sábado, maio 18, 2024

Justiça suspende licitação de 252 milhões para publicidade da Prefeitura do Rio

RioGoverno Eduardo PaesJustiça suspende licitação de 252 milhões para publicidade da Prefeitura do Rio

Justiça suspendeu licitação em decisão liminar. A juíza considerou que o valor “está acima da limitação dos gastos com publicidade” previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias

Nesta quinta-feira (16/09), a 10ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro suspendeu uma licitação de R$ 252 milhões aberta pela Prefeitura do Rio para a contratação de agências de publicidade.

A proposta era gastar o valor ao longo de 24 meses em produções publicitárias para órgãos municipais, de administração direta ou indireta. O pedido de análise partiu do vereador Pedro Duarte (Novo).

“Nós apresentamos e a Câmara, felizmente, acolheu emenda nossa que limitava o gasto com publicidade no orçamento do ano que vem do Executivo“, disse Pedro Duarte.

A juíza Mônica Ribeiro Teixeira analisou o caso e entendeu que o montante proposto “está acima da limitação dos gastos com publicidade” previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias da capital fluminense.

A decisão da magistrada tem caráter liminar e cabe recurso. Ela intimou a Prefeitura e Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública, para cumprirem a medida de maneira imediata enquanto o processo transcorre.

Pedro Duarte destacou que não é hora para esse tipo de gasto: “Acontece que esse edital, sozinho, já ultrapassaria o limite! Nos restou procurar a Justiça para fazer valer a lei, fazer valer o que colocamos na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Convenhamos, não é hora para se gastar tanto com publicidade, temos outras prioridades”.

Paes quis mudar a lei para aumentar gasto

Paes está tentando modificar uma lei —que ele próprio sancionou em julho— para poder gastar esse valor de R $ 126 milhões, com base na lei. É o que informa o jornalista Ruben Berta, em matéria do UOL.

A pedra no sapato é a emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que configurou um teto de R $ 3 milhões para as despesas com propaganda em 2022.

Nos R $ 3 milhões registrados pela lei em vigor, não é levada em conta a publicidade relacionada a emergências, calamidade pública, doenças endêmicas, catástrofes e campanhas educativas.

Ainda assim, o prefeito adicionou à Câmara Municipal, no fim de agosto, um projeto de lei para derrubar o limite que ele mesmo havia sancionado na LDO. A proposta ainda não foi analisada pela Casa.

Ainda segundo a reportagem,

últimos dez anos, apenas em 2014 (R $ 132 milhões) e 2015 (R $ 176 milhões), a prefeitura gastou mais com propaganda do que pretende para o ano que vem (os valores foram corrigidos pelo IPCA).

Em 2014 e 2015, o prefeito também era Eduardo Paes, e o Rio vivia a euforia dos anos que antecederam as Olimpíadas de 2016. Nos quatro anos da gestão Crivella —entre 2017 e 2020—, o maior gasto foi em 2019 (R $ 79 milhões )

A prefeitura afirmou que os R $ 126 milhões que quer utilizar em 2022 “estão de acordo com a necessidade de comunicação da cidade do Rio de Janeiro”.

Em mensagem enviada à Câmara para pedir a aprovação da derrubada do limite, Paes relacionou a publicidade com “o princípio democrático que possibilita o exercício do controle social sobre os atos do Poder Público”.

O Rio tem outras prioridades….

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