domingo, maio 19, 2024

Facebook anuncia plano para combater notícias falsas na rede

BLOG DO LEOFacebook anuncia plano para combater notícias falsas na rede

Com informações de Facebook e El País:

Mark Zuckerberg reagiu. Embora evite o termo “notícias falsas”, preferindo falar em desinformação, o criador do Facebook se pronunciou sobre a polêmica que atinge essa rede social desde a vitória eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos. Numa postagem em tom intimista no seu mural, como se estivesse se dirigindo aos seus amigos, o empresário anunciou que o Facebook irá tomar medidas para evitar a difusão de boatos falsos.

A figura do editor de conteúdo é relativamente recente no Facebook. Em geral, eles se baseiam nas críticas da sua comunidade para dizer o que é falso ou não. Contam com ferramentas para isso, mas também é verdade que essas mentiras nunca desaparecem completamente. Por suas palavras, se deduz que o Facebook tampouco tentou completamente esses materiais. “Assim como não gostamos de matérias caça-cliques, de spam e de fraudes no feed de notícias, penalizamos esse conteúdo para que tenha muito menos chance de ser difundido.”

Uma das máximas de Zuckerberg, que se reflete em muitas de suas ações, inclusive na sua iniciativa para a erradicação de doenças, é que tudo se comporta como um sistema informático. Ele considera que qualquer processo sempre pode ser melhorado.

Leia o comunicado de Mark Zuckerberg na íntegra:

Muitos de vocês perguntaram o que estamos fazendo sobre desinformação, então eu queria dar uma atualização.
A questão é: nós levamos a desinformação a sério. Nosso objetivo é conectar as pessoas com as histórias que eles acham mais significativa, e sabemos que as pessoas querem informações precisas. Já estamos trabalhando neste problema por um longo tempo e levamos esta responsabilidade a sério. Fizemos progressos significativos, mas há mais trabalho a ser feito.

Historicamente, contamos com a nossa comunidade para nos ajudar a entender o que é falso e o que não é. Qualquer pessoa no facebook pode denunciar qualquer link como falsa, e usamos sinais de aqueles relatórios junto com uma série de outros — Como pessoas compartilhando links para sites mito-rebentando como minha avó — Para entender quais histórias podemos confiantemente classificar como Desinformação. Semelhante ao para se clicar, spam e fraudes, penalizar este conteúdo no feed de notícias, por isso, é muito menos propensos a se espalhar.

Os problemas aqui são complexas, tanto tecnicamente e filosoficamente. Nós acreditamos em dar às pessoas uma voz, que significa extraviado no lado de deixar as pessoas compartilham o que eles querem, sempre que possível. Temos de ter cuidado para não desanimar partilha de opiniões ou erroneamente restringir o conteúdo exato. Não queremos ser árbitros de verdade de nós mesmos, mas em vez de confiar em nossa comunidade e confiou em terceiros.

Enquanto a percentagem de desinformação é relativamente pequeno, temos muito mais trabalho pela frente no nosso roteiro.

  • Normalmente não partilharmos detalhes sobre o nosso trabalho em progresso, mas, dada a importância destas questões e a quantidade de interesse neste tema, quero apresentar alguns dos projetos que já temos em andamento:– detecção mais forte. A coisa mais importante que podemos fazer é melhorar a nossa capacidade para classificar a desinformação. Isso significa melhores sistemas técnicos para detectar o que as pessoas vão bandeira como falso antes de fazer isso sozinhos.– fácil denunciando. Tornando-se muito mais fácil para as pessoas relatarem histórias tão falsa vai nos ajudar a pegar mais desinformação mais rápido.

    – Verificação de terceiros. Há muitos respeitados fato verificando organizações e, enquanto tivermos estendeu para alguns, que pretende aprender com muitos mais.

    – avisos. Estamos explorando rotulagem histórias que já foi sinalizado como falso por terceiros ou nossa comunidade, e mostrando avisos quando lêem ou compartilhá-las.

    – artigos relacionados a qualidade. Estamos a elevar para histórias que aparecem em artigos relacionados abaixo links no feed de notícias.

    – perturbando economia de notícias falsas. Muita desinformação é conduzido por uma questão financeira spam. Estamos olhando para perturbar a economia com anúncios políticas como a que anunciou no início desta semana, e melhor ad fazenda detecção.

    – ouvindo. Vamos continuar a trabalhar com jornalistas e outros na indústria de notícias para obter o seu contributo, em particular, para compreender melhor o seu fato verificando sistemas e aprender com eles.

Algumas dessas ideias vai funcionar bem, e alguns não vão. Mas eu quero que você saiba que sempre levei isso a sério, nós percebemos a importância que a questão é para a nossa comunidade e estamos empenhados em ter esse direito.

 

site pensa brasil.png
O site Pensa Brasil é um dos mais mentirosos da Internet e ainda assim é verificado pelo Facebook

 

 

 

 

Nota do Léo: O Blog é um dos mais ferrenhos opositores a profusão de falsas notícias pelo Facebook, esperamos que isso realmente acabe. E logo virá uma SÉRIE DE REPORTAGENS EXCLUSIVAS SOBRE SITES DE NOTÍCIAS FALSAS COMO PENSA BRASIL, BRASIL VERDE E AMARELO, BLASTING NEWS, PLANTÃO BRASIL ENTRE OUTROS.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles