Mulheres ganham cada vez mais espaço no Movimento Clube Empreendedor

0

O Movimento Clube Empreendedor possui um núcleo com cerca de 200 mulheres de diferentes segmentos, entre eles comunicação, inovação, estética e gastronomia. O núcleo é coordenado pela empresária Helena Monteiro, sócia-diretora da IMPARH Assessoria. Ela acredita que a mulher exerce um papel fundamental nesse movimento que busca alavancar novos negócios no Rio de Janeiro.

”A mulher tem muita participação no mercado empreendedor nacional, por isso foi criado o núcleo feminino para estimular e reforçar o apoio entre elas, visando alavancar o negócio uma da outra, estimulando a troca de experiências, aprendizados e boas práticas de negócios”, afirma Helena Monteiro.

As mulheres têm se lançado, cada vez mais, como empreendedoras no País. O negócio próprio é uma das alternativas para aumentar a renda familiar ou como fonte de renda principal. Nos últimos 14 anos, o número de empresárias subiu 34%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ).

Agora é que são elas: Mulheres empreendedoras que fazem a diferença

A empresária, contadora e advogada Marta Arakaki, de 76 anos, Conselheira Benemérita da Associação Comercial do Rio de Janeiro, tem uma história pioneira no mundo feminino dos negócios. Ela participa do Núcleo de Mulheres do Clube empreendedor desde o seu início e acredita na importância desse movimento.

“O núcleo de mulheres empreendedoras significa que a nossa luta continua, ainda há muita desigualdade entre os homens no mercado, temos muito que avançar.

Por isso, um grupo feminino possibilita arregimentar e aglutinar as mulheres para mostrarem suas capacidades e o desenvolvimento de seus negócios”, comenta Marta Araraki.

Atualmente, 5,7 milhões de mulheres empreendem no país, equivalente a 8% da população feminina no Brasil. Segundo o Sebrae/RJ, 55% do número de atendimento na Instituição, no primeiro semestre de 2018, foram femininos.

A cidade do Rio é um dos maiores polos econômicos do país, uma região que realiza muitas trocas de bens e serviços com as demais cidades. O dinamismo da metrópole pode ser explicitado em variáveis como o Produto Interno Bruto (PIB), o número de empresas exportadoras e o PIB per capita. O estado do Rio Janeiro possui o segundo maior PIB do país (R$ 623 bilhões em 2017), composto
principalmente pelo setor de serviços, petróleo, além do alto volume de compras públicas, o que contribui para o crescimento do seu PIB e para funcionamento da máquina pública.

Movimento Clube Empreendedor

É um movimento que tinha por objetivo conectar empreendedores a clientes, parceiros, investidores, entidades de classe, entre outros. Surgiu aí o Clube Empreendedor, movimento de empresários com o objetivo de alavancar a economia do estado do Rio de Janeiro, que hoje conta com mais de quatro mil integrantes cadastrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.