segunda-feira, maio 6, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Réveillon de Copacabana festeja a chegada de 2019 exaltando o “ser carioca”. Confira as atrações

RioRéveillon de Copacabana festeja a chegada de 2019 exaltando o “ser carioca”. Confira as atrações

“Ser carioca é um estilo de vida, um estado de espírito, uma escolha.” Para celebrar a chegada de 2019, a maior festa a céu aberto do mundo faz uma homenagem a todos os cariocas, inclusive aqueles que não nasceram na cidade do Rio de Janeiro. Com o tema “Réveillon do Rio, Onde Ser Carioca É Natural”, a virada do ano, em Copacabana, promovida pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, terá uma queima de fogos inédita, com bombas ainda mais potentes, em 14 minutos de espetáculo pirotécnico, sincronizado a uma trilha sonora desenvolvida especialmente pelo DJ João Brasil.

A diversidade de ritmos musicais, com atrações de MPB, funk, samba e eletrônico, promete agradar a todos os públicos. O palco, criado por Abel Gomes, VP de criação e sócio da SRCOM, tem 600 metros quadrados e 22 de largura, um enorme telão de LED e iluminação especial. Artistas, como Gilberto Gil, Baby do Brasil, Banda de Ipanema, Marco Vivan, os Djs Cat Dealers, DJ Dakid, e a escola de samba Beija-Flor vão se revezar durante as quase 10 horas de festa.

O locutor Norival Jr, profissionalmente conhecido como “Orelhinha”, será o mestre de cerimônia do grandioso evento, que tem patrocínio da Light, dentre outros ainda em fase de negociação. A produção será da SRCOM.

De acordo com as estimativas da Riotur, a cidade deve superar os números do ano passado, quando 910 mil turistas visitaram a cidade e movimentaram a economia carioca com R$ 3 bilhões durante o Réveillon 2018. A previsão da Riotur é de que a festa atraia mais de dois milhões de pessoas, só em Copacabana.

“Depois de tanto trabalho e algumas portas fechadas, digo, com orgulho, que faltam poucos dias para o maior Réveillon do mundo. O Réveillon do Rio 2019 é sinônimo de superação e desafio. Pessoalmente estou muito feliz por essa conquista e por contribuir para a festa carioca que já se tornou um símbolo brasileiro e uma referência mundial. E, sim, teremos uma virada inesquecível. A festa de 2019 vai homenagear o estilo de vida do carioca – da gema ou de coração. Na comemoração da chegada do novo ano, vamos apreciar belíssimas imagens do Rio e nos encantar com depoimentos de amantes da nossa cidade. Estaremos, todos, unidos dando às boas-vindas a 2019 com uma queima de fogos inédita e um repertório diversificado, que vai da MPB ao funk.”, exalta Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Segundo o último levantamento realizado pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) e o SindHotéis Rio na primeira quinzena de dezembro, a taxa média na cidade já atingiu os 85%, número superior aos registrados na apuração do mesmo período no ano passado. A maior demanda se concentra nas regiões do Flamengo, com 91%, seguido por Ipanema e Leblon, com 89%. Já a região da Barra da Tijuca registra 87% de quartos reservados e, pela primeira vez, tem procura maior que o tradicional bairro de Copacabana, com 85% dos quartos vendidos até o momento. No Centro a ocupação é de 79%. A entidade também realizou uma consulta aos hotéis do interior, que já registram mais de 80% de quartos vendidos para a data.

Sobre o espetáculo de fogos

Na chegada de 2019, à meia-noite, o céu de Copacabana se iluminará com o espetáculo de fogos, acompanhados por músicas apoteóticas assinadas por João Brasil. Em uma apresentação ainda mais potente, com disparos distribuídos entre bombas de alto, médio e de baixo calibre, artefatos inéditos irão cobrir toda a orla de Copacabana em algo impactante e inédito.

Momentos sequenciais de explosões prometem tirar o fôlego do público, que terá ainda uma grande cascata, formada por bombas douradas e brancas que acendem lentamente transformando o céu. Neste ano, imagens em 3D foram encomendadas, exclusivamente para a festa em Copacabana, que terá ainda as tradicionais figuras geométricas, como duplos corações, carinha feliz e o planeta saturno.

Ao todo, serão 10 balsas, com um ajuste técnico de distanciamento de 25 metros entre elas. “Neste conceito, diminuiremos o uso de bombas menores, incrementando com novas e inéditas, de diversas polegadas e um grande poder de abertura e duração. O resultado será uma melhor visualização, com ganho de redução de fumaça e novo impacto visual”, diz Marcelo Kokote, da Vision Show, que comanda os fogos pelo segundo ano consecutivo. O sistema de disparo é de conexão via GPS, que monitora e aciona cada uma das 10 balsas, sem qualquer risco de interferência.

Durante a noite de Réveillon, duas ativações realizadas em parceria com a Riotur levarão mensagens de valorização do jeito de ser carioca ao público. O Cristo Redentor, um dos ícones do Rio, receberá uma projeção digital mapeada em suas faces frontal e posterior, o que possibilitará a rotação ilusória da estátua em 180º, que voltará seu rosto para bairros da cidade que ficam às suas costas, além de transmitir uma mensagem de paz em linguagem de sinais (LIBRAS) que será transmitida nos telões da praia de Copacabana. O videomapping é produzido pelo Projeta Rio, uma ação de inclusão social que realiza oficinas para jovens das comunidades da Rocinha, do Vidigal e do Santa Marta. Já a fachada do futuro hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana terá um telão de 500m² onde serão veiculados vídeos de cariocas e turistas exaltando as qualidades e experiências que só a cidade oferece, além de apresentar a contagem regressiva para a chegada do Ano Novo. Em obras e com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2019, este será o primeiro hotel da Fairmont no Brasil e o primeiro hotel da marca líder no segmento de luxo da Accor Hotels na América do Sul.

Leve o Rio para casa

No dia 27 de dezembro, a Riotur inaugurou a primeira Loja Rio, uma pop up store que será instalada próximo ao palco, em frente ao hotel Copacabana Palace. A iniciativa da Empresa de Turismo de oferecer aos cariocas e turistas uma linha de produtos próprios com a marca Rio, desenvolvida pela Riotur, segue o exemplo das grandes capitais turísticas do mundo, que possuem marcas de fácil assimilação que divulgam o destino e oferecem belas lembranças da cidade. A loja estará ativa até 10 de março de 2019, após o Carnaval.

Line-up

Shows acontecerão das 19h às 4h

Banda de Ipanema

Marco Vivian

DJs Cat Dealers

Baby do Brasil

Gilberto Gil

Queima de fogos

DJ Dakid

GRES Beija-Flor de Nilópolis

DJ – Encerramento

Números

  • 14 minutos de fogos
  • 10 balsas oceânicas, com distâncias iguais de 275 metros entre balsas, mantendo equidistância correta;
  • 5 telões na orla
  • 16 torres de comunicação com sonorização
  • Expectativa de mais de 2 milhões de pessoas
  • 16,9 toneladas de fogos
  • 800 banheiros químicos
  • 4 postos médicos
  • 30 torres da PM

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles