. Alex Sandro segue tentando chegar em Vlasic. Casemiro, cansado, tenta voltar.

Danilo, exausto, dá tudo de si, mas não chega a tempo de cortar o cruzamento de Orsic. Thiago fecha o meio da área, mas Marquinhos está sobrecarregado porque Alex Sandro perseguiu Vlasic até o fim e está do outro lado do campo. Caos na defesa do Brasil, uma cena raríssima.

Petkovic se desmarca e bate mal, mascado. Aí, o azar: a bola desvia em Marquinhos e mata Alisson, que já estava com os pés fincados para fazer a defesa e não tem tempo de armar um novo salto. Casemiro chega só agora, atrás de outro croata. Fred também chega após cruzar o campo.

Ou seja: no único erro defensivo grave do Brasil, a única finalização a gol da Croácia, que desviou e entrou. E o erro não foi ter gente no campo de ataque – foi uma situação específica do jogo, uma oportunidade de gol. O erro foi na execução, não na ideia.

Obrigado pela ajuda Leandro

Foto: GE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.