Conheça as propostas de Cyro Garcia para a Prefeitura do Rio

1

Cyro Garcia é o segundo entrevistado pelo BLOG da série com os candidatos a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Nascido em Manhumirim no interior de Minas Gerais em 26 de outubro de 1954, Cyro é um ex-bancário e é membro do PSTU desde a sua fundação, em 1994. Fundou e dirigiu o PT e a CUT na década de 1980, presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio e foi deputado federal em 1993, por 10 meses, já que era suplente de Jamil Haddad.

Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Posteriormente, formou-se, também em Mestre e Doutor em História pela UFF.

Expulso do PT, rompeu com a CUT e fundou o PSTU em 1994.

Já se candidatou a Prefeito em 1996, 2000 e 2012 sendo a de 2016 a sua quarta candidatura. Ao Governo do Estado já se candidatou em 1998, 2002 e em 2010 e para Vereador em 2008.

Cyro responde para o BLOG todas as perguntas.

Confira a entrevista:

Cyro Garcia - Globo.jpg

SEGURANÇA PÚBLICA

1 – Sabemos que a Polícia Militar é de responsabilidade do Governo Estadual. De que forma o Município poderá agir em parceria com o governo ou sem parceria para diminuir os índices de violência na cidade?

O problema da violência se combate principalmente através da geração de empregos e investimento em serviços públicos essenciais como saúde e educação. Junto a isso, defendemos a descriminalização dos usuários e a legalização das drogas.

2 – Como vai trabalhar a Guarda Municipal?

A Guarda Municipal deve perder seu caráter militar e seus comandantes devem ser eleitos pela população. Só assim a GM perderá seu caráter repressivo e defenderá a vida dos trabalhadores.

3 – O senhor pretende armar a GM ? Por quê?

Não. Jamais. O armamento da GM irá gerar o aumento da violência em nossa cidade, principalmente contra os camelôs, que são trabalhadores desempregados, que tentam ganhar a vida nas ruas, e são diariamente perseguidos e espancados pela Guarda.

4 – O senhor defende a liberação do porte de arma? Essa é uma medida que pode reduzir a criminalidade? Que outras medidas podem ser adotadas pela prefeitura nesse sentido?

Sim. Defendo a liberação do porte de armas, porque os trabalhadores devem ter o direito de se defender. A polícia é armada, as milícias são armadas, os grandes empresários têm seguranças armados, os fazendeiros são armados… Por que apenas os trabalhadores não são armados? Queremos quebrar o monopólio de armas do Estado.

5- Qual a sua principal proposta na área da segurança? A partir de quando pretende implementa-la e quanto será investido?

Democratizar a Guarda Municipal através da eleição de seus representantes. Não achamos correto investir em repressão. Pretendo implementar esse projeto desde o primeiro dia.

6 – As parcerias com a iniciativa privada nos programas como “Operação Segurança Presente” em locais como a Lapa, Aterro, Lagoa, Centro vão continuar?

Um completo absurdo transformar a segurança pública em mercadoria. As pessoas não poderiam pagar por um serviço público.

6A- Há alguma ideia para ajudar o Estado na recuperação dos presidiários na sua reinserção a sociedade, visto que alguns não conseguem trabalho após estarem na cadeia e consequentemente voltam ao crime?

Sim. Os presídios deveriam ser instituições de reeducação dos criminosos e não uma escola do crime.

TRANSPORTES

7 – A passagem de ônibus hoje na cidade do Rio de Janeiro custa 3,80. Acima da inflação e considerado irregular pelo Tribunal de contas do município.
Como vc vai trabalhar o preço da passagem de ônibus? 3,80 é um valor considerado justo?

Valor absurdo! Um verdadeiro roubo por um serviço de péssima qualidade. Vamos acabar com a farra da máfia das empresas de ônibus. Iremos estatizar o transporte rodoviário para lançar a tarifa zero imediata para desempregados e estudantes, e em seguida estender esse direito a toda população.

8 – Prometeu se que 100% da frota de ônibus até o fim desse ano teria ar-condicionado. Hoje esse número não chega a 60%. Você vai cumprir essa medida? Até quando? Quanto custará?

Sim, claro. As pessoas devem ser transportadas com dignidade e conforto. Quem mais sofre com os ônibus superlotados são as mulheres, que são violentadas e até estupradas. Ainda não sabemos quanto custará. Faremos um estudo orçamentário a partir do momento em que abrirmos as contas da prefeitura.

9- Sabemos que cerca de 25% das empresas de ônibus em sua maioria são comandadas por Jacob Barata, um homem que segundo investigações tem conta secreta na Suíça de mais de 270 milhões, além de relações estreitas com o atual prefeito Eduardo Paes. Até quando o sistema de ônibus será monopolizado por esse senhor?

