sábado, maio 18, 2024

Renata Souza promete zerar fila da creche e encontra Dom Orani Tempesta

RioEleições 2020Renata Souza promete zerar fila da creche e encontra Dom Orani Tempesta

Em quatro anos zerar a fila de 36 mil crianças à espera de vagas nas creches municipais da cidade do Rio de Janeiro foi o compromisso anunciado hoje por Renata Souza (PSOL) durante visita à Creche Municipal Aracy Guimarães Rosa e caminhada no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio. Para tanto, apresentou a proposta de criação do Fundo Municipal para Creches (Funcreche), que garantirá o aumento progressivo dos investimentos e manutenção das creches. A previsão é destinar R$780 milhões para o setor no período.

 

Renata Souza disse que é uma obrigação da Prefeitura dar condições para que as mães e pais tenham onde deixar seus filhos pequenos enquanto trabalham. Reafirmou ainda a necessidade de investir na capacitação dos profissionais. “Vamos abrir novas vagas e assegurar a manutenção dos espaços, além de garantir a valorização dos profissionais para que possamos oferecer um serviço público de qualidade.”, disse.

 

A candidata reforçou que o Funcreche será criado sem gerar aumento de impostos. “O fundo será composto por recursos vinculados à arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços). Vamos começar com 1.25% da arrecadação logo no nosso primeiro ano de governo, em 2021. Depois haverá aumento progressivo até chegar a 5% em 2024. Renata disse que os bairros de Anil, Bangu, Campo Grande, Curicica, Irajá e Rio das Pedras serão os primeiros a serem incluídos no Funcreche.

Na caminhada desta manhã Renata Souza estava acompanhada apenas por candidatas mulheres a vereadora. Foram Luciana Boiteux, Mônica Benício e Mônica Francisco

Encontro com arcebispo católico Dom Orani

Renata foi recebida na manhã de ontem pelo arcebispo católico do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Numa audiência de quase 50 minutos, conversaram sobre o momento social e político do país, incluindo o enfrentamento às máfias, as consequências da pandemia Covid-19, a importância de manutenção da democracia e a tolerância religiosa. Renata estava acompanhada por Chico Alencar, candidato a vereador, e entregou ao líder religioso uma cópia do programa de governo que pretende implementar.

 

Renata Souza detalhou a Dom Orani projetos como o Habita Rio, o Rio Sem Plástico, o Mais Saúde, o Escola de Portas Abertas, o Funcreche e o Favela é Cidade. O arcebispo, de posse do programa de governo, fez rápidas leituras e relatou experiências de sua diocese sobre diversas das ações propostas.

 

No campo da habitação, por exemplo, o arcebispo destacou o estoque de imóveis vazios no Centro da cidade e que podem vir a ser ocupados como residências. Proposta que, como lembrou Renata, consta do Habita Rio. A candidata aproveitou para detalhar como vai construir 100 mil casas no município, 50 mil delas no Centro, dentro do projeto Porto Moradia.

 

 

Agenda – sexta-feira, dia 23/10

10h30min – Entrevista com Cidinha Campos na Rádio Tupi

13h – Filmagens programas de campanha

21h20min – Rêsenha no YouTube (@renatasouzario), com Doralyce e Bia Ferreira

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles