segunda-feira, maio 20, 2024

ONG da Rocinha abre núcleo da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio

CarnavalCarnaval 2022ONG da Rocinha abre núcleo da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio

Querer estar ali, aprendendo com quem sabe. Essa é uma das premissas da Associação Cultural ONG Rocinha.org, que abriu um núcleo da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio A abertura do curso começou com o pé direito, na quadra Esportiva da Roupa Suja, na Rocinha, com a apresentação do carnavalesco, cenógrafo e comentarista, Milton Cunha, junto a convidados da comunidade.

“Na minha concepção, a Rocinha é uma das maiores comunidades que tem no Rio de Janeiro. Apesar de eu ter quase 32 anos de Escola, eu acredito que este núcleo vá nos levar muito além do que eu queria chegar. Se nós chegamos a meio mundo, agora com a Rocinha.Org nós vamos chegar no mundo inteiro. Eu estou muito feliz sim e tenho certeza de que já deu certo. Tudo que está acontecendo agora ainda não é maior do que a felicidade que eu estou tendo de inaugurar esse núcleo com a parceira desta ONG”, declara o Mestre Manoel Dionísio.

Para participar do curso não precisa saber sambar ou dançar, é o que garante o presidente da ONG Rocinha.org, Ocimar Santos. “O que a gente precisa é de pessoas que estejam com vontade de aprender. Queremos que esse seja o primeiro de muitos outros cursos que vamos trazer para a comunidade”.

O curso tem um total de 4 meses de duração e as aulas são gratuitas. Elas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na quadra esportiva da localidade conhecida como “Roupa Suja”, bem próximo ao túnel Zuzú Angel. Durante as aulas são realizadas ginásticas e alongamentos e apresentados os princípios de ética e cidadania. As turmas são divididas em três níveis: os iniciantes – aprendem giros e os passos básicos; os intermediários – onde são passados a eles a desenvoltura e o charme necessários durante uma apresentação; avançados – aprendem a postura dentro e fora do desfile.

“Minha filha Laura fez a primeira aula experimental e acabou envolvida totalmente, a equipe é muito carinhosa, muito atenciosa com ela e com as outras crianças. Inclusive ela desfilou na lavagem da avenida do samba, ficou super feliz, muito emocionada, chorou e tudo.”, declara, Claudia Gonçalves de França Fagundes, mãe da aluna, Laura de 9 anos.

Para se inscrever basta comparecer ao local, munido do documento de identificação, pode ser morador da Rocinha ou das adjacências, a partir dos 5 anos de idade. Reunindo crianças e adultos o curso conta com o corpo técnico da Escola Mestre Manoel Dionísio, que completará 32 anos de funcionamento ainda este ano.

“Este curso é o primeiro desta categoria, queremos fazer história na Rocinha, esta comunidade emblemática, de raízes nordestinas e que tem uma escola de samba relativamente jovem, com 34 anos. Nós estamos fundando fortemente uma cultura do samba dentro da nossa comunidade”, completa Ocimar.

Claudia diz que o curso é muito importante para que os moradores possam aprender e conhecer mais o samba, ter mais convívio com o ritmo e completa: Esse curso de mestre-sala e porta-bandeira requer muita disciplina, muita atenção e a criança leva isso para a vida, isso é fundamental na educação das nossas crianças, a disciplina, a responsabilidade, minha filha está encantada, amando esse curso”, finaliza Claudia.

A Associação Cultural Rocinha.ORG foi criada em 2007 para promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da cultura e arte com a proposta de utilizar o conhecimento como instrumento de transformação social. Além de incentivar o acesso à cultura com distribuição de cupons e vouchers culturais, a ONG realiza campanhas de doações de mantimentos, fraldas descartáveis, farmácia solidária, festas comemorativas e campanhas do agasalho, entre outras. Já são mais de 20 mil vouchers utilizados, cerca de 86% da demanda destinada a cidade. Em 2021, a Comunidade Cultural da ONG no Facebook foi selecionada pela Meta para participar da segunda turma de Aceleração, recebendo treinamento e recursos internacionais para Projetos Especiais.

Saiba Mais em: www.ongrocinha.org

SERVIÇO:

Rocinha recebe o 1º curso de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte

Mais informações: Mayara Moraes – ascomrocinha.org@gmail.com

(21) 96858-6170

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles