sábado, maio 18, 2024

Câmara do Rio aprova publicidade milionária da Prefeitura do Rio

RioCidadeCâmara do Rio aprova publicidade milionária da Prefeitura do Rio

Apesar da crise e das contas da prefeitura não estarem em ordem, ao contrário do que ela diz, as prioridades do prefeito Eduardo Paes são claras para 2022: publicidade e dinheiro público para os jornais amigos. Agora, a câmara do Rio, que na gestão Crivella queria até proibir a prefeitura de veicular anúncios, aprova um cheque em branco que parece deboche para o cidadão carioca.

Com 30 votos a favor da derrubada e 13 contra, caiu o artigo 49 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 (Lei nº 7.001/2021), que limitava em 0,01% do total das receitas orçamentárias correntes os gastos com publicidade e propaganda da Prefeitura do Rio. E que, assim, impedia o uso de mais de R$ 3 milhões para a publicidade municipal. Com isso, o prefeito Eduardo Paes poderá gastar 252 milhões de reais em publicidade em dois anos.

Enquanto acaba com o cartão alimentação, Prefeitura gastará mais de 250 milhões com publicidade em dois anos

A votação do Projeto de Lei 638/2021, ocorrida na quinta-feira, 18/11, na Câmara dos Vereadores do Rio, chegou a superar o resultado da primeira discussão, quando foram 24 votos a favor da retirada do artigo e 15 contra.

E como nenhuma das emendas apresentadas ao PL 638 foi aprovada, manteve-se o texto original proposto pelo prefeito Eduardo Paes, seu autor, seguindo, agora, a modificação da LDO para a aprovação do executivo carioca.

Jornalismo amigo

Caem também as medidas do vereador Pedro Duarte, do NOVO, que queria barrar o gasto excessivo. Nas redes sociais ele afirmou:

https://gazetario.com.br/2021/09/20/justica-suspende-licitacao-de-252-milhoes-para-publicidade-da-prefeitura-do-rio/

“Foi dado um cheque em branco para o Executivo dobrar seu gasto com propaganda, enquanto está em dívida com os cidadãos.”

A vereadora Teresa Bergher do PSDB afirmou:

” Considero absurdo, levando em conta a crise de desemprego e pobreza que vive a nossa cidade, tão bem refletido no número de pessoas que vivem em total abandono nas ruas do Rio.
Estaremos realizando uma audiência pública para discutir essa triste realidade, que cresce a cada dia, e infelizmente é invisível aos olhos de nossos governantes.”

Rio tem outras prioridades

Obras das escolas do amanhã estão abandonadas, a fila do SISREG, da saúde é grande, ultrapassa 141 mil pessoas na fila, os servidores sofrem com os descontos do pacote de maldades mas o Grupo Globo por exemplo, ganhou 1,2 milhão de apoio para um evento, o prefeito gastou dinheiro público numa viagem a Europa que não serviu para nada, a situação dos ônibus da cidade é terrível mas parece que a imprensa carioca tá dormindo. Obras anunciadas assim como toda a melhoria da cidade é prometida com o dinheiro vindo da concessão da CEDAE e não da gestão da prefeitura.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles