Morre mais uma vítima de incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso

0

Subiu para dois o número de mortos após incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. A segunda vítima, identificada apenas como uma senhora de 83 anos, estava internada com covid-19 e em estado grave no CTI Coronariano. Mais cedo, uma paciente de 42 anos, identificada como Núbia da Silva Rodrigues, morreu. Ela, que também estava internada com covid-19 e em estado grave, saiu com vida e veio a falecer a caminho do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla.

De acordo com o tenente-coronel Lauro Botto, cerca de 200 pacientes tiveram que ser removidos da enfermaria do prédio 1. Cerca de 170 foram alocados em outros prédios do próprio hospital. Outros 25, em estado mais grave, tiveram que ser transferidos para outras oito unidades hospitalares da cidade. Dos pacientes transferidos, oito estão com covid-19.

Durante o trabalho de retirada dos pacientes, alguns chegaram a ser atendidos dentro de uma borracharia que fica em frente ao hospital.

Segundo o porta-voz, é preciso que a Defesa Civil faça uma avaliação do prédio atingido para saber se ele poderá ser liberado ou se ele será interditado.

Ações da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu vagas em suas unidades de Saúde, profissionais e ambulâncias para transferências de pacientes do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), após incêndio que aconteceu na manhã de hoje, 27/10.

O Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, que nunca foi desativado, disponibilizou 64 leitos, sendo 50 de enfermaria e 14 de terapia intensiva, para pacientes transferidos. Nove ambulâncias (três básicas, duas UTI e quatro cegonha) da SMS atuam nas transferências.

Até às 17h30, 24 pacientes foram transferidos para as seguintes unidades de saúde da rede municipal: Hospital de Campanha do RioCentro, Hospital Municipal Souza Aguiar, H.M. Evandro Freire, H. M. Ronaldo Gazolla, Hospital Maternidade Fernando Magalhães, Hospital Maternidade Maria Amelia Buarque de Hollanda, Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e Centro de Emergência Regional do Leblon.

Outras remoções continuam sendo realizadas. A SMS permanece com toda a rede de assistência preparada para receber pacientes transferidos do HFB.

A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, e o subsecretário geral, Jorge Darze, estiveram no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), acompanhando as transferências e verificando necessidades dos pacientes internados na unidade. A subsecretária de Regulação, Claudia Lunardi, coordenou pessoalmente as transferências dos pacientes.

Transferências para a rede municipal 24
Hospital de Campanha: 09
Hospital Souza Aguiar: 02
Hospital Ronaldo Gazolla: 03
Hospital Evandro Freire: 02
Maternidade Fernando Magalhães: 02
Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda: 02
Hospital da Mulher Mariska Ribeiro: 01
Cer Leblon: 03

Defesa Civil Municipal

Técnicos da Defesa Civil municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), chegaram ao local por volta das 11h, logo após o acionamento do órgão, e isolaram a área do incêndio e acessos ao hospital. Os agentes também retiraram transeuntes das áreas de atuação das equipes de resgate, além de dar suporte ao trabalho dos bombeiros.

No fim da tarde, após a liberação do local pelo Corpo de Bombeiros, os técnicos da Defesa Civil municipal iniciaram a vistoria da estrutura afetada a fim de verificar se o imóvel apresenta risco estrutural em decorrência do sinistro.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal atua com 54 agentes no entorno do Hospital Federal de Bonsucesso.

Os guardas municipais atuam, desde a manhã desta terça-feira, 27, para orientar motoristas e pedestres e desobstruir a Avenida Londres, utilizada para passagem das viaturas e ambulâncias do Corpo de Bombeiros.

O esquema conta ainda com guardas motociclistas, que trabalham como batedores para auxiliar no deslocamento de ambulâncias e agilizar a transferência de pacientes para outros hospitais da rede pública de saúde.

Os agentes também orientam motoristas que passam pela Avenida Brasil, que conta com períodos de interdições para agilizar a passagem das equipes de resgate.

Centro de Operações Rio (COR)

O Centro de Operações Rio (COR) informa que, neste momento, apenas a Av Londres segue com bloqueios para ação dos Bombeiros. O trânsito é intenso. As demais vias já foram liberadas, são elas: pista lateral da Av. Brasil, no sentido Centro, Av. Paris e Av. Roma.

Pela manhã, o COR solicitou o auxílio de agentes de trânsito da GM e da CET-Rio, além de alertar Rioluz e Comlurb para o local do incêndio.

CET-RIO

Desde o princípio do incêndio no HFB, a CET- Rio está atuando com efetivo de supervisores, reboques, operadores de trânsito em motos e viaturas.

No momento, somente a Avenida Londres permanece fechada.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.