domingo, maio 12, 2024

CEJK: 61 anos de história

Blogs e ColunasArtigosCEJK: 61 anos de história

Falar de ensino médio é falar de lembranças, de amor, de memória afetiva de um tempo onde a inocência reinava frente a obstáculos da vida que o pós nos aguarda

Mais um ano e eu venho aqui para falar do aniversário do Colégio Estadual Julia Kubitschek, lugar onde formou tantas pessoas, lugar que é um celeiro de histórias e lindas lembranças. Quem ler isso aqui e não estudou/estuda lá vai se identificar também porque sentiu o mesmo em sua vivência.

Quando a gente fala do CEJK fala das lembranças mais puras da vida. É mais que um colégio: é a vivência de toda uma adolescência, é a festa que você curtiu, é o amor entre duas pessoas, é a amizade que leva pro resto da vida, é a inimizade que depois vira amizade, é a paixão pela profissão de professor.

Os grandes professores que passaram pela nossa vida

Professora e diretora Carmem, maravilhosa
Professora Beth
Professor Araken, grande nome da história do CEJK. Também nos deixou
A querida Tia Maria

São 61 anos de uma instituição que preza pelos valores da educação, é um lugar que cada pessoa tem uma vivência e uma história para contar

O ensino médio é uma sucessão de histórias, de lembranças e aprendizados. É vida acima de tudo.

Tudo começou em 26 de Abril de 1960, ainda no antigo prédio do hoje Liceu de Artes de Ofícios, prédio que também foi a primeira sede do Jornal O Globo.

Foi por muitos anos a Escola Normal Julia Kubitschek, colégio que só se formavam mulheres professoras. A partir da década de 90 a presença masculina se tornou maior. Em 2010 era reduzida mas era considerável. Em 2020 é maior.Ainda hoje é um dos mais destacados colégios públicos do Rio de Janeiro

Tenho certeza que quando passa pela sua cabeça o CEJK, vem na mente as mesmas coisas que eu lembro e sei que temos em parecido lembrar da Festa de Incorporação, que aliás deveria ser essa semana, de como a gente se arrumava para ir com o lindo uniforme de gala e quem foi normalista sabe da sua importância.

Quem entra no CEJK não sai mais o mesmo.

O CEJK é a festa junina, que a gente dança, aprende, briga, se estressa, mas se abraça quando tudo dá certo. É a aula importante para a prova, é aquele tempo que a gente antecipa em outra turma, é aquele estágio que a gente aprende na marra o que é uma vida e uma rotina em sala de aula.

A apreensão da prova, o alívio ou a tristeza da nota. O integral, que não, não é fácil. Quantas vezes paramos e pensamos que não iríamos conseguir? Quantas vezes duvidamos de nós mesmos e no final deu tudo certo?

O que você sente ao ver esse corredor?

Quem não lembra do uniforme de gala? Dos campeonatos? Da festa junina? Das aulas, dos amigos que a vida trouxe, quem não lembra? Impossível não lembrar.

O CEJK é a vida. O CEJK são histórias em todos os cantinhos, boas e nem sempre tão republicanas.

O CEJK é a lembrança de dias bonitos, da pureza, da adolescência, do sonho de ser alguém melhor, do sonho de ir atrás dos nossos objetivos, é a lembrança de como éramos felizes e não sabíamos, é a lembrança do que somos de melhor, da nossa essência e de ver como a vida é mais bonita e mais colorida.

O CEJK é o passado, presente e futuro da educação brasileira

Vamos relembrar isso. Lembre, viaje no tempo, sinta saudades. O CEJK é eterno. E sempre será. Me arrepio e me emociono ao lembrar

Do CEJK saíram pessoas que estão em todos os segmentos da sociedade em todas as classes sociais mas unidos pelo amor a um lugar, a um tempo, a uma história.

Passe o tempo que for, todos adultos e com vidas completamente diferentes. O sentimento é o mesmo.

Quero também relembrar o professor Edison Borba, meu amigo e grande mestre, o maior professor que o CEJK já teve. Que faz quase um ano que nos deixou, de forma tão precoce

Viva o CEJK, viva o Júlia. 61 anos de história

Esse amor ao CEJK agora tá no Instagram também. Lembranças, fotos antigas, memórias. Veja e siga


https://www.instagram.com/p/COJDcyuhxbv/?igshid=9hutri72vyxg

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles