sábado, maio 18, 2024

Livro mostra diário do isolamento social pelo olhar da cadela Sansa

COLUNA RIO +Livro mostra diário do isolamento social pelo olhar da cadela Sansa

O isolamento social mexeu com a vida das mulheres. Unhas por fazer, cabelos brancos aparentes … com os salões fechados, para domar as madeixas o jeito foi secá-las em casa mesmo. E o encontro com as amigas? Foi substituído pelas videoconferências, com brindes virtuais.

Afinal, em pleno confinamento, só mesmo uma tacinha de vinho para desestressar. Aproveitar o tempo livre para estudar; bater panela; malhar sozinha; tomar sol na varanda… Qual mulher não vivenciou pelo menos uma dessas situações na pandemia?

A empresária Silvia Lobo não só passou por tudo isso, como registrou os melhores e piores momentos na companhia da sua grande amiga de isolamento social: a cadelinha vira-lata Sansa. Carinhosa, meiga, carente, brincalhona, ela é uma das grandes paixões de Silvia. O resultado desta parceria é o livro Pandemônia.

“Eu queria um título que expressasse o terror que foi para a mulherada ficar presa, com filhos dentro de casa, despida da vaidade. Uma coisa é você ficar em casa porque quer descansar, ler um bom livro… outra coisa é você ser obrigada a ficar em casa. Então, foi uma coisa sufocante e quando eu falo pandemônia, é o demoníaco no sentido figurado, além de lembrar a palavra pandemia, que tanto repetimos neste momento”, diz a autora.

Emoções à flor da pele

Tédio, insegurança, saudade, compaixão pelas vítimas da COVID-19… Silvia mostra, pelo olhar de Sansa, de maneira leve e sensível, o turbilhão de sentimentos que as pessoas viveram, no mundo inteiro, por causa da pandemia do novo Coronavírus.

“A Sansa foi minha válvula de escape e me ajudou muito a enfrentar o confinamento. Ela também sofreu por estar isolada”, afirma Silvia.

Não faltam no livro tiradas bem humoradas como na foto em que Sansa aparece com uma roupa justa e a legenda diz: “Claro que não engordei na quarentena! Esta roupa que encolheu quando lavou.”

Silvia e Sansa aparecem juntas em vários momentos, uma completando a outra, literalmente como cara metade (capa do livro).

Como a pandemia está durando mais do que o esperado, o lançamento presencial teve de ser adiado. As mulheres e amantes dos bichinhos de estimação, no entanto, não serão privados de descobrir as aventuras de Sansa durante o confinamento. O livro está chegando às livrarias em breve e já está disponível para venda diretamente com a autora (contato pelo Instagram @silvia.lobo.752).

Silvia é empresária, com formação em pedagogia; mãe de Leonardo e Sansa. Mora no Rio de Janeiro. Sempre gostou muito de ler e de cuidar de plantas, principalmente orquídeas.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles