Paes endivida a cidade em 1,5 bilhão de reais

4

Igual fez em 2016, quando deixou uma Prefeitura quebrada para Marcelo Crivella, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, que alega reiteradamente que a Prefeitura está no azul, mais uma vez faz uma dívida que vai custar muito caro ao Rio no futuro.

Foi decidida na câmara dos vereadores no começo do mês, que a gestão municipal tomaria um empréstimo na ordem de 700 milhões de reais do Banco Mundial. Na ânsia de fazer promessas de obras para a Globo ver, a conservação da cidade sofre com abandono e obras que não levam nada a lugar nenhum além do péssimo estado dos ônibus e dos postos de saúde.

Soma se isso a já conhecida falta de transparência do Prefeito. Os sistemas da Prefeitura estão ainda afetados pelo suposto ataque hacker acontecido em agosto. Não dá pra ver contratos, salários, muito menos saber para onde vai o dinheiro do contribuinte carioca.

“Nós exigimos o detalhamento muito além de uma afirmação genérica de que ‘vai se investir no BRT’. Nós queremos centavo a centavo, ponto a ponto desse empréstimo a ser contraído. Vultoso, imenso! A Câmara não pode aprovar sem transparência absoluta e total. Não se pode cobrar equilíbrio gerando desequilíbrio”, disse Chico Alencar (Psol)

A Câmara já tinha autorizado a prefeitura a contrair a primeira parcela em dezembro do ano passado. Agora, o governo quer a autorização para se endividar em mais 135 milhões de dólares.

As duas parcelas somadas representam 270 milhões de dólares, que, pela cotação de hoje, chegam a quase R$ 1,5 bilhão.

O vereador Pedro Duarte (NOVO) tinha alertado a situação também em artigo no site Diário do Rio.

“Essa urgência não foi explicada pela Prefeitura. Não se apresentou um grande investimento que precisava ser feito agora e que seria um legado duradouro para a cidade. Argumentou-se genericamente sobre a “necessidade de se ter caixa” e “de se investir mais pelo Rio”. Falou-se da frota do BRT, por ex., mas vale lembrar que os novos ônibus comprados também se desgastam com o tempo, em algo como uma década. Toda vez que formos renovar a frota precisará de um novo empréstimo? Não me parece razoável.”

Uma das promessas da Prefeitura é na realização de obras e na compra de novos ônibus para o BRT.

Com a ajuda da Globo e de O Globo, conseguiram colocar a narrativa de que o ex-prefeito Marcelo Crivella era um mau gestor por conta disso. A se ver, se a Prefeitura vai deixar mais uma vez um rombo para o próximo governo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Como disse Bolsonaro esse vagabundo não me engana mais cadê o aumento do salário dos professores que até hoje esse vagabundo não deu,isso e direto adquirido não e favor pague o que as pessoas tem de direito

  2. Esse prefeito é um vagabundo!!! Infelizmente o povo gosta e acredita na velha e ladra política. Temos que saber cobrar desse infeliz prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.