domingo, maio 19, 2024

São Gonçalo pode receber Centro Paralímpico Público de Esporte

Caderno de EsportesSão Gonçalo pode receber Centro Paralímpico Público de Esporte

 

Objetivo é oferecer um espaço adequado aos atletas com deficiência física

Com o objetivo de proporcionar à população um espaço adequado e acessível para a prática do desporto, o presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Ronaldo Anquieta (MDB), apresentou o Projeto de Lei 4559/2021, que implementa o primeiro Centro Paralímpico do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o parlamentar, é fundamental ofertar melhores condições de treinamento para pessoas com deficiência, assim como uma estrutura adequada.

“O Estado do Rio de Janeiro tem mais de 3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. É necessário que essa grande parcela da população tenha direito a acessar o esporte, que é uma ferramenta de inclusão social, além de promover a saúde”, destacou.

De acordo com o presidente da Comissão, fomentar espaços para atividades físicas para os cidadãos é uma política pública que, além de transformar vidas, posiciona o estado e o país em um seleto grupo que investe em boas práticas de inclusão social.

“O centro proporcionará a estrutura para esportes adaptados, integrando esse público muitas vezes esquecido. Além de revitalizar a região que tem um Índice de Desenvolvimento Humano baixo – 14° do estado – segundo o IBGE, que é o caso de São Gonçalo. Dessa forma, é estratégico investir em esportes como forma de desenvolvimento social, projetando o país como referência nos esportes paralímpicos”, ressaltou Anquieta.

O Projeto de Lei prevê que o Centro terá cerca de 33 mil m2 de área construída – próximo ao antigo Piscinão de São Gonçalo – e será o segundo do país.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles