O aniversário da Rádio Globo

0

Dois de dezembro de 1944: surgia no ar a maior rádio que o Rio de Janeiro e o país já viu. A Rádio Globo começava suas transmissões no dial 1180 e marcaria seu nome na história da comunicação brasileira.

A Rádio Globo Rio de Janeiro foi inaugurada por Roberto Marinho em 2 de dezembro de 1944, sendo a primeira emissora de rádio criada pelas Organizações Globo (hoje Grupo Globo). Seu nome era uma alusão ao jornal O Globo, também pertencente ao empresário.

A emissora ocupou a faixa que antes pertencera à Rádio Transmissora, um canal chileno que funcionava na Tijuca, RJ. A rádio estreou com um transmissor de 10 kW de potência, com o prefixo PRE-3, na frequência 1180 AM. O programa inaugural aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com concerto da pianista Magdalena Tagliaferro e da Orquestra Sinfônica Brasileira, dirigida pelo maestro José Siqueira.

O jornalismo representou, desde o primeiro momento, o foco principal da programação da Rádio Globo. Poucos dias após a inauguração, estreou o programa O Globo no Ar, criado por Roberto Marinho e apresentado diariamente a partir das 8h, em intervalos regulares de 60 minutos. Em 1946, o jornal O Globo passou a publicar, de duas a três vezes por semana, a coluna O Globo no Rádio, redigida pelo repórter Celestino Silveira. Muitos nomes marcaram época no Globo no Ar, principalmente Guilherme de Souza.

Na década de 1950 a emissora trazia em seu auditório grandes nomes da música brasileira.

Um dos destaques da época era o político Carlos Lacerda cujo programa atravessava o país inteiro, especialmente no período que antecedeu o suicídio de Getúlio Vargas.

A Rádio Globo São Paulo foi fundada em 1 de maio de 1952, inicialmente sob o nome de Rádio Nacional de São Paulo, das Organizações Victor Costa, sendo adquirida em 1965 pelo Grupo Globo. Em 1977, a emissora passa por um processo de mudança de nome, alternando as marcas Nacional e Globo até 1979.

O Repórter Esso passou a ser exibido nas ondas da Globo na década de 1960 até 1968. Nessa década, o rádio AM passou a ganhar suas características atuais, deixando de lado os programas de auditório e dando lugar a locutores comunicativos e populares. Um deles era Haroldo de Andrade. Em 1976, a emissora e o Sistema Globo de Rádio (SGR), passam a adotar um logotipo cujas letras lembram o da Rede Globo, feito pela equipe de Hans Donner. Em 3 de outubro do mesmo ano, a emissora do RJ troca de frequência com a antiga Rádio Eldorado, passando dos 1.180 kHz para os atuais 1.220 kHz (frequência internacional) aumentando sua potência e passando a alcançar todo o estado do Rio de Janeiro durante o dia e todo o Brasil no período noturno.

Até 1991, a programação da Rádio Globo era basicamente composta de programas jornalísticos e transmissões esportivas, além de outros gêneros. Com a criação da Central Brasileira de Notícias neste mesmo ano, a Rádio Globo passa a assumir um lado mais eclético e popular, com programas voltados para a prestação de serviços e para o entretenimento em geral, além de manter a cobertura jornalística/esportiva.

Em 2001, o Sistema Globo de Rádio inicia o processo de expansão do sinal da Rádio Globo para todo o Brasil. Através da transmissão via satélite, começa a se formar uma cadeia composta de 33 emissoras de rádio espalhadas pelo país, sob o comando da Rádio Globo Rio de Janeiro e da Rádio Globo São Paulo, chamada de Rádio Globo Brasil e Rede Globo de Rádio. É neste período que surge em 2002 a Rádio Globo Minas, antiga terceira emissora própria da recém-formada rede, em substituição ao sinal da CBN Belo Horizonte que daí em diante passaria a transmitir exclusivamente em FM e mais dezenas de afiliadas espalhadas pelo país. Em 2009, a Rádio Globo e o Sistema Globo de Rádio (SGR) passam a ter uma identidade visual distinta da TV Globo, adotando um logotipo nas cores azul e amarelo, e um novo slogan, “Bota amizade nisso”.

Em 2012, com a chegada do novo diretor geral do SGR, Bruno Thys, começam a ocorrer alterações profundas na emissora. Em fevereiro de 2013, o novo diretor executivo da emissora, Claudio Henrique, inicia o processo de renovação de grade e de regionalização da programação. A regionalização é uma tentativa de retomada da liderança, já perdida para a Tupi.

Falar de Globo é citar Washington Rodrigues, Deni Menezes, Áureo Ameno, Edmo Zarife, Haroldo de Andrade, Jorge Cury, Antônio Carlos, Luiz de França, David Rangel, José Carlos Araújo, Luiz Mendes, Waldir Vieira, Roberto Figueiredo, Roberto Canázio, Waldir Amaral, Róbson Aldir, Gilson Ricardo, Osmar Santos, Loureiro Neto e tantos e tantos outros nomes históricos do rádio

A Rádio Globo deu espaço aos maiores comunicadores do rádio do país, foi líder de audiência por muitos anos mas começou a perder a partir dos anos 2000 quando a Tupi se identificou mais com o ouvinte carioca.

Haroldo de Andrade talvez tenha sido o maior nome do rádio brasileiro e sem dúvida, da emissora. Sua saída, em 2002, para dar espaço ao Padre Marcelo Rossi causou indignação e uma queda de público no horário.

Sua mudança radical em 2017 foi alvo de muitas críticas, minhas inclusive, mas nos últimos anos é uma rádio que busca se reencontrar. Não sendo a mesma de antes, o que é impossível, ao meu ver. Mas buscando uma linha popular que era a cara da Beat 98. Seu futebol, apesar da perda de Luis Penido ainda é de altíssima qualidade.

No aniversário da Rádio Globo, será que ela tem motivos para comemorar? A audiência reage. Saiu do décimo para o sétimo lugar, segundo as últimas pesquisas.

Ao mesmo tempo a história da emissora é cada vez mais pedida. O primeiro prédio não é mais aquele, o do auge, na Rua do Russel, tá sendo vendido. O atual é um belíssimo prédio com lindos estúdios. Hoje marcam a renovação da Globo no rádio mas diferente da televisão, no rádio ela fica para trás em relação a concorrência.

A Rádio Globo é história, é escola que formou milhares de profissionais e fez o rádio ser um veículo de potência e alcance.

Que nesse dia, a Globo olhe para seu passado lindo e construa um grande futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.