Por mais 101 anos de Laranjeiras, por Victor Medeiros

0

101 anos de história! O estádio do nascimento do Fluminense Football Club e da Seleção brasileira, chega ao seu centésimo primeiro aniversário, com o desafio de salvaguardar a história do futebol às futuras gerações e reverter o abandono e o desprezo de diretorias amadoras, a fim de auxiliar na recuperação financeira do clube e, pela renovação, voltar a ser a legítima casa do Fluminense.

Nas palavras de Nelson Rodrigues, o saudoso Profeta Tricolor: “Nas Laranjeiras não se dá um passo sem pisar em uma glória”. A afirmativa ressalta, não se trata de um lugar comum, é a história contida, física e espiritual, local que se deve saber: neste local nasceu o futebol brasileiro, neste espaço foi ensinado aos brasileiros o amor pelo esporte. O Estádio de Laranjeiras, além de sua importância histórica, é o coração do mais belo clube do mundo! Nas palavras de Jules Rimet, o criador da Copa do Mundo e, tendo seu nome imortalizado na taça da copa do mundo de 1930 até 1970, da qual a Seleção brasileiras por três vezes conquistou e ergueu, nas copas de 1958, 1962 e 1970, disse na ocasião da entrega da Taça Olímpica em 1949, a maior honraria e reconhecimento de trabalho pelo esporte: “O Fluminense é a organização esportiva mais perfeita do mundo”. Por isso, Laranjeiras como local de máxima importância histórica para o esporte no Brasil, é depósito da essência do que é o Fluminense Football Club, o precursor. Onde se reverencia uma linda epopéia que se entrelaça à história do início da trajetória esportiva, social e cultural do futebol do nosso Brasil. Local onde a alma se esgarça de orgulho e transforma o coração pulsante, pelo sangue do encarnado, em paixão e tradição de gerações tricolores, que marcam a trajetória do país Pentacampeão do mundo de futebol.

Em 1961, o mais duro golpe: sangrou o Fluminense para pulsar a cidade do Rio de Janeiro. Com a demolição de parte do estádio para duplicação da Rua Pinheiro Machado, foi proporcionado à cidade uma interligação entre as zonas norte, sul e centro, pelo Túnel Santa Bárbara. Com o ganho de importância do Maracanã, tornando-se palco dos quatro grandes clubes do Rio e, com seus deslumbrantes números de público, o velho estádio foi sendo submetido a um processo acelerado de deterioração e abandono, perdendo seu protagonismo e atenção de outrora. Em 1970 enfim, cessou sua utilização e somente voltou a jogar uma partida oficial em 1986, sendo fechado novamente em 2003, visivelmente em desacordo com as exigências das normas de segurança e estatuto do torcedor, lei então promulgada.

Com os seguidos prejuízos no Novo Maracanã, por conta dos baixos públicos, que passou a ser custeado pelos clubes e insustentável para a grande maioria dos jogos, de baixa demanda, cresce o apelo em prol da revitalização do centenário estádio, a se tornar um espaço próprio, como alternativa potencial para novas receitas. A imensa maioria da torcida se manifesta a favor da modernização e cada vez mais se conscientiza que a reforma do estádio, junto a parceiros e sem comprometimento dos recursos do clube, poderá atrair interesse de novos investimentos e patrocínios, novos sócios torcedores e atenção midiática, pela importância histórica. Poderá transformar o espaço em mais um ponto turístico do Rio, com loja, bares, um museu ampliado, em pleno caminho ao Cristo Redentor, com total facilidade de acesso, mesmo que ainda venha a necessitar do Maracanã para jogos de grande apelo de público e em eventuais fases finais de competições de mata-mata. Laranjeiras poderá atender considerável parcela de jogos na temporada.

Acima de tudo, Laranjeiras revitalizada voltará a ser palco, a ser utilizado no que o destino sempre lhe reservou e apontou, novamente um estádio de futebol, transformando partidas comuns em uma atmosfera diferente e grandiosa, em um caldeirão que fará diferença em campo e auxiliará no retorno ao protagonismo. Somos o clube que fundou o futebol no Brasil. Nós somos a História!

#laranjeiras101anos #voltalaranjeiras

Victor Medeiros é tricolor de coração, apaixonado pela história do clube das três cores que traduzem tradição e pelo solo sagrado de Laranjeiras, onde foram protagonizados os principais acontecimentos que marcaram a essência do ser Fluminense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.