Os 40 anos do Cachorro-Quente da Tia, um patrimônio de Jacarepaguá

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O Cachorro Quente da Tia, uma das mais tradicionais e queridas empresas de gastronomia de Jacarepaguá completa 40 anos

A empresa familiar, fundada em 1982 pela Família Matos para complementar a renda, conta com três unidades: uma na Barra da Tijuca e outra na Taquara, além da matriz, na Praça Professora Camisão, na Freguesia

A história conta como o esforço e a luta foram preponderantes para o sucesso

A iniciativa de vender cachorro cachorros-quentes, na Freguesia, partiu do  marido, sargento da PM, que tentava vencer as dificuldades financeiras e melhorar a qualidade de vida dos três filhos. 

O pequeno negócio,  iniciado em 1982, não estava indo bem e, para contornar a situação, Eny Matos, a Tia, entrou em cena, distribuindo simpatia e com seu molho especial, que até hoje recheia os lanches e é um dos segredos do sucesso da marca.

“Minha mãe no início foi dar aquela força para meu pai e, como ela é perfeccionista, foi ficando, ficando e assumiu o negócio”, lembra, sorrindo,  o empresário Hugo Matos, que desde os 11 anos ajudava os pais no negócio.

“Cresci vendo minha mãe trabalhar lá e muitas vezes eu e meus irmãos dormimos dentro do carro para esperar fechar. Aos 11 anos (em 1991) comecei a trabalhar para ajudar minha mãe e nunca mais parei”.

O Cachorro Quente da Tia, no início da década de 1990, consolidou definitivamente o conceito original de comida sobre rodas (Food Truck), sendo à época um dos mais famosos Food Trucks da cidade numa época em que não haviam muitos pela cidade mesmo numa Kombi

No início da década o empresário Hugo Matos, um dos três filhos de Eny e estava desde os 10 anos de idade ajudando passou a gerenciar o Cachorro Quente da Tia.

Em 2005, Com a revitalização da Praça Professora Camisão, o Cachorro Quente da Tia também melhorou sua estrutura e a kombi do cachorro-quente deu lugar a um quiosque fixo, moderno e funcional.

Em 2010, Após quase 30 anos se dedicando ao Cachorro Quente da Tia, a empresária e fundadora da marca, Eny Matos passou em definitivo o bastão ao Filho  Hugo.

Em 2014, a empresa expande. Foi então que surgiu a loja da Taquara e, acompanhando a novidade, foi lançado o sabor Frango e o Brownie da Tia,  uma delícia de sobremesa que rapidamente caiu no gosto dos clientes, juntamente com novas embalagens.

E com o crescimento da empresa teve início uma preocupação, em 2015, que  permanece até os dias atuais, de não deixar as lembranças das décadas passadas serem esquecidas.
As lojas passaram então a estampar fotos de amigos/clientes e funcionários, registrando momentos inesquecíveis do  Cachorro Quente da Tia.

Franquias

O ano de 2022 está sendo um ano muito marcante para a marca, não somente em razão do aniversário de 40 anos, como também por alavancar  o processo de expansão em grande escala das franquias.

“A loja da Taquara e a da Freguesia são próprias e a da Barra da Tijuca por enquanto é a única franquia. Mas a nossa meta é que até o fim de 2022 possamos ter no mínimo mais três franquias do Cachorro Quente da Tia espalhadas pela cidade”, explicou Hugo Matos, anunciando que em Copacabana deve ser inaugurada uma unidade no início do segundo  semestre.

Conversando com Hugo Matos, ele detalha a história do CQTIA

“Quando eu tinha apenas 2 anos meus pais montaram uma barraquinha de cachorro quente pra complementar a renda da família.

Meu pai era policial militar e minha mãe, dona de casa.

Cresci vendo minha mãe trabalhar lá, muitas vezes eu e meus irmãos dormimos dentro do carro pra esperar o negócio fechar.

Com 11 anos (em 1991) comecei a trabalhar pra ajudar minha mãe, e nunca mais parei. 

O fato de ter que colocar e tirar a barraquinha da praça sempre me incomodou e acabei desenvolvendo, com meu pai, um modelo de Kombi adaptada.

Pedimos para cortar para funcionar como um food truck, antecipando essa ideia que hoje em dia é tão comum.

 Quando eu tinha 17 anos (1998) meu pai saiu de casa e eu assumi o negócio.

Desde cedo eu tinha uma visão diferenciada do negócio do resto da família e, em 2003, comecei o processo de legalização da empresa, criando o 1º CNPJ.

Foi quando o negócio informal virou realmente uma empresa. 

Começamos a  contratar funcionários, negociar com fornecedores, desenvolver o marketing com logo e embalagens novas e frequentar feiras de negócios, para conseguir desenvolver a marca. 

Passamos a funcionar todos os dias, antes tínhamos que fechar toda segunda feira pra descansar e fechávamos alguns dias para tirar férias também.

Evoluímos da kombi para um quiosque, consolidando ainda mais a marca.

Apesar de procurar me especializar através de cursos e feiras de negócios, sempre tive a iniciativa de contratar profissionais competentes para trabalhar nas áreas que não domino ou não tenho tempo de gerir. 

Em 2009 comecei a fazer cursos para me especializar ainda mais e comecei a desenvolver novos produtos, agregando novos tamanhos de cachorro quente para a marca.

Em 2010 diversifiquei meus negócios e comprei uma empresa de frozen yogurt, e em 2011 vendi a empresa para me dedicar ao meu negócio principal.

Entre 2011 e 2013 registrei minha marca no INPI e contratei um fotógrafo profissional para fazer as fotos de divulgação dos nossos produtos.

Em 2014 abrimos a primeira filial, uma loja em um bairro vizinho (Taquara).

Entre 2014 e 2018 agregamos novos produtos à marca (tais como cachorro quente de frango, brownie e palha italiana), desenvolvemos novos fornecedores e montamos loja online para fazer entrega e atender nossos clientes em casa.

Fizemos também parcerias com influenciadores para divulgação.

Modernizamos a logomarca da empresa (rebranding). 

Em 2018 foi concedida a Medalha Tiradentes à minha mãe Eny Matos, personagem que representa a empresa Cachorro Quente da Tia (brand persona).

Essa medalha é a maior honraria do Rio de Janeiro, oferecida pelo deputado estadual Filipe Soares, pelos serviços prestados pela empresa ao bairro da Freguesia de Jacarepaguá. 

Em 2019 trocamos o sistema operacional para o Linx Degust, fizemos contrato com um novo fornecedor de pão e fomos escolhidos pelo SEBRAE como uma das 37 empresas que mais se destacaram no RJ, saindo inclusive na publicação do livro deles.

Como as pessoas viam a marca consolidada, sempre tivemos muita procura por franquia.

Em 2020 a pandemia acabou me deixando mais em casa e comecei a formatar a empresa, para isso contratamos um consultor especializado para desenhar todos os processos operacionais, aplicação de marca, estudos financeiros e contratos para esse fim.

Em setembro de 2020, no meio da pandemia, abrimos a 1ª franquia, em um bairro nobre do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca, e incluímos mais um produto no nosso cardápio: a salsicha com bacon. 

Contratamos uma pessoa especializada na área financeira e implantei um novo sistema de gestão chamado SAGE para complementar o sistema operacional utilizado nos pontos de venda.

Como a procura era muito grande, decidimos contratar uma empresa líder de mercado especializada em formatação e comercialização de franquias (GSPP) para consolidar a formatação e auxiliar na expansão. 

Em 2022 vendemos nossa 2ª franquia, que será inaugurada em Copacabana.

Organizei a empresa a ponto de não precisar mais trabalhar diretamente, somente liderar a equipe formada para que o negócio continue se mantendo e crescendo, assim consigo trabalhar em outros projetos e na expansão da marca.

Sempre tive uma visão muito clara do que eu quero pra minha vida e para o meu negócio.

Meu maior sonho era aposentar minha mãe e proporcionar uma vida boa para ela (que nunca tinha viajado nem ido ao cinema nos primeiros 30 anos do negócio, por exemplo), e profissionalizar cada vez mais: evoluímos de uma barraquinha informal para uma Kombi (foodtruck), depois para um quiosque e depois para lojas e franquias.

Apesar de procurar me especializar através de cursos e feiras de negócios, sempre tive a iniciativa de contratar profissionais competentes para trabalhar nas áreas que não domino ou não tenho tempo de gerir.”

Segundo Hugo, um dos segredos é profissionalizar o trabalho

“Contratamos o consultor Ubiraí Beber em 2012, Ayrton Rochedo em 2013, fizemos parceria com SEBRAE em 2018, contratanos o consultor Flávio Maia para ajudar na expansão em 2019, Felipe Carraresi pra área financeira em 2020 e o consultor operacional Rodrigo Tavares em 2021, além da GSPP para formatar as franquias em 2022. 

Acredito que o atendimento ao cliente é um grande pilar de sucesso, por isso também estamos constantemente treinando os funcionários.”

https://instagram.com/cqtia?igshid=YmMyMTA2M2Y=

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