sábado, maio 18, 2024

Morre Marcelo Yuka, aos 53 anos no Rio

RioMorre Marcelo Yuka, aos 53 anos no Rio


Morreu na madrugada de hoje, dia 19, Marcelo Yuka, um dos fundadores da banda O Rappa. Yuka estava internado desde o último dia 2, quando sofreu um AVC. Chegou se até a noticiar a morte dele, posteriormente desmentida.

A informação foi confirmada pelo Hospital Quinta D´Or e por pessoas próximas nas redes sociais

A morte se deu em consequências desse AVC


Marcelo Yuka, nome artístico de Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santana nascido no Rio de Janeiro no dia 31 de dezembro de 1965 foi um músico, compositor, ativista e palestrante brasileiro. Foi um dos fundadores da banda O Rappa e, posterior e atualmente, do grupo F.UR.T.O.

Em 2000, Yuka ficou paraplégico ao ser atingido por nove tiros enquanto acontecia um assalto a uma mulher na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

O artista era baterista de O Rappa, banda que chegou ao sucesso com o segundo disco, “Rappa Mundi”, em 1996. Yuka é criador de hits como “Pescador de ilusões”, “O que sobrou do céu” e “Minha alma (A paz que eu não quero)”, todos com temas como violência urbana, racismo e desigualdades sociais.

Dois anos após ser baleado, em 2002, ele oficializou sua saída da banda, afirmando ter sido expulso pelos demais integrantes por não concordar com os rumos do grupo.

Criou outra banda, a F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), parte de um projeto social que já existia na época de O Rappa. O hit “Não se preocupe comigo” tocou na MTV em 2005, participando inclusive do VMB daquele ano.

Em 2017, lançou o primeiro albúm solo, “Canções para depois do ódio”, no qual manteve o discurso sempre politizado de suas composições.

Foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro em 2012 na chapa de Marcelo Freixo, hoje deputado federal.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles