domingo, maio 19, 2024

Mostra a Cara com Manoella Aparecida entrevista Jessica Oliveira

Blogs e ColunasMostra a Cara com Manu AparecidaMostra a Cara com Manoella Aparecida entrevista Jessica Oliveira

Este é um projeto que eu já queria colocar em prática há um tempo. Uma iniciativa que vai alimentar as nossas esperanças. Todo mundo precisa de inspiração, ter contato com pessoas mostrando suas ideias únicas e que fazem a diferença. E essa coluna será seu combustível semanal.

Um programa de entrevista com jovens que fazem a diferença. Exemplos de garra e coragem que vão te mostrar que podemos vencer qualquer desafio.

Vem comigo! Vamos espalhar inspiração pelo mundo a fora!

Para estrear a nossa coluna Mostra a Cara, que em breve estará também no meu Canal do YouTube, a minha convidada é a super Jessica Oliveira. Uma menina que é pura inspiração. Uma jovem sensacional com uma história de vida que eu tenho certeza vai te emocionar!

Uma força e exemplo que contribui para um mundo muito melhor. Ela faz isso por meio de uma ferramenta chamada palestra. Depois desta leitura, você vai se sentir recarregado e com inspiração para vencer qualquer desafio.

Entrevistada para super  estreia: Jessica Oliveira, 15 anos, palestrante e paratleta (natação).

Jessica por ela mesma: Sou Jessica e é um prazer imenso ter este espaço de fala. A Manu me convidou e eu fiquei muito feliz. Para mim, ela é muito especial. Uma amiga que virou família.

Aos meus 10 anos de idade, em decorrência de uma meningite meningocócica, precisei amputar meus quatro membros e perdi também a minha audição para poder sobreviver. Foi muito difícil quando descobri que seria preciso amputar meus membros. Mas, como eu sempre digo que eu tomei uma decisão: eu escolhi viver. Isso me impulsionou a ir em frente e não desistir. Além de tudo isso, sou paratleta de natação. Quero também mostrar para o mundo, por meio das minhas palestras motivacionais, que as dificuldades são pequenas quando você tem seus objetivos e a gente pode sim DESISTIR DE DESISTIR!

Manu: Vamos começar com as perguntas.

Manu: Onde você mora?
Jessica: No Rio de Janeiro. Nasci e moro no Rio.

Manu: Qual é o seu maior Sonho?
Jessica: Meu maior sonho é representar o Brasil nas Paralimpíadas.

Manu: Você tem outros sonhos além deste?
Jessica: Seguir com as minhas palestras e ser psicóloga para ajudar as pessoas.

Manu: Se você tivesse direito a 3 desejos, quais seriam eles?
Jessica: (1) Que a sociedade pudesse entender que este desejo não é só meu, também é de todas as pessoas com deficiência pelos seus direitos, uma sociedade com mais inclusão, com mais empatia, acessibilidade e mais respeito as diferenças. (2) Uma sociedade que a luta para que todos possam se tornar cada vez mais anticapacitistas, tornando a nossa sociedade melhor. (3) Um mundo onde as pessoas com deficiência tenham mais oportunidades no mercado de trabalho.

Manu: Qual o momento mais feliz da sua vida?
Jessica: O mais marcante foi, depois de muito tempo sem escutar, eu voltei a ouvir. Quando pude ativar o meu implante coclear e assim voltar a escutar. A sensação de estar saindo do silêncio.

Manu: Após a Meningite, como foi seu recomeço?
Jessica: As mudanças não foram só físicas. Eu era tomada pelo medo e insegurança. Então eu aproveitei minha oportunidade de viver e abracei a chance que Deus me deu de poder recomeçar. Eu escolhi transformar o meu eu e poder seguir a minha vida aprendendo porque eu entendi que a minha história pode sim ajudar outras pessoas. O meu propósito aqui na Terra é ensinar sobre resiliência. Sou uma pessoa melhor agora, mais feliz do que antes, porque hoje eu ressignifico e vivo com coragem. Claro, desistindo de desistir e deixando o medo de lado. A minha felicidade e a minha força de vontade falam mais alto.

Manu: Quem te inspira?
Jessica: Daniel Dias. Como eu disse, sou paratleta e ele já participou de muitas competições dando muito orgulho para o nosso Brasil.

Manu: O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?
Jessica: Eu sou uma pessoa que gosta bastante de energia positiva e a dança transmite isso. Então eu danço, eu escuto músicas, deixo a energia entrar e levo alegria para as pessoas nas minhas redes sociais.

9) Manu: Quais esportes você pratica?
Jessica: Eu faço natação paralímpica e eu tive a oportunidade de participar do projeto adaptsurf, que é com surf adaptado. Eu estou adorando, espero que em breve a gente volte. E também tem o projeto “Correndo por eles” que promove corrida de rua e isso é incrível. Eu vejo tanta gente com muita dificuldade a continuar correndo e não deixando o cansaço tomar conta. Eu sempre digo que “o cansaço é temporário, o orgulho é para sempre”. E este esporte, a corrida de rua, está ganhando espaço. Está significando muito na minha vida. Eu acredito que irei construir muitas histórias dentro do esporte. E o esporte muda completamente a forma de viver, a qualidade de vida. E, através do esporte, nós podemos mostrar que precisamos de inclusão social para um mundo melhor. Por meio do esporte adaptado. Isso é incrível!

Manu: Qual estilo de música você mais gosta? E qual seu/sua cantor(a) preferido(a)?
Jessica: Eu gosto de músicas que passam energia positiva. Por exemplo, pop e eletrônica. Eu gosto de muitos, mas o que eu mais gosto é o Bruno Mars.

Manu: Jessica, o que você quer deixar de mensagem para as pessoas que estão te assistindo?
Jessica: Como palestrante motivacional, eu gosto de passar para as pessoas que desistir não é uma opção, mas sim superar! Tristezas, decepções, dificuldades todos nós vivemos, porque na vida tudo isso faz parte. A questão é como nós saímos dela. Como nos transformamos. Então a dificuldade não é para nos deixar fracos e sim mais fortes. Você decide isso. É o que eu digo: a felicidade é uma escolha. E aí, você já escolheu? Você já tomou a sua decisão? E a gente pode recomeçar. As dificuldades estão aí para te ensinar. Não desanime. Aguente firme porque nós somos fortes!

Agradecimento:
Manu: Jessica, muito obrigada pela presença. Você é incrível, sua história é maravilhosa! Você é uma inspiração para mim. Você foi a primeira pessoa que eu pensei para participar desse programa. Quero mostrar a cara de pessoas inspiradoras como você para que todas as pessoas que estão assistindo sejam tocadas com essa força e garra. Quero agradecer também por me ensinar todos os dias que as nossas dificuldades podem ser superadas, basta perseverar. Você ensina com o seu exemplo. Gratidão!
Espero que tenham gostado da nossa estreia! Eu simplesmente amei! E não se esqueça que logo o vídeo desta entrevista vai estar no meu canal do YouTube com erros de gravação, perguntas muito pessoais e cheio de boas risadas! Está imperdível. Fiquem ligados!

Siga estes dois exemplos de garra

Manoella Aparecida: Instagram @ginastamanoellaaparecida, TIK TOK @manoellaaparecida, Facebook: Ginasta Manoella Aparecida, Youtube: Ginasta Manoella Aparecida.

Jessica Oliveira: Instagram: @jessyca.olv, TIK TOK @jessyborggg, Facebook: Jéssica de Lima Ls. Youtube: Jessy Borg

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles