quinta-feira, maio 9, 2024

Você conhece a história do título do Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro de 1971?

Blogs e ColunasBlog do Luiz Otávio OliveiraVocê conhece a história do título do Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro de 1971?

Era comandado por um jovem técnico MUITO promissor, que anos depois se tornaria “mestre”, Telê Santana.

Na quinta-feira passada (9 de dezembro), tivemos a última rodada do Brasileirão de 2021. Torneio que marcou o sonhado bicampeonato do Galo na competição. Mas e o primeiro título do clube no torneio? Como aconteceu?

Bom, lá se vão 50 anos da conquista atleticana do Brasileiro de 71. Na ocasião, o Alvinegro foi campeão do – considerado até 2010 – “primeiro” Campeonato Brasileiro da história. Mas isso é papo para outro texto.

O Atlético iniciou o Brasileirão  de 1971 pressionado, após amargar uma terceira colocação no Campeonato Mineiro daquele ano. O Galo estava longe de ter um dos times mais estrelados ou badalados do torneio. Mas era comandado por um jovem técnico MUITO promissor, que anos depois se tornaria “mestre”, Telê Santana.

A equipe base do Alvinegro naquela competição foi: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei, Humberto Ramos, Ronaldo e Lola; Tião e Dadá Maravilha. O jogo coletivo era a grande virtude desse time, que se apoiava no ataque, ao faro de gol de seu camisa 9 – o letal Dadá –  que foi inclusive artilheiro do campeonato com 15 gols.

Para levantar a taça, o Galo passou por três fases, sendo a última delas um triangular pelo título, diante do Botafogo de Jairzinho e do São Paulo de Gerson. No total, o Atlético disputou 27 jogos naquele torneio, vencendo 12, empatando 10 e perdendo 5. Foram ainda 39 gols marcados pelo clube – melhor ataque – e apenas 22 sofridos.

No triangular, os mineiros venceram os seus dois jogos, batendo o São Paulo no Mineirão e o Botafogo no Maracanã, ambos pelo placar de 1 a 0. O título veio em solo carioca, com Dadá Maravilha – sempre ele – marcando o tento da glória.

Vale lembrar que assim como em 2021, a “Massa Atleticana” deu show tendo a maior média de público do campeonato, com 33.359 mil pessoas de média no Mineirão.

Detalhe que em meio aos 50 anos de espera pelo bicampeonato, o Atlético foi vice-campeão em cinco oportunidades. Dias de lutas, dias de glórias.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles