quarta-feira, maio 8, 2024

Paes pede operações policiais nas favelas e é detonado na internet

RioGoverno Eduardo PaesPaes pede operações policiais nas favelas e é detonado na internet

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes fez um comentário no twitter que mereceu críticas de todos os lados na internet ao falar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que limitou a realização de operações policiais em favelas durante a pandemia. Ele compartilhou uma reportagem do jornal “Extra”, que diz que as favelas cariocas estão sendo usadas por traficantes internacionais para armazenagem de drogas, e comentou:

“Enquanto isso vigora aqui decisão judicial que impede as Forças Policiais de exercer o monopólio da força do Estado nesses territórios. Os políticos fluminenses em Brasília e o governador ?Cláudio Castro precisam se mobilizar para mudar essa decisão”, disse.

Ele disse que enquanto as favelas do Rio são usadas pelos traficantes para armazenar drogas, armas e afins, a justiça impede a força policial de “exercer o monopólio da força do estado nesses territórios”

Cabe lembrar que a maior apreensão de cocaína da história do Rio registrada pela polícia na última semana, não aconteceu em uma favela carioca. Assim como, as operações policiais, que segundo o STF, devem ser feitas quando se justificariam, não estão impedidas. Tanto que mortes e tiroteios continuam acontecendo na cidade.

O ministro Edson Fachin, do STF, proibiu a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia de Covid-19. A decisão permite operações somente em “hipóteses absolutamente excepcionais”, sem exemplificar quais seriam. Em agosto de 2020, o plenário da Corte referendou a decisão.

A fala do prefeito foi criticada por advogados, jornalistas, políticos e pela sociedade no geral

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles