Conheça Pak Seung Zin, o Di Stéfano asiático

0

A Coreia do Norte tem seus heróis e não tô falando de nenhum ditador não. Estou falando na verdade de Pak Seung-Zin, considerado o Di Stéfano asiático.

Pak Seung-Zin nasceu no dia 11 de janeiro de 1941, na cidade de Wonsan, Coréia do Norte, que na época se chamava Coréia Japonesa.

Pak Seung-Zin fez parte do histórico elenco da Seleção Norte-Coreana de Futebol, na Copa do Mundo de 1966, sendo o capitão da equipe, jogando os 4 jogos da equipe no torneio e marcou dois gols contra Chile e Portugal.

Na estréia, os norte-coreanos perderam por 3-0 da União Soviética. Até aí nenhuma novidade, mas a surpresa, ou melhor “Zebra” iria vir depois desse jogo.

Contra os chilenos, Pak marcou o gol de empate em 1-1 aos 43 minutos do segundo tempo, resultado considerado “desastre nacional” pelo adversário.

Na histórica vitória por 1-0 sobre a Itália, foi dele o cabeceio que repôs a bola ao ataque norte-coreano após uma tentativa de afastamento pela defesa adversária – o colega Pak Doo-Ik então dominou e, na corrida, acertou um chute rasteiro. O resultado eliminou precocemente os italianos, favoritos em proporção de mil libras para uma nas casas de apostas britânicas. No retorno ao país, a delegação italiana foi recebida com uma sonora chuva de tomates e frutas podres pelos torcedores que estavam no aeroporto de Gênova.

Em seu livro The Aquariums of Pyongyang, o desertor norte-coreano Kang Chol-Hwan afirma que conheceu Pak no campo de concentração de Yodok. Ele diz que Pak e outros jogadores da equipe de 1966 foram presos por comemorar a vitória da equipe sobre a Itália em um bar, que foi visto como “um sinal de decadência burguesa” pelas autoridades norte-coreanas. Segundo Kang, Pak esteve no campo por mais de 20 anos. No entanto, no documentário The Game of Their Lives, Pak e os outros jogadores foram entrevistados e negaram que houvesse qualquer retribuição.
The Game of Their Lives é um documentário dirigido por Daniel Gordon e seu executivo Nicholas Bonner sobre os sete membros sobreviventes da Seleção Norte-Coreana de Futebol que participou do Mundial de Futebol de 1966. Sua vitória sobre a equipe italiana levou a equipe da Coreia do Norte até as quartas-de-finais, a primeira vez que um time asiático chegou tão longe em uma Copa do Mundo até aquele momento.

Contra os portugueses, nas quartas-de-final, Pak abriu o placar logo no primeiro minuto e aos 25 os asiáticos já venciam por 3-0, mas terminaram derrotados em grande desempenho de Eusébio, autor de quatro gols na vitória lusitana por 5-3.

Não se sabe muito sobre a carreira de Pak Seung-Zin, sabemos que jogou no clube Moranbong Sports Group. E faleceu no dia 5 de agosto de 2011 aos 70 anos.

Provavelmente na cidade de Pyongyang.

Posição: Meia Atacante, Meio-campo central e Segundo atacante.
Altura: 1,68 cm e 68 kilos e era ambidestro.

Foto: Futretrô

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.