quinta-feira, maio 9, 2024

O Galo é Forte e Vingador

O Atlético-MG é campeão brasileiro após 50 anos! O superlativo time de Cuca sagra-se campeão com antecedência.

Com 25 vitórias, é o time do Atlético-MG com mais vitórias em uma única edição de Brasileiro dos pontos corridos. Repetindo: é o time do Atlético-MG com mais vitórias em uma única edição de Brasileiro dos pontos corridos

Nenhuma outra vez, o Galo ganhou tantos duelos. Na história dos pontos corridos, o único time com mais vitórias em uma única edição é o Flamengo de 2019, com 28.

O fato do Atlético-MG não estar jogando em horário nobre para rede nacional em possível jogo do título só reforça como devemos ter uma liga. A liga controlaria transmissões na venda do produto e priorizaria a divulgação do produto como um todo, não o interesse só de uma emissora.

“Ah, tem ligas em que os jogos do título não são em TV Aberta” Sim, mas porque faz sentido dentro da estratégia daquela liga. No Brasil, com venda de quase todos os direitos à Globo, faria sentido para o Brasileiro botar o jogo do título para o maior número de pessoas.

O jogo

Jogo muito fechado: só duas chances reais de gol, uma com Nacho e outra com Rodriguinho. Galo não conseguia sufocar o Bahia que se defendia bem.

Bahia 1 X 0 Atlético-MG

Em uma bela cabeçada de Luiz Otávio, vencendo o duelo no alto com Nathan Silva e fazendo o movimento com corpo todo para dar força para botar no ângulo. O Bahia saiu mais para o jogo que ficou bem mais aberto para o Galo também.

Bahia 2 X 1 Atlético-MG … Bahia 2 X 2 Atlético-MG

Luiz Otávio derrubou Sasha: chegou atrasado e pegou a perna dele, Hulk descontou. Na sequência, Keno entrou driblando e empatou. Jogaço no segundo tempo.

Bahia 2 X 3 Atlético-MG

O Galo virou um 2×0 em 5 minutos. Avassalador. Keno ia fazendo uma grande final de campeonato.

Game Over

Galo foi campeão do Brasileiro por conta da consistência da campanha, do equilíbrio entre ataque e defesa, mas chega ao título em uma partida meio louca de virada em cinco minutos. Acabou com jejum de 50 anos. Não é pouco.

O Galo varreu o Campeonato Brasileiro e o título foi muito merecido. Trabalho do Cuca encorpou e o time construiu uma campanha irretocável. Melhor defesa, Hulk como craque, segundo melhor ataque e uma equipe muito equilibrada. A história está feita depois de 50 anos.

Vimos um Galo muito difícil de ser batido e que construiu uma campanha histórica. Sólido na defesa, dinâmico no meio e ataque poderoso. A gente olha a quantidade de destaques individuais e isso prova que foi o melhor time. Hulk, Zaracho, Arana, Allan, Nathan Silva e cia. Vários.

Em 2020, o discurso do então presidente do Atlético-MG, Sette Câmara, era que ele iria construir um Galo muito forte. No ano seguinte, o Galo volta a ganhar o Brasileirão após 50 anos. Investidores apostaram alto, em um modelo diferente do Flamengo, que (R$ 1 bi de dívida à parte) trouxe resultado esportivo a curto prazo

Pode-se questionar número de pênaltis, decisões de arbitragem para lá e para cá, mas o fato é que nenhum time disputou o Brasileirão 2021 com o apetite e o foco do Atlético-MG. Sim. Como ter apetite e foco com seus principais jogadores sendo convocados e perdendo quase metade de jogos do campeonato?

O Atlético-MG, também teve convocados. Em um momento do campeonato, quando os jogos não foram adiados pela CBF, inclusive, apontei aqui uma vantagem para quem tinha mais pontos à frente. Mas, hoje, são 11 pontos de diferença. Ignorar o feito esportivo desse time é injusto.

O Flamengo ficou sem quatro titulares na Copa América. Sendo que dois desses são os melhores do país em sua posição. O Galo mereceu, mas com um mínimo de decência esse campeonato poderia ter outro final ou até o Galo campeão, mas passando mais sufoco?

Não sou louco de negar o efeito negativo do calendário da CBF no campeonato que ela própria organiza. E paga quem tem jogadores de seleção. Mas não consigo limitar só a isso a diferença de 11 pontos que hoje há entre Atlético-MG e Flamengo. E concordo com você que o Galo não passou sufoco!

Melhores campanhas dos pontos corridos:

1) Flamengo (2019): 90 pontos;

2) Atlético-MG (2021) e Corinthians (2015): 81 pontos;

4) Cruzeiro (2014), Palmeiras (2016 e 2018): 80 pontos;

7) São Paulo (2006): 78 pontos;

O Galo pode chegar, no máximo, até 87 pontos em 2021.

Alguns destaques da campanha do Atlético-MG nos pontos corridos:

– Melhor campanha do Galo (81 pontos);

– Melhor desempenho mandante (49 pontos);

– Mais vitórias em uma edição (25);

– Melhor returno (39 pontos);

Alguns destaques do artilheiro do Brasileirão:

1º em gols (18);

1º em gols em casa (12);

1º em participação em gols decisivos (17 quando o time empatava ou perdia por um gol);

1º em finalizações (106);

3º em assistências para finalização (56);

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles