domingo, maio 19, 2024

Morre o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, vítima da Covid-19

RioBaixadaMorre o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, vítima da Covid-19

O ex-prefeito de Nova Iguaçu Nelson Bornier, 71 anos, morreu na manhã deste domingo em decorrência de complicações da covid-19. Ele estava internado há mais de um mês, em um hospital na Tijuca. Nas redes sociais, Felipe Bornier, filho do ex-prefeito, deixou uma mensagem de despedida do pai. A prefeitura de Nova Iguaçu decretou luto oficial de três dias.

Nelson Bornier foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1990 e foi reeleito para mais quatro mandatos seguidos. Entrou na câmara pelo PL, mas depois passou pelo PSDB, voltou ao PL para terminar no MDB.

Em outubro de 1994, com o apoio de prefeitos da Baixada Fluminense e de municípios vizinhos, foi o quarto deputado mais votado do estado. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) anulou a eleição, devido à grande quantidade de votos em branco, e convocou novo pleito em novembro, quando Bornier foi confirmado no cargo. No mês seguinte, desligou-se do PL e ingressou no PSDB. Em fevereiro de 1995, assumiu o segundo mandato, licenciando-se imediatamente, para se manter no cargo de secretário Especial da Baixada Fluminense e Municípios Adjacentes, do governo de Marcelo Alencar. Em 1996, renunciou ao cargo para assumir pela primeira vez a Prefeitura de Nova Iguaçu no ano seguinte.

Em 2000, ainda pelo PSDB, Bornier foi reeleito para a prefeitura, mas renunciou e deixou o cargo com seu vice, pouco mais de um ano do segundo mandato, para tentar novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados, agora de novo pelo PL. Foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, a última vez pelo MDB.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles