Nova sede da Fundação Riozoo é inaugurada

0

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou nesta quinta-feira, dia 28/3, a nova sede da Fundação Riozoo, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte da cidade. O prédio de um antigo restaurante foi totalmente reformado para abrigar a parte administrativa da Riozoo, que está retomando programas como o Zoo Móvel, um ônibus itinerante que visita comunidades para ensinar educação ambiental.

– Estamos vivendo momentos difíceis, passando por uma crise financeira sem precedentes, por isso é preciso muita criatividade. E a Suzane Rizzo (presidente da Riozoo) está conseguindo conquistas importantes aqui, reformulando o zoo para alegria de nossas crianças – discursou o prefeito, pouco antes de descerrar a placa de inauguração da nova sede.

Em seguida, Crivella participou de um café da manhã com os funcionários da Riozoo. A nova presidente da fundação, Suzane Rizzo, prometeu apresentar um novo zoológico à população até o final deste ano.

– Estamos passando por um processo de revitalização. Criamos um novo conceito, que diminui a área de circulação de pessoas para aumentar a área de convivência dos animais, mais integrada com os visitantes. Vamos entregar até o fim de 2019 o zoológico mais bonito do Brasil.

Em parceria com a subsecretaria de Vigilância Sanitária, a fundação Riozoo dará um curso de capacitação aos técnicos, nesta sexta-feira, para identificação da febre amarela em animais.

História do Jardim Zoológico da Quinta da Boa Vista

Em 18 de março de 1945, o Rio de Janeiro ganhou um novo jardim zoológico, inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, no parque da histórica Quinta da Boa Vista, residência da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira, junto ao Museu Nacional do Brasil.

Alternando períodos de prosperidade e de dificuldades, o Jardim Zoológico foi transformado, em 1985, na Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro, ligada à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. A mudança proporcionou maior agilidade administrativa, permitindo um extenso processo de modernização que transformou a instituição em um respeitado centro de pesquisas e educação ambiental, reconhecido em todo o país e no exterior.

Em 8 de janeiro de 2005, a Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro, com o apoio da VITAE – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, inaugurou o Museu da Fauna, um projeto voltado à educação ambiental que permite conhecer os ecossistemas brasileiros.

Em outubro de 2016, o zoológico passou a ser administrado também pelo Grupo Cataratas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.