Em nosso projeto de prefeitura dos trabalhadores, Jacob Barata estaria preso atrás das grades.

10 – Como você pretende gerir o sistema de ônibus na cidade?

Rompimento do contrato com todas as empresas privadas; sistema de ônibus 100% estatal, rumo à tarifa zero para toda população.

11 – A racionalização das linhas de ônibus será mantida ou modificada? Como vc vê esse projeto?

Será modificada imediatamente. Esse projeto atual é racista. Visa impedir que a população negra e pobre chega a Zona Sul principalmente nos finais de semana.

12- Como você vai trabalhar o BRT? Haverão novos corredores?

Provavelmente sim. Precisamos de uma cidade interligada, onde os trabalhadores tenham facilidade em se deslocar.

13- Mesmo após a Olimpíada, as obras do VLT ainda continuam, inclusive causando um certo transtorno as pessoas que circulam diariamente pelo Centro, especialmente em torno da Central do Brasil. O VLT será expandido? O que você pretende fazer com o VLT?

O VLT é mais uma jogada de marketing do que um projeto de deslocamento da população do centro do Rio. Foi uma obra que encheu o bolso dos empreiteiros e serviu para os turistas terem uma impressão positiva do Rio. Vamos estudar uma forma do VLT de fato auxiliar no transporte das pessoas no Centro do Rio.

14 – Sobre o preço dos pedágios da Linha Amarela e da Transolímpica, muitos motoristas reclamam que está muito caro. Você concorda com isso e como pretende trabalhar essa questão? O contrato será reanalisado? Pode se trabalhar com a possibilidade de uma isenção de pedágio no período de duas horas?

Vamos abolir por completo esse assalto. Os contratos serão rompidos. As pessoas deveriam ter de fato o direito de ir e vir. Mas infelizmente hoje em dia esse direito é transformado em mercadoria que só serve para encher o bolso das concessionárias.

15 – Qual a sua opinião sobre o Uber ? Será regulamentado?

A empresa Uber não pode seguir enviando todo o seu lucro para o exterior. O conflito entre motoristas de Uber e taxistas deve acabar, porque são todos trabalhadores. Iremos quebrar o monopólio das cooperativas de táxis e distribuir as autonomias para todos os motoristas.

CsPFXcKXYAAmHzu.jpg

SAÚDE

16 – Qual o seu grande projeto na área da saúde?

Saúde 100% pública, gratuita e garantida pela prefeitura.

17 – O que o senhor pretende fazer com os Hospitais Rocha Faria e Albert Schweitzer que pertenciam à rede estadual e o município assumiu este ano?

Investir fortemente para atender as demandas da população.

18 – O sistema de Organizações Sociais que administram algumas unidades de atendimento vai continuar? Pretende também dar continuidade ao programa “Clínica de Família” ou criar um novo modelo?

Vamos acabar com a farra das OSs e expulsar essas empresas privadas que lucram uma enormidade e oferecem um serviço de péssima qualidade. A Clínica da Família deve ser remodelado.

19 – O que será feito para que o Rio não enfrente uma epidemia de zika ou chikungunya no próximo verão? Explique, por favor.

Teremos uma política de prevenção em cada domicílio mas apenas isso não basta. Vamos investir na rede de esgoto e saneamento básico. A epidemia de Zika e Chikungunya está diretamente relacionada à pobreza.

20 – Nas contratações, o que seria prioridade: O regime estatutário ou usaria a RioSaúde que contrata via CLT?

Sem dúvida regime estatutário. Vamos ter uma política de valorização do servidor público e ampliar os seus direitos.

21 – É possível um plano de cargos e salários que seja atrativo na área da saúde? É viável? Como seria feito?

Claro! É mais do que necessário um plano de cargos e salário dignos. Pretendo construi-lo junto aos profissionais da saúde e suas entidades representativas.

22 – Qual a sua opinião sobre as terceirizações e os cargos comisssionados na Saúde e na Educação?

Um escândalo! Vamos extinguir as terceirizações e os cargos comissionados. Pretendemos incorporar os funcionários terceirizados ao regime estatutário.

EDUCAÇÃO

23 – Qual é o seu projeto na área da educação? Como será feito?

Escola em tempo integral de verdade, valorização profissional e reajuste salarial. Vamos construir um projeto de educação juntos aos educadores que vivem no dia a dia o drama da educação pública municipal.

24 – A meta da atual gestão era chegar em 2016 com 35% dos alunos de 1º ao 9º em regime de ensino integral. O senhor pretende ampliar essa projeção? Como?

Sim, com certeza. Faremos a ampliação através de investimento orçamentário da educação.

25 – Como você vê o projeto das Escolas do Amanhã?

As Escolas do Amanhã são vitrines vazias do atual prefeito. Faltam profissionais e até alunos! No Complexo da Maré foram construídas em beira de estrada para mostrar serviço, mas infelizmente não passam de uma obra marketeira do Eduardo Paes.

26 – Será mantida uma política regular de concursos públicos principalmente para os Professores?

Iremos ampliar muito os concursos públicos para professores e todos os profissionais de educação. A valorização do servidor é chave para a qualidade da educação.

27 – Como será o seu diálogo com o SEPE?

Teremos muito mais que um diálogo. Queremos fazer um projeto de educação junto aos profissionais que atuam na área e junto ao Sepe também. O Sepe, apesar das limitações de sua direção, é uma entidade histórica, protagonistas de lutas importantes, como a greve de 2013 contra Eduardo Paes e Cláudia Costin.

28 – Como será feito o Plano de cargos e salários da Educação?

Como já respondi anteriormente, junto aos profissionais de educação. São eles que devem governar a escola e a educação. São eles que conhecem de fato o que se passa dentro da escola.

29 – A Rede será ampliada?

Sim. Nenhuma criança fora escola.

Cyro Garcia, PSTU.jpg

GESTÃO E FINANÇAS

30 – Qual a sua avaliação sobre a situação atual da prefeitura?

Provavelmente passará pela mesma crise que passa hoje o estado.

31 – Na campanha de 2014, o PMDB mentiu ao dizer que as finanças do Estado estavam uma maravilha. E o governador em exercício, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade pública e deve declarar falência nos próximos dias. Pode acontecer o mesmo no município?

Sim. Trata-se de uma crise econômica nacional e mundial. Eles querem salvar o lucro dos grandes empresários jogando a crise nas costas do povo trabalhador.

32 – Qual será o foco da sua gestão?

Romper com a Lei de Responsabilidade Fiscal para investir em direitos sociais.

33 – A máquina pública será enxugada?

Será enxugada dos parasitas que ali vivem. Nada será privatizado.

34 – Qual a sua avaliação sobre a saúde financeira do município? O que deve ser feito?

Estão segurando a crise para depois das eleições. Em breve a verdade virá à tona. Como disse anteriormente, iremos romper a Lei de Responsabilidade Fiscal e criar a Lei de Responsabilidade Social.

35 – O senhor pretende aumentar algum tributo municipal caso seja eleito? Qual e por quê?

Iremos aumentar o tributo sobre os grandes empresários. No Brasil quem paga imposto é pobre. Vamos inverter essa lógica perversa.

36 – Como estimular a geração de empregos e o empreendedorismo na nossa cidade?
O senhor tem conhecimento da situação da Previ-Rio? Há o risco dos salários do município não serem pagos em dia, como ocorre no Estado?

Vamos criar emprego através de um plano municipal de obras públicas para reabsorver a mão de obra demitida dos estaleiros e do Comperj, por exemplo. Vamos realizar concurso público para saúde e educação. A Previ-Rio deve ser reestruturada e jamais atrasaremos o salário dos servidores um dia sequer. Deixaremos de pagar os banqueiros, mas nunca os trabalhadores.

37 – A atual gestão adotou em vários setores as Parcerias Público Privadas (PPPs) e concessões. Pretende manter esses modelos?

Claro que não. As PPPs são um mecanismo de transferir dinheiro público para as empresas privadas. Ou seja, é um roubo legalizado.

38 – Qual é o tamanho do secretariado que você pretende montar? Pretende reduzir o atual efetivo? E qual será o critério de escolha para os gestores das pastas?

Ainda não discutimos a questão do secretariado, mas podemos adiantar os gestores das pastas serão os trabalhadores que atuam na saúde, educação, transportes etc.

39 – Quais são os seus planos para os servidores públicos?

Valorização imediata. São eles que sustentam heroicamente os serviços públicos, apesar dos ataques permanentes da prefeitura.

40 – Com a falência do Estado, a prefeitura tem assumido o Restaurante Popular, as bibliotecas, algumas unidades de saúde ate dezembro. O que pensa o candidato sobre isso? Continuará arcando com as contas do Estado?

Vamos arcar com as demandas que atendam aos interesses da população trabalhadora.

TURISMO

41 -Quais são os seus planos para manter a rede hoteleira com bons números após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos?

A prefeitura deve estar preocupada com o lazer, esporte e cultura da população. Não com o lucro da rede hoteleira.

CARNAVAL

42 – Como dar mais força e incentivo ao Carnaval da Intendente Magalhães?

Investimento com verba pública.

43 – Quais os seus projetos para a administração do Carnaval?

O carnaval atual está privatizado. Vamos fazer um carnaval público, democrático e popular. Vamos investir verba pública no carnaval e romper os contratos com as empresas privadas que lucram com a festa popular.

OLIMPÍADA

44 – A prefeitura é responsável pelos equipamentos erguidos no Parque Olímpico. O senhor pretende manter os atuais planos, de entregar o espaço à iniciativa privada, ou adotar outro modelo?

Entregar para a iniciativa privada é um crime e um roubo. A prefeitura investiu verba pública nas olimpíadas e agora quer entregar a iniciativa privada? Esse será o legado olímpico? Não faz o menor sentido.

OUTROS

45 – A Quinta da Boa Vista, O Jardim Zoológico, O Campo de Santana e o Campo de São Cristóvão estão abandonados pelo poder público. Lagos sujos ou secos, animais em estado não muito bom sem falar dos constantes assaltos. O Zoológico estava fechado há pouco tempo atrás.
O que será feito nesses locais? Quando e quanto de investimento terá da Prefeitura?

Não iremos privatizar nenhum desses locais como pretende o PMDB. Pelo contrário, vamos investir verba pública para garantir a revitalização desses locais e levar cultura e lazer para a população pobre.

46 – Pensa em agir na limpeza das lagoas de Jacarepaguá?

Sim, com certeza.

47 – A Prefeitura reformou o antigo Jardim Zoológico na entrada do Morro dos Macacos, e criou ali a Vila Olímpica de Vila Isabel. Porém há sinais de abandono, como o lago seco e sujo e um dos campos de futebol que não teve a sua construção concluída tendo ali apenas mato e ferro.
A obra será concluída ?

Sim. Essas obras devem ser concluídas urgentemente.

48 – A parte atrás da Central do Brasil próximo a Gamboa se encontra em quase abandono na área próxima a região do VLT. Tráfico de Drogas, Prostituição, uso de drogas contantes numa região muito carente.
O que será feito de concreto nessa área abandonada pelo poder público?

Pobreza se combate com emprego e acesso aos direitos sociais.

49 – As favelas do Rio, ricas em cultura, empreendedorismo e muitas outras coisas ainda são um território de muito abandono por parte do poder público. Saneamento básico, falta de uma boa base nas escolas, postos de saúde minúsculos as vezes que não atendem a demanda da comunidade, sem falar em problemas como luz, água e esgoto.
Os políticos vêm sempre as favelas na época de campanha, mas pouco se faz após a eleição. Quero saber. O que o poder público pode e vai fazer pelas favelas do Rio de Janeiro?

A população das favelas só encontra bala perdida, repressão das UPPs e abandono. Muitos vivem em situações degradantes e desumanas. O poder público deve levar saúde, educação, saneamento básico e direitos.

50 – Qual a sua proposta para os moradores de rua? Como fazer para colocar essas crianças na escola?

Os moradores de rua devem ter uma assistência social especial. Vamos utilizar os imóveis e terrenos sem uso e transformá-los em habitação popular. Junto a isso, os moradores de rua devem ser reinseridos na sociedade através de um programa emergencial de emprego.

cyro garcia.jpg

PESSOAIS

O Sr. conseguiria governar com conselhos populares?

Quem governará de verdade a cidade serão os trabalhadores através de construção de conselhos populares. A Câmara Municipal é um grande balcão de negócios da burguesia.
Você está na sua quarta candidatura a prefeitura do Rio. Não cansa de certa forma esse processo eleitoral visto que o PSTU não alcança índices satisfatórios de intenção de voto?

Nós somos um partido socialista e revolucionário. Participamos das eleições para discutir com os trabalhadores o nosso programa. Não atuamos com a lógica do PT, PCdoB e PSOL de acumular cargos no parlamento. Não me canso de conscientizar os trabalhadores. Quem está cansada é a população com tanta roubalheira. Entra governo e sai governo e a vida não muda, só piora.

52 – Qual a diferença entre o primeiro e o segundo mandato de Paes?

Não há diferença de qualidade. Governou para e com os ricos da cidade.

53 – O que move você a se candidatar a prefeitura do Rio de Janeiro?

Apresentar um programa socialista para os trabalhadores do Rio de Janeiro.

54 – Por que o povo do Rio de Janeiro deve votar em você?

Porque todos os outros candidatos prometem mudar a vida do povo através do voto. Nós afirmamos o contrário. Já está provado que as eleições são um jogo de cartas marcadas. Só a luta muda a vida.

55 – Qual será o seu primeiro ato enquanto prefeito do Rio de Janeiro?

Vou sair pelas ruas da cidade construindo junto aos trabalhadores os conselhos populares. Serão eles que irão governar a nossa cidade.

cyro-garcia-c.jpg

ENTREVISTA CONCEDIDA A LEONARDO OLIVEIRA

Leia também: Entrevista com Thelma Bastos, do PCO

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.