domingo, maio 19, 2024

Renan Portela: Bispo Arnaldo, autoritarismo e politicamente correto!

BLOG DO LEORenan Portela: Bispo Arnaldo, autoritarismo e politicamente correto!

As tentativas, e as censuras consumadas ao BISPO ARNALDO, personagem humorístico satirizado interpretado pelo ator Arnaldo Taveira, empreitadas por políticos, são um absurdo, um atentato a liberdade artística e de expressão, que demonstram um nível grotesco do autoritarismo mais sacana.

As apresentações do ator foram censuradas ou foram atacadas por censores em lugares, entre outros, como Araruama, São Pedro da Aldeia e Macaé.

Em Macaé, a apresentação teve que ser transferida do Teatro Municipal para um Hotel. Em que mundo isso faz algum sentido? Se é para existir um Teatro Municipal, entende-se que esse teatro deva atender a população em sua diversidade, ou seja, servir ao público. Quando um Teatro público é tomado pela seletividade moral de algum setor, ele deixa de fazer sentido no atendimento ao público que queria consumir o espetáculo num espaço em que ele também financia, sendo “privatizado” por esse setor. Seria quase como um hospital do SUS começar a se negar a atender um grupo social X por intervenção de alguns porcos burocratas!

Acho ótimo que um Hotel, no âmbito da iniciativa privada, tenha aberto as portas para a apresentação, consequentemente permitindo ao público consumir a arte que bem entender, respeitando obviamente coisas básicas como Classificação Etária. Minhas saudações ao Hotel Gran Nobile! Entretanto, como alguém que adquiriu o costume de frequentar o Teatro de Macaé, cidade vizinha da que moro hoje, sinto-me triste em constatar que o Teatro da cidade deixou de ser público!

Até quando vamos permitir que burocratas e grupos de interesse determinem o que é permitido, atacando direitos e liberdades individuais, até mesmo em coisas tão pequenas? Você tem todo o direito de achar o personagem uma porcaria, de considerar desrespeitoso com suas crenças, ou o que mais for, mas se você concorda que pessoas que não te obrigam a assistir o espetáculo, devem ser proibidas de assisti-lo, devo dizer que você precisa ter cuidado, porque hoje você pode estar ao lado do censor, mas amanhã o censor pode estar contra você! A Liberdade de Expressão só faz sentido porque ela permite que o Poder não possa determinar o que pode e o que não pode ser pensado e compartilhado em público.

Como alguém que é absolutamente contrário ao politicamente correto, que nada mais é do que uma censura com máscara humanitária, devo constatar que a hipocrisia exposta nesse caso é de saltar aos olhos. Tenho muitas características conservadoras, nem de muito longe posso ser considerado alguém de esquerda, mas sei, porque é óbvio, que as camadas conservadoras-religiosas foram as responsáveis por perseguir o humorístico.

Não são vocês que revidam os ataques de Politicamente Correto quando são orquestrados pela galera mais de esquerda e progressista? Não são vocês (e nessa me incluo) que consideram essa geração uma geração ofendidinha, que consideram a maioria das problematizações e chiliques onde tudo é Machismo, Racismo, Homofobia, Gordofobia, etc, um bando de “mimimi”? Nessas horas a Liberdade de Expressão vale e quem quer te censurar é autoritário né? Será que vocês não entendem o quanto trabalham com a mesma hipocrisia e autoritarismo? Afinal, vocês são contra o Politicamente Correto, ou como todo Politicamente Correto, só querem ter o poder em suas mãos para determinar o que é o sagrado e o que é profano?

Está cada vez mais difícil encontrar coerência no debate público, e isso definitivamente não é uma questão de vertente ideológica!

Bispo Arnaldo possui meio milhão de seguidores só no Facebook e uma cacetada monstruosa de visualizações no Youtube. Sinto muito que um ator fazendo seu trabalho tenha que lidar com esses imprevistos, porém, sei que isso não vai abalar sua carreira, pelo contrário. Espero que ele jamais se deixe intimidar. As pessoas que atacam o espetáculo e tentam censura-lo, nada mais fazem do que dar mais visibilidade e publicidade ao espetáculo, porque essa tática, além de autoritária, é burra!

Quanto aos políticos que usaram de seu poder para se portarem como os paladinos da verdade e da moral universal, podadores da liberdade como seres superiores que julgam que sabem o que é bom para os outros, deixo claro com todas as letras que vocês são uns vermes que me envergonham não merecendo nenhuma compostura do meu respeito! Vocês que se acham moralmente elevados, costumam ter o disparate de se apresentarem como intelectualmente frágeis!

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles