Nova fase de vacinação da Covid no Rio abrange profissionais de saúde com mais de 60 anos

0
30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

A Prefeitura do Rio anunciou uma nova fase da vacinação. Ela agora vacina atualmente profissionais de saúde com 60 anos ou mais, com a devida comprovação, que atuam na cidade nas redes pública e privada nas seguintes categorias:

assistentes sociais;
biólogos;
biomédicos;
enfermeiros;
farmacêuticos;
fisioterapeutas;
fonoaudiólogos;
funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados;
médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares;
médicos;
nutricionistas;
odontólogos;
profissionais de educação física;
psicólogos;
terapeutas ocupacionais.

O grupo da nova fase de vacinação soma cerca de 66 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Desde quarta-feira (27), estão sendo usadas tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford/AstraZeneca. O vacinado receberá a dose que for oferecida, não podendo escolher.

Até o dia 3 de fevereiro, esses profissionais deverão procurar uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar a vacina.

Descarte de doses no Rio

Funcionários de uma Clínica da Família localizada na Zona Oeste do Rio denunciaram ao Jornal O DIA que ao menos cinco doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão descartadas nesta quarta-feira por falta de uso e outras doses podem ficar inutilizadas nos dias correntes. O motivo é a ausência de público para a vacinação, já que apenas profissionais de saúde com 60 anos ou mais podem ser vacinados com o imunizante britânico neste momento.
Cada frasco do imunizante do Reino Unido é capaz de vacinar até dez pessoas. Uma vez aberto, o material precisa ser usado em até seis horas ou perde a validade. Um profissional, que preferiu não se identificar, relatou que, até às 13h20 desta quarta-feira, apenas cinco pessoas tinham ido à unidade de saúde para serem vacinadas. Para complementar o uso deste único frasco da vacina, outras cinco pessoas precisariam comparecer ao local.

“Está todo mundo revoltado aqui. Nossa orientação é para não dar a dose para o próximo da fila, que seriam os idosos que não são profissionais da saúde. Recebemos a ordem de jogar fora”, disse o funcionário da clínica.

A Secretaria municipal de saúde respondeu a matéria dizendo que: “a recomendação é de que as unidades se programem para utilizar todas as doses do frasco no período orientado pela fabricante. Neste primeiro dia de vacinação, todas as unidades receberam centenas de pacientes desde o início da manhã, não tendo motivos para a não utilização das doses até o final dos frascos.”

A pasta relatou ainda que “ao final do dia, pode acontecer de haver um número menor de pacientes na unidade e sobrar algumas doses no frasco. Neste caso, para evitar desperdício, está excepcionalmente indicada a aplicação em outros profissionais da própria unidade, mas essa situação deve ser realizada sob supervisão, para garantir que de fato se tratem de doses excedentes à demanda do dia. Com a altíssima procura neste primeiro dia de vacinação dos profissionais de saúde com 60 anos ou mais, não houve relato de desperdício de doses por este motivo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.