segunda-feira, maio 20, 2024

Renato Cinco deixa o PSOL e a política

RioPolítica do RioRenato Cinco deixa o PSOL e a política

O vereador Renato Cinco (sem partido) deixou o PSOL e a vida pública. Ele afirmou isso em uma carta aberta chamada “Vou ali e volto”

Não reeleito, Renato continuará vivendo como cientista social e político

No PSOL foi vereador do Rio de Janeiro por 2 mandatos, sendo eleito a primeira vez em 2012, com 12.498 votos, em 2016 viu sua votação chegar a 17.162 votos. Em 2014 chegou a ter 27.965 votos para deputado federal, ficando na 1ª suplência. Cinco foi crítico a pré-candidatura de Marcelo Freixo a prefeitura do Rio. O partido escolheu Renata Souza após a desistência do deputado.

LEIA A CARTA

“Vou ali e já volto

Sempre me interessei por política e a militância está no centro da minha vida desde o dia 28 de março de 1988.
Isso me rendeu momentos dos quais me orgulho muito, inclusive os oito anos de mandato na Câmara do Rio.
Porém, deixei em segundo plano minha carreira profissional e aos 46 anos sou um cientista social sem pós-graduação e sem emprego e renda a partir de primeiro de janeiro.

Preciso focar em buscar trabalho e isso vai exigir estudar bastante. Como me conheço, sei que a mínima militância política rapidamente vira máxima militância política. Nunca consegui esse equilíbrio.
Por isso, no próximo período, que espero seja breve, estou me afastando dos movimentos sociais, dos grupos de Zap e suspendendo meus perfis e páginas nas redes sociais.

Também aproveito para comunicar minha desfiliação do PSOL em função das crescentes divergências e de um resultado eleitoral que consolida sua configuração como partido da ordem se afastando do papel original de polo de aglutinação das lutas populares.

Não estou desistindo das lutas, apenas fazendo um recuo estratégico para poder me reorganizar e voltar à militância.

E não esqueça, a pandemia não acabou.

Vou ali e já volto.

Renato Cinco“

 

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles