Revolução no Direito foi tema de destaque no Rio Innovation Week

0


Diretor da AB2L defende inovação como solução de problemas no setor

Um espaço dedicado ao futuro, que promoveu grandes encontros, debates e workshops sobre inovação e tecnologia. O Rio Innovation Week já deixou sua marca na cidade maravilhosa. Com grandes nomes do setor como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, o presidente da Virgin, Richard Branson, e o prefeito de Miami, Francis Suarez, o evento ocorreu até domingo, dia 16, no Jockey Clube Brasileiro, na Gávea.

Daniel Marques, diretor executivo da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), esteve presente no evento, sábado, dia 15, para falar sobre “Revolução na área Jurídica: as legaltechs e a inovação aberta”. O doutorando em Direito na UERJ apontou os problemas do setor, como a lentidão de processos, e soluções inovadoras como uma disrupção no Direito. Marques lembrou que o Brasil soma mais cursos na área do que em todo o mundo. Dado o mercado competitivo e ainda arcaico, comparado à modernidade que nos atinge em meio ao avanço tecnológico, Daniel defende que o advogado de 2022 precisa estar atento às mudanças se não quiser ficar para trás.

“O advogado tem medo que o robô o substitua. Mas ele precisa entender que o robô só substitui o trabalho de um robô. O advogado que pensa nunca será substituído. O Direito sempre vai precisar de pessoas e de novas ideias”, destacou Daniel em meio a uma plateia lotada de advogados e investidores.

Para Marques, a inovação no Direito já faz parte do mundo atual e digitalizado. E cada vez mais startups surgirão com o propósito de causar a disrupção no setor: são soluções de otimização de tempo, de entrega de prazos, de adequação às leis, e designers facilitadores, com o intuito de fazer com o Direito seja muito mais do que uma cadeira de profissionais falando uma língua estranha: é sobre torná-lo democrático e acessível para a sociedade e pela sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.