Retrospectiva do cinema em 2018

1

Reportagem de Daniel Mattoso

Nesta época do ano listas e muitas listas surgem.
Não vou fugir à tradição e sim, indicar os piores e melhores filmes do ano, através de uma ótica que fará você escolher o que vai precisar assistir ou passar longe.

O ano de 2018 no Brasil teve muitas coisas boas e muitas bombas.

A começar pelos filmes do Oscar que propositalmente chegam no início do ano.

Destaque para quatro:

“I, Tonya” – Margot Robbie mostra que não será lembrada por Harleyquin para sempre. Excelente.

“Três Anúncios Para Um Crime” – Um filme denso, mas lento. Desperdício de alguns talentos. Bom.

“Ladybird” – Filme sonolento mas excelente.

“A Forma da Água” – Uma história clássica revisitada, sendo agraciada pelos brilhantes efeitos especiais. Bom.

Blockbusters:

“Vingadores Guerra Infinita” – Indicado para fãs de quadrinhos e amantes da Marvel. Excelente.

“Pantera Negra” – Indicado para fãs e não fás de quadrinhos. Virou popular merecidamente. Excelente

“Missão Impossível Efeito Fallout” – O bigode de Henry Cavill neste filme foi uma polêmica em “Liga da Justiça”. Mas mostrou necessário. Seu personagem está ótimo. Tom Cruise volta com mais vigor e mais maluco. Excelente.

“Jurassic World Reino Ameaçado” – A franquia que não sabe mais o que fazer com os dinossauros, os leva a um local que tira a graça da descoberta, empurrando-os para um local de filmes B com terror barato. Indicado se você for fã da franquia, mas totalmente dispensável. Médio.

“Homem Formiga e a Vespa” – Depois do choque de “Vingadores”, o planeta só quis assistir a esse filme para saber a conexão com o filme da equipe. Essa resposta veio apenas com a cena extra, deixando todo o filme esquecível. Ruim.

“Os Incríveis 2” – Sabe aquela sensação de demora demais para lançar uma continuação? “Os Incríveis” demoraram tanto, que é visivelmente um caça níquel. A história não leva a nada a lugar nenhum. Só agrada aos saudosistas. Ruim.

“Deadpool 2” – Tinha tudo para ser épico, mas foi apenas mais um mais do mesmo. A história fraca, personagens coadjuvantes, incluindo Cable que é uma divindade nas HQs se mostrou fraco. Só valeu por algumas piadas nada mais. Médio.

“Venom” – Pra que existir um filme sobre vilão, transformado em herói? Médio.

Outros filmes que merecem destaque:

“Boheman Rapsody” – O filme que conta a história da banda Queen e do cantor Freddy Mercury é muito bem feito. Os bastidores acusando de não seguir a risca a história, deixa o filme com gosto duvidoso. Senti falta de alguns respiros, mas não chega a comprometer o filme. Muito Bom.

“Nasce Uma Estrela” – Este filme é um divisor da carreira de Bradley Cooper. Lady Gaga chega aos cinemas super confortável, em um papel feito para ela e a diva consegue dar conta do recado. Recomendadíssimo para quem curtiu os outros filmes (esta é a quinta versão) ou quem curte uma boa história clássica. Ótimo.

“Aquaman” – Filme muito bem construído, com um visual incrível. Aquaman chega para enterrar de vez o lado sombrio que fez com que a “Liga da Justiça” e “Batman vs Superman” fracassassem. Ótimo.

“Arranha Ceu” – Um homem preso em um prédio com terroristas… Já vi esse filme. Não é um remake de “Duro de Matar”, mas The Rock dá uma vida interessante a esse novo filme catástrofe. Para ser visto em tela grande.

“Distúrbio” – Unsane no original, esse longa conta a história de uma mulher que é perseguida por um homem e acaba sendo internada num hospital psiquiátrico. Muito Bom.

“Tudo o que eu vejo é você” – Imagine se uma mulher cega, volta a enxergar? E se aquele marido não fosse quem ela desejou? Intrigante. Bom

Terror:

“A Freira” – Terror muito bom, cheio de sustos. Ótimo.

“Hereditário” Filme de terror, lento, mas assusta na espinha. Muito Bom

“Um Lugar Silencioso” – Filme devagar, mas muito bom.

“Halloween” – O filme de terror do ano. Sensacional.

O poder das mulheres

“Meu ex é um Espião” – Filme todo certinho, aproveitando o carisma de Mila Kunis e da ótima Kate McKinnon, filme todo certinho, com doses certas de romance, aventura, espionagem e reviravoltas. Muito Bom.

“Oito Mulheres e um Segredo” – Elenco afiadíssimo. Filme divertidíssimo. Recomendo. “Excelente”

“Ladybird” – Filme da Netflix. Bom, barato e denso. Sandra Bullock arrebenta. Muito Bom

“Operação Red Sparrow” – Jennifer Laurence que é a Mística, de X-Men, faz um filme que deveria ser da Viúva Negra, de Scarlett Johansson. Entendeu? Nem eu. Médio.

“A Justiceira” – Jennifer Gardner, a Elektra, mostra que pode estrelar um filme, mas fazê-lo ficar bom é outra coisa. Para ver uma vez e esperar nos canais de pancadaria da TV a cabo. Médio.

Fuja com forças:

“Cinquenta Tons de Liberdade” – Liberdade. Estamos livres desses filmes. Esse então, leva o nada ao lugar nenhum.

“Pequena Grande Vida” – Ai, ai, ai… Grande potencial, desperdiçado em um filme que não tem lógica, não tem porquê ter existido…

“Noite de Jogos” – A ideia é ótima. Mas o filme demora a engrenar e tem um ritmo lento e chato.

“Rota de Fuga 2” – Sylvester Stallone estava a fim de uns trocados, quando decidiu estrelar esta continuação na qual aparece bem pouco apenas para justificar seu alto milhão recebido. Deixando a ação para outros personagens.

Filmes nacionais que merecem destaque:

“Fala Sério Mãe” – Filme todo redondo. Brilhante texto da Thalita Rebouças. Recomendado para todas as idades. O destaque vai para Ingrid Guimarães e Larisa Manoela. Excelente.

“O Doutrinador” – A ideia de levar um personagem da HQ para o cinema brasileiro já merece destaque para ousadia e cenas de ação. Mas o filme merecia de pessoas com mais peso. Médio.

“Nada a Perder” – A biografia do Bispo Macedo, deveria emocionar. Mas não me tocou. Apenas foi uma história morna. Talvez porque esteja dividida erroneamente, em duas partes. Medio.

“Ana e Vitória” – A surpresa do ano. As duas cantoras derrapam feio no quesito interpretação e contam com um elenco que ajudam a dar sustância. Mas a descoberta da bissexualidade, somado aos amores dos jovens faz com que este longa tenha uma originalidade toda certinha. Além é claro, de toda a maneira que o diretor conta com recursos gráficos, para mostrar os destaques do filme. Médio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.