domingo, maio 19, 2024

Renan Portela: Aos meus amigos que defendem Lula

BLOG DO LEORenan Portela: Aos meus amigos que defendem Lula

Se você defende o Lula, esse texto também serve pra você, mas creio que esse meu texto, de maneira bem pessoal, trará sentimentos compartilhados por muitos que não entendem seus amigos de redes sociais que ainda defendem o ex- presidente.

Pessoas com quem estudo, estudei, trabalhei, professores, parentes de amigos, enfim, perfis bastante variados. As vezes me parece ser algo bem meio a meio. Em outras vezes parece que só me aparece defesas do Barba, algo compreensível até, se considero alguns aspectos do ambiente universitário, por exemplo. Felizmente não costumo moldar minha visão de mundo por nenhuma predominância de bando ao qual me vejo inserido. Nem sempre é fácil se manter coerente e fugir dos dogmas que se apresentam pra você como populares, mas definitivamente não faço questão de agradá-los, o que não significa que não gosto de vocês. Alguns são mais ativos nessa defesa, outros só compartilham uma coisa ou outra e outros juram que não defendem Lula, mas fazem de tudo para provar o contrário.

Tenho menos amigos no Facebook do que poderia ter. Dizer isso não é arrogância, até porque é fácil demais ter números no Facebook. Nem se precisa ter peitos e decotes generosos pra isso, acredite! Mas certa seletividade tem suas vantagens! Não costumo aceitar as pessoas meio ou completamente aleatórias que me adicionam, não saio adicionando todo mundo que já vi a cara e costumo fazer algumas limpas frequentes. O fato é que Lula, embora seja muito difícil conseguir compreender vocês, não será um motivo que me fará detestá-los ou exclui-los de minha vida, porque vocês são mais do que isso.

Se eu só os fosse considerar dignos por conta do que vocês pensam sobre o Lula, certamente consideraria todos vocês uns estúpidos por completo, como talvez alguns me consideram, mas Lula não é o Sol e nem representa a amplitude de características da vida. Até porque não seria coerente de minha parte valorizar Lula tanto quanto ou mais do que uma barata! Nem considero que todos que apoiaram facínoras no decorrer da história eram necessariamente um espelho de quem apoiavam. Muitas variáveis psicológicas podem ser levantadas nesses casos. Acontece que não são poucas as pessoas que vejo defender Lula quando acesso o Facebook e que são pessoas que gosto, admiro e respeito. Alguns nem sabem o quanto! Isso não é meio louco? Tenho aqui professores, por exemplo, que estão militando indignados ao oposto do que penso, mas que mesmo assim vejo como pessoas geniais em inúmeros aspectos e são pessoas que gosto muito, com toda sinceridade.

Dentro disso tudo, algumas coisas, confesso que me assustam. Algumas incoerências e argumentos que fogem da realidade me deixam num campo de reflexão constante entre a passionalidade e a razão quando se trata de politica. Vi inúmeras vezes no dia de hoje, postagens que questionam a condenação de Lula comparando-o com outros políticos que não foram condenados, ignorando completamente o fato de que esses políticos respondem a outras pessoas por conta do Foro Privilegiado, algo que raramente é citado quando esse tipo de argumento aparece. Vocês estão indignados sobre o porquê do sal não ser doce como o açúcar, entende? Muitas vezes compartilhando fotos de teorias da conspiração dignas de “Celebridades Reptilianas”, outras vezes pegando um fato e distorcendo-o com a narrativa que melhor convém.

Sério que depois de tanto tempo as pessoas ainda não descobriram as diferenças básicas entre o que pode ser feito com Lula hoje e o que pode ser feito com Aécios, Temers e afins? Não perceberam que não foi só o Lula e gente do PT sem Foro Privilegiado que estão na cadeia? Não perceberam que ninguém saiu protestando contra a prisão deles? Jura que ainda não sabem que o Moro não pode condenar o Aécio? Será que podemos nos unir uma vez e brigar pelo fim do foro privilegiado para esses filhos da puta? Eu quero honestamente que todos esses bandidos se fodam! Fora o argumento mais estúpido de todos que é dizer ironicamente que a corrupção vai acabar ao se prender Lula, algo que ninguém acha. Mas prisão de corrupto é pra se comemorar sim, seja ele de qualquer partido! E aquele meme com a frase tosca do Ciro, chega né? Comemorar respostas referentes a corrupção do PT não significa que a pessoa só é contra a corrupção do PT. Ciro é um dos caras mais inteligentes da politica brasileira, mesmo com o viés mais inclinado pra esquerda, e populariza-lo com aquela frase digna de quinta série é praticamente uma sacanagem!

Outra coisa é dizer que Lula foi o maior presidente da história do país e que está sendo perseguido porque fez pelos pobres. Não só descarto completamente a ideia de Lula como esse grande presidente como afirmo que o que ele fez pelos pobres foi encanta-los por um lado para poder rouba-los ainda mais pelo outro. Talvez nunca ninguém tenha roubado tanto os pobres, que são os que mais acabam prejudicados por seus crimes, do que Lula. Fora que Lula sempre esteve na transa com os mais ricos em prol da manutenção de seu projeto de poder. O interesse de Lula com os pobres sempre foi a compra de votos e carisma, da mesma forma com que agia com os ricos do congresso, sendo que para os pobres sobravam migalhas. Mas digamos que sim, que Lula foi bom para o povo e que ajudou muito os pobres. Vamos além e vamos dizer que nunca antes da história do mundo alguém fez mais pelos pobres, que seja. Em que mundo eu devo aceitar que isso é motivo para alguém estar acima da lei e não pagar por seus crimes?

Quanto as provas dos crimes de Lula, já não tenho sequer minimas forças para apresentar e discutir tudo isso de novo. Não seria de meu tipo, fugir de debates civilizados e cara a cara sobre o assunto, não fugiria, mas tenho aprendido o quanto é inútil. Ter que perder (ou ganhar) um dia inteiro (literalmente) pra estudar, ver o processo buscando suspender o julgamento prévio, ver tudo de maneira bonitinha e clara e depois ver alguém comprar a ideia de que Lula é a alma mais honesta do Brasil, ou algo do tipo, é extremamente cansativo, porque é como socar a parede. É simplesmente inútil discutir com quem já comprou uma narrativa de maneira tão apaixonada e não consegue enxergar mais nada. Definitivamente eu sei que algumas pessoas só se convencerão (e olha que talvez não) dos crimes do Lula quando surgirem provas irreais, como uma confissão do próprio ou a assinatura dele em todas as situações em que está envolvido, algo que nem o bandido mais burro seria tão burro de fazer. Juro que as vezes acho que se o Lula entrar em rede nacional confessando todos os seus crimes, provavelmente uma turma gigante ainda vai cair em teorias da conspiração ao querer alertar o mundo de que Lula foi ameaçado e obrigado a confessar mentiras. Alguns dirão até que lhe falta um dedo, o que provaria que ele foi torturado.

Outra coisa que não entra na minha cabeça é o quanto tudo vale para defender Lula, incluindo buscar ou torcer pelo fim das prisões em segunda instancia, algo que o próprio PT defendeu quando ainda se considerava inalcançável pela lei e que também acabaria por beneficiar, ironicamente, os mesmos políticos de outros partidos de outros partidos que vocês tando questionam sobre os motivos de não estarem presos. Sério, estão todos tão malucos assim? No momento em que gente poderosa começa a pagar por seus crimes, vale mesmo a pena jogar tudo no ralo pra tentar salvar Lula?Alguém acha mesmo, num ápice de inocência, que Temer na conversa com Carmen Lúcia estava lutando pela manutenção da prisão em segunda instancia para ferrar Lula e só? Tudo que “todos eles” querem é a manutenção do seu Foro Privilegiado e que se dê um jeito de reverter a possibilidade de prisão em segunda instância para barrar a Lava Jato. Nessa, Temers e Aécios torciam por Lula em suas tocas. Vocês estão tão iludidos na visão de bem contra o mal envolvendo essa gente, que se calam ou acham normal que o PT, depois de todos os discursos que vocês compraram sobre golpe, já se alia com o PMDB em vários estados para as próximas eleições. Enquanto vocês defendem seus pastores, eles se aliam por seus próprios interesses num teatro de aparências que fazem de seu rebanho um bando de zumbis sem o menor senso critico. Mas tudo bem, os ministros militantes do STF (que quando estão a favor de vocês não são acusados de fazer politica na esfera jurídica, né?) farão de tudo pra derrubar a prisão em segunda instância nos próximos dias, com destaque pro Marco Aurélio Mello, podendo libertar não só o Lula como outros, facilitando também a vida de muitos que já deveriam estar fazendo as malas para ir pra cadeia. Vocês ficarão felizes né?

Tento entender que boa parte dessa defesa cega se dá pelo medo das consequências politicas e a queda vertiginosa que a esquerda promete no Brasil. Tento crer que pelo fato de vocês estarem assustados, os fins justificam os meios e Lula seria o candidato mais forte da esquerda. Não é bizarro que depois de tudo apenas o Lula se apresenta como capaz de salvar a esquerda brasileira no período eleitoral? Não é meio surreal a falta de construção de outras faces relevantes pra esquerda brasileira por conta do foco em Lula e da ideia de que ele jamais seria alcançado pela justiça? Chega a ser digno de pena que a esquerda brasileira se mostre tão despreparada e com poucas opções, então tento entender isso tudo que vejo como desespero, porque é a única maneira que consigo usar pra entender, ou sempre ficarei na dicotomia ignorância x desonestidade intelectual. Devo confessar pra vocês que gostaria que isso tudo que está acontecendo hoje, só acontecesse depois das eleições, porque duvido que Lula venceria nas urnas e essa seria a derrota mais bela de se assistir, porque seria a mais sofrida. Mas tudo bem, restará pra vocês a narrativa do Golpe, de que Lula é uma vitima e um perseguido politico, que foi impedido de concorrer porque venceria, e embora dessa vez não seja o lado perdedor que irá escrever a história, alguém ainda poderá comprar um boton com o rosto do Lula numa assembléia estudantil irrelevante de alguma faculdade daqui a 20 anos. Viu, não é o fim do mundo né? E juro que meu sorriso de canto de boca escrevendo isso é porque lembrei de alguma coisa engraçada.

Por fim, provocações de lado, não os julgarei por completo como pessoas pelo seu gosto em defesa de Lula e isso não será capaz de determinar minhas relações, porque seria pequeno demais. Ainda mais porque numa mesa de bar costumamos ser mais civilizados e me é curioso pensar, como em inúmeras outras pautas, poderíamos estar (estamos) lado a lado. Torço para que Lula jamais seja motivação para criar motivos de fato grandes para transfigurar divergências em inimigos declarados. Que nunca precise chegar nesse ponto e que a ameaça esteja sendo contida. De qualquer forma estamos vivendo um momento histórico que certamente trará consequências tamanhas que não somos capazes de dimensionar hoje. Espero, com todo o afeto que tenho por vocês que nesse ponto discordam de mim, que essas consequências, sejam quais forem, sejam benéficas para todos nós, para nossas famílias, para o país e para o futuro que não mais estaremos aqui, transitando pelas bolhas de nossas Redes Sociais.

Foto: Reuters

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles