A Rádio Globo durante muitos anos foi líder absoluta de audiência no rádio do Rio de Janeiro.
Dominou o dial, mesmo com a concorrência pesada de Rádio Tupi, Manchete e Nacional durante anos.
Só que nos últimos anos a Globo foi perdendo espaço e audiência para a Tupi muito graças ao frustrante plano de nacionalizar a programação, tornando a em rede.
Só que rádio é bem diferente da televisão por ter uma linguagem mais parecida com o povo o que torna complicada uma programação que não seja regionalizada principalmente nos programas populares e no futebol.
Só que a Rádio Globo tomou uma decisão ousada. Após sucessivas mudanças de programação e direção durante anos, inclusive no próprio dial que não resultaram em uma melhora significativa, a Globo resolveu mudar tudo.
Toda a programação, objetivos e público alvo, o chamado target foram modificados. A busca agora era de um público diferente, mais jovem, mais antenado, adotar uma postura mais liberal assim como a própria TV Globo adota.
Mudaram as vinhetas, a logo, programas, tudo.
É significativa a diferença de objetivo quando você vê que o Show do Antônio Carlos e o Padre Marcelo Rossi, únicos programas que deixavam a Globo em primeiro lugar são trocados pelo Café das Seis, dos poucos conhecidos do público Fernando Ceilão e Mariliz Pereira Jorge e o Programa do Otaviano Costa num estilo semelhante ao que vemos em rádios como Jovem Pan, Transamérica e um pouco a linguagem jornalística informal da Band News.
Um outro público.
Todo o público que escutava Antônio Carlos na Globo migrou todo para a Tupi, é diferente da TV onde existe um público já habituado a Globo. No rádio o hábito é com o locutor, o comunicador.
A Rádio Globo errou ao mexer?
Sim e Não. Por que?
Existe dentro do rádio uma grande discussão sobre isso.
Sim, porque é preciso levar em conta que o público de rádio no Rio de Janeiro é diferente de São Paulo, Belo Horizonte e etc. Todos são diferentes.
O público do Rio de Janeiro na sua maioria é formado de pessoas que são remanescentes do rádio AM que ainda sobrevive. Não é um público jovem na maioria, um dos fatos que explica o grande sucesso de comunicadores como Antônio Carlos, Clóvis Monteiro, Pedro Augusto, Garotinho.
O público jovem prefere ouvir música, pra quem gosta de notícias vai ouvir Band News e CBN.
A Globo ainda não achou seu tom, o público jovem ainda não embarcou e a programação ainda peca.
Exemplo: Domingo meio dia o que você imagina ouvir? Futebol.
Por mais de quarenta anos a Globo só falou de futebol nesse horário. Criou um público totalmente acostumado com as transmissões de Waldir Amaral, Jorge Curi, José Carlos Araújo e Luiz Penido.
E o que toca agora? Música.
Complicado conseguir um novo público agora. O programa de esportes antes do futebol as 16 horas é repleto de matérias frias que poderiam ser exibidas em qualquer horário.
O Café das Seis é um bom programa, eu particularmente gosto de ouvir mas perde ainda para a concorrência em qualidade, quadros, fala do trânsito, dá as últimas notícias mas nesse sentido a própria CBN ainda é melhor, mesmo que para seu próprio público. A questão é que os apresentadores não são conhecidos do público de rádio. Mariliz é uma ótima jornalista, me lembro dela na Folha de São Paulo.
O Programa de Otaviano Costa não apresenta nada de novo em relação a outros. É um típico programa musical de rádios FM. Já disse que esse público que escutava Padre Marcelo nesse horário se sente sim órfão e um novo demora pra parar e ouvir.
Eu gosto muito do Papo de Almoço, pelas boas entrevistas especialmente as sextas com o Cláudio Manoel, mas o público mais popular as vezes prefere a Patrulha da Cidade na TUPI e o péssimo programa do Pedro Augusto.
Redação Globo é um ótimo jornal e o Pop Bola continua sendo um dos destaques, numa excelente fase.
Falta ainda uma programação que chame mais a atenção do público.
Padre Marcelo e Roberto Canázio, remanescentes da fase anterior estão quase a margem em horários ruins para a audiência que eles conseguem.
Existe até um movimento nas redes sociais para que Canázio volte para a Rádio Tupi, onde trabalhou por anos.
Mas nem tudo é ruim na emissora dos Marinho.
Existe algo muito positivo nessa mudança
Houve uma coragem e uma leitura correta de que a programação precisava ser “atualizada”. Em 2017 a programa tinha cara de anos 90, início dos anos 2000.
A Globo foi buscar no mercado soluções para uma nova forma de comunicação.
Resolver sair da concorrência com a Tupi para buscar um novo público não é fácil não.
Sinceramente acho que dará certo, e olha que escuto rádio desde criança e vejo que a Globo seguiu um rumo natural para o rádio mesmo que no momento pareça um suicídio.
É preciso paciência. Do público, dos anunciantes e da sua direção.
Com isso o público vai se acostumando, vai se maturando e a audiência vem aos poucos. Claro que somado a bons programas, com qualidade.
No rádio assim como a TV é preciso o costume. Uma hora a Globo que voltou a liderança em São Paulo, por exemplo vai retomar a audiência que outrora perdeu.
O tempo vai mostrar que foi uma inovação ou um fracasso retumbante.
Não há saída. A Tupi que hoje se equilibra na sua audiência e nos seus poucos anunciantes vive um grave momento financeiro. Ser líder não significa que sua programação seja boa. É subjetivo.
Unir qualidade e modernidade é o maior desafio da Rádio Globo hoje.
Vejo que pesou o fato de ser a Globo quem mudou. Se fosse uma outra rádio as críticas a mudança não seriam as mesmas.
A Globo tem peso, história. Toda e qualquer mudança causa grande repercussão.
A Globo escolheu um caminho que não dá pra voltar atrás.
Voltar atrás é admitir um erro ao mudar?
O jeito é seguir como está.
O processo é lento, demorado porém contínuo.
A Rádio Globo ainda vai se recuperar. Se não for agora não será tão cedo.
Se e assim que tem que ter mudanças se modernizar porque eles nao mudam a programaçao da rede globo? No horario da novela coloquem video show ou ana maria brega . Tem coisa que nao precisa mexer pra ficar bom simplismente sao bons do jeito que . Meu avo escutava a globo minha mae, eu minha filha e meu neto. E porque? Porque era bom .se eu quiser ouvir babaquice tem radio assim se eu quiser saber sobre artista vou pra internet. Ficou pessima nao ouço mais
não entendi o porque não pode voltar atras , então vc acha q quando erramos , não podemos resolver o erro? temos que continuar errando para não admitir as pessoas que erramos? orgulho? ou não mostrar que teve um erro? digno é voltarmos atras e reconhecer um erro do que continuar com ele. muito dificil se acostumar pois os ouvintes sao de decadas passado de geração a geração.
Põe o C A N A Z I O, devoluta na programação semanal que as coisas vão melhorar.
Como se acostumar com algo que não dá pra escutar! Essa é uma programação pro público que ainda vai nascer.