Moro desconvida Ilona Szabó para conselho após críticas e ataques da militância bolsonarista

0

Sergio Moro recuou na nomeação de Ilona Szabó para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Após uma série de críticas e ofensas da militância Bolsonarista, Moro recuou e desconvidou Ilana.

Em nota, Moro pede “escusas” à ativista e explica que a indicação teve “repercussão negativa entre alguns segmentos”.

Leia a íntegra:

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou Ilona Szabó, do Instituto Igarapé, como um dos vinte e seis componentes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão consultivo do Ministério. A escolha foi motivada pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé. Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o Ministério respeitosamente apresenta escusas.”

Quem é Ilona Szabó?

Cientista política, Ilona Szabó tem mestrado em estudos de conflito e paz pela Universidade de Uppsala (Suécia) e é especialista em redução da violência e política de drogas.

Fundadora do Instituto Igarapé, que se dedica a estudar e a elaborar propostas de políticas públicas para a redução da violência, Ilona Szabó atuou na ONG Viva Rio e foi uma das coordenadoras da campanha nacional de desarmamento.

Em nota divulgada após a revogação da nomeação, Ilona Szabó afirmou que “ganha a polarização” e que “a pluralidade é derrotada”.

Ela disse lamentar não poder assumir o mandato “devido à ação extremada de grupos minoritários” e afirmou que continuará aberta a contribuir com “interlocutores comprometidos com políticas públicas baseadas em evidências”.

Leia a nota divulgada por Ilona Szabó:

“Ganha a polarização. A pluralidade é derrotada.

Agradeço o convite do Ministro Sergio Moro para compor o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), e lamento não poder assumir o mandato devido à ação extremada de grupos minoritários. O país precisa superar a intolerância para atingir nossos objetivos comuns na construção de um país mais justo e seguro.

O Instituto Igarapé desde sua fundação trabalha de forma independente e em parceria com as instituições de segurança pública e justiça criminal no Brasil e em diversos países do mundo. Continuaremos abertos a contribuir com interlocutores comprometidos com políticas públicas baseadas em evidências. O Brasil, mais que nunca, precisa do diálogo democrático, respeitoso e plural”

OPINIÃO

Vitória da polarização e da militância radical Bolsonarista, que ataca qualquer coisa que seja contra seus princípios. Ofendem jornalistas com matérias críticas ao governo, culpam a imprensa por tudo e agora na nomeação de uma pessoa que pelo seu currículo mostrava se habilitada para o cargo, acontece isso. O recuo de Moro é significativo e o governo mostra que ao invés de pacificar, quer continuar alimentando a guerra política no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.