quinta-feira, maio 16, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Mães garis são homenageadas no Rio

BLOG DO LEOMães garis são homenageadas no Rio

Com ações elaboradas por diversos órgãos municipais, a Prefeitura do Rio iniciou esta semana a programação especial do Mês das Mães. Há oficinas, atividades culturais, dinâmicas para fortalecer a interação com os filhos (os biológicos e os do coração) e homenagens como a realizada na tarde desta sexta-feira, 11, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Coordenada pela Obra Social Abrace o Rio, a festa reuniu 700 garis da Comlurb representando todas as mães servidores do Rio, dez delas tendo as histórias de vida contadas no vídeo exibido no evento que teve ainda show e palestra motivacional.

– Um dia em homenagem às mães não é suficiente para demonstrar o reconhecimento que devemos a todas as mães. o presente maior que o Criador nos deu. Elas nos ensinam a força do amor, nos confortam com seu carinho e sua dedicação incondicionais. Devemos a elas a própria vida – disse o prefeito Marcelo Crivella sobre a programação da Prefeitura.

As dez garis foram selecionadas por critérios como tempo de serviço e número de filhos, incluindo os adotados. Uma delas é Kelly Cristina da Silva, 36 anos. Mãe de cinco filhos – dois biológicos, dois sobrinhos que cria desde o falecimento da irmã e uma adotada -, ela falou da alegria de ser reconhecida como boa mãe e profissional. “Esse é um momento único e feliz, e só tenho a agradecer. Gosto tanto de ser mãe que ainda adotei mais uma criança”, contou sorrindo.

O evento foi conduzido pela primeira-dama do Rio, Sylvia Jane Crivella, coordenadora da Obra Social Abrace o Rio que buscou apoio de parceiros para a homenagem.

– É uma alegria poder proporcionar esse momento a vocês, profissionais que tanto admiro, e muitas vezes trabalham sem ser percebidas. Mas para mim e para a nossa cidade vocês têm um enorme valor. Essa singela homenagem é para mostrarmos o quanto vocês, que enfrentam sol e chuva para deixar a nossa cidade limpa e ainda mais bonita, são importantes – ressaltou a primeira-dama no evento prestigiado, entre outros, por parceiros e gestores da Prefeitura.

O trabalho das garis foi também ressaltado pelo presidente da Comlurb, Tarquinio de Almeida, que lembrou no evento quando as mulheres começaram na área da limpeza pública. “Muitos achavam que o rendimento delas seria fraco, até por conta da maternidade. Mas vimos mais uma quebra de paradigmas das mulheres. Com coragem, afinco e comprometimento, elas dão um show de competência, com um toque de graciosidade e beleza no trabalho que fazem”.

A programação tem atividades para todas as mães, como as de Campo Grande, na Zona Oeste, presenteadas com brindes, serviços de beleza, oficinas de coleta seletiva, plantio e compostagem de hortas suspensas, e orientações jurídicas, de saúde e de educação no trânsito na ação social realizada no calçadão também nesta sexta, 11, pela Superintendência Regional com apoio de empresários. Equipes do projeto Academia Carioca promoveram ainda uma série de dinâmicas para reforçar a integração entre mãe e filho.

Outras ações – Recital de poesias, coral, palestras sobre autoestima, dia da beleza e oficinas como as de pintura, relaxamento e zumba são algumas das atividades preparadas pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência para as mães dos usuários dos seis centros de Convivência e de Referência da Prefeitura. As ações começaram nesta quinta e sexta, dias 10 e 11, nas unidades de Campo Grande e Santa Cruz. Na segunda, 14, os projetos acontecem em São Conrado, e ao longo de toda a próxima semana (de 14 a 18 de maio), no Centro. A agenda da Subpd termina dia 24, no centro de Irajá.

Sapatinhos do Bem – Entre as diversas outras ações da Prefeitura previstas para o Mês das Mães, haverá na próxima semana a entrega de quase dois mil sapatinhos de crochê para as maternidades da rede municipal. Os mimos foram produzidos nos últimos três meses por voluntários da campanha Sapatinhos do Bem, resultado de parceria da Obra Social Abrace o Rio com o Grupo Caçula e a Secretaria Municipal de Saúde.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